Edição 40
Matérias Especiais
Programa de redução do comportamento agressivo entre estudantes
Estratégias sugeridas pelo Programa de Redução do Bullying nas Escolas
Não existem soluções simples para se combater o bullying. Trata-se de um problema complexo e de causas múltiplas. Portanto, cada escola deve desenvolver sua própria estratégia para reduzi-lo.
A escola deve agir precocemente contra o bullying. Quanto mais cedo o bullying cessar, melhor será o resultado para todos os alunos. Intervir imediatamente, tão logo seja identificada a existência do bullying na escola, e manter atenção permanente sobre isso é a estratégia ideal. A única maneira de se combater o bullying é através da cooperação de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos e pais.
QUAIS SÃO AS ETAPAS A SEREM CUMPRIDAS PARA SE IMPLANTAR UM PROGRAMA ANTIBULLYING?
Primeira etapa:
PESQUISANDO A REALIDADE
Este é o primeiro passo a ser dado e resume-se na aplicação de um questionário de pesquisa com a participação de todos os alunos da escola, antes de receberem qualquer tipo de informação sobre o bullying. Apenas um pequeno texto, apresentado no momento da aplicação, para tentar situar os estudantes dentro de conceitos sobre os quais se deseja obter opiniões.
Os resultados dessa aplicação vão determinar a prevalência, a incidência e as conseqüências do bullying em cada escola. Seus dados caracterizam a percepção espontânea dos alunos sobre a existência do bullying e seus sentimentos sobre isso.
Nem mesmo os professores devem estar cientes do tema. No momento da aplicação do questionário, deve-se entregar a cada um deles uma carta explicando o objetivo da pesquisa e fornecendo algumas orientações sobre a metodologia utilizada.
O questionário deve ser aplicado simultaneamente em todas as turmas de um mesmo turno, evitando-se a troca de informações nos corredores ou a possível intimidação de alguns alunos que são alvo do bullying.
Segunda etapa:
EM BUSCA DE PARCERIAS
Uma vez analisados os resultados, todo o corpo docente deve ser informado e incentivado a discutir suas implicações, definindo que estratégias devem ser utilizadas durante o processo de divulgação e sensibilização dos alunos.
Terceira etapa:
FORMANDO UM GRUPO DE TRABALHO
Esse grupo deve ser composto de representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, incluindo professores, funcionários, alunos e pais. Com base na realidade percebida por seus membros e com o auxílio dos dados da pesquisa, serão definidas coletivamente as ações a serem priorizadas e as táticas a serem adotadas.
Quarta etapa:
OUVINDO OPINIÕES
As propostas definidas pelo Grupo de Trabalho poderão ser submetidas a todos os alunos e funcionários, permitindo-se que sejam dadas sugestões sobre os compromissos e as ações que a comunidade escolar deverá adotar para a prevenção e o controle do bullying.
Quinta etapa:
DEFININDO OS COMPROMISSOS
A definição da relação final dos compromissos e das prioridades poderá ser feita em assembléia
geral contando com todos os alunos, professores e funcionários ou apenas pelo Grupo de Trabalho.
Sexta etapa:
DIVULGANDO O TEMA
Os compromissos e as prioridades deverão ser amplamente divulgados. Diversas cópias serão
afixadas em vários locais da escola.
Sétima etapa:
INFORMANDO OS PAIS
Os pais serão informados sobre os objetivos do projeto por meio de carta ou utilizando-se espaços
dentro de reuniões organizadas pelas escolas.
Abrapia
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