Edição 43

Projeto Didático

Projeto: Bullying, uma história que precisa ter fim

Ana Luíza Iglesias

historia01

Alunos da 4a série do Ensino Fundamental do Colégio Santa Emília, em Olinda (PE), desenvolveram o projeto Bullying, uma História que Precisa Ter Fim com o objetivo de informar e conscientizar todos de um problema que é mundial, podendo ser encontrado em qualquer escola.

O termo bullying envolve agressões verbais ou físicas intencionais e repetidas que ocorrem entre estudantes, podendo levar a vítima à dor e à angústia.

A palavra bully significa valentão, o autor das agressões.

Etapas do Projeto

1. Após terem pesquisado o assunto, os alunos organizaram um mural relacionando algumas ações que podem estar presentes no bullying.

historia02

historia03

2. Os alunos desenvolveram uma produção textual realizando uma campanha publicitária que levou o conhecimento do assunto aos outros alunos.

historia04

3. Estimulando a criatividade, as crianças confeccionaram uma história em quadrinhos (HQ) criando enredos e seus próprios desenhos.

historia05

4. Os alunos foram divididos em equipes e criaram peças teatrais, que eram apresentadas em outras salas, estimulando a oralidade e a criatividade.

historia06

Dicas:

• Quando os textos estiverem prontos, corrija a ortografia e as inadequações gramaticais.
• Peça aos alunos que reescrevam o texto com letra legível e prestando atenção nas correções feitas.
• O mural deve ser feito com papel colorido e exposto junto com os demais trabalhos produzidos para que outros alunos da escola também possam prestigiar.
• Organize as produções textuais, os desenhos, a réplica do mural, as peças produzidas, fotos e reúna-os num portfólio, assim você acompanhará a trajetória de aprendizado de seus alunos, e eles se sentirão valorizados.

cubos