Edição 38

Matérias Especiais

Projeto Casinha de Bonecas

Ângela Maria Rodrigues Nogueira

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Ângela Maria Rodrigues Nogueira

O projeto Casinha de Bonecas foi desenvolvido no período de 15 de maio a 30 de junho de 2006, numa escola da rede particular (Colégio Lerote), localizada em Teresina/PI, na Rua Professor Elias Torres, 1020, no bairro Jockey Clube, sob orientação da professora titular Ângela Maria Rodrigues Nogueira e da professora auxiliar Maria do Carmo.

O projeto partiu do interesse das crianças, pois observamos que elas sempre traziam brinquedos como, por exemplo, bonecas. Aproveitando esse interesse, resolvemos desenvolver o projeto Casinha de Bonecas.

Talvez, poucos pais saibam o quão importante é o brincar para os desenvolvimentos físico e psíquico do seu filho. Inúmeras vezes, os próprios pais inibem as brincadeiras dos filhos, exigindo organização e acreditando que os estão ajudando ao acelerar a aquisição de comportamento desejável: manter tudo organizado e limpo. Estão, na verdade, queimando uma etapa muito importante do desenvolvimento infantil. Através do brincar, a criança está experimentando o mundo, os movimentos e as reações, tendo, assim, elementos para desenvolver atividades mais elaboradas no futuro.

Durante o desenvolvimento da criança, há uma fase natural que é a capacidade de reproduzir situações vividas. Assimilando o mundo real ao eu, a criança transforma, através da fantasia e do faz-de-conta, o mundo, para realizar os seus desejos. Assim é que se transforma em pai ou mãe para seus bonecos ou diz que uma cadeira é um trem. Essa é uma etapa extremamente rica, na qual a linguagem já tem peso importante para a expressão da criança.

Através do simbólico jogo da brincadeira, a criança irá entender o mundo ao redor, testar habilidades físicas (correr, pular), aprender funções sociais (ser o construtor, a enfermeira, a secretária), conhecer as regras e também criá-las. A aprendizagem da linguagem e a habilidade motora de uma criança também são desenvolvidas durante o ato de brincar.

Na teoria piagetiana, a criança é livre para fazer sua escolha mediante as propostas de trabalho apresentadas na escola, dentro de um ambiente enriquecedor, mesmo que seja com materiais didático-pedagógicos e brinquedos construídos com material alternativo. Essa escolha deve ser assumida com responsabilidade, estabelecendo limites para a criança.

Partindo desse princípio, demos início ao desenvolvimento do projeto, para o qual contamos com a colaboração dos pais e da escola. Os pais foram esclarecidos a respeito do projeto através de comunicados escritos na agenda das crianças.

Foi solicitado que cada menina trouxesse uma boneca, que ficaria na sala por 45 dias, duração do projeto.

Construímos, com material de sucata (caixa de papelão), uma casa, que pintamos e cobrimos de palha. Essa seria a casa das bonecas onde as crianças iriam manipular os brinquedos e usar sua imaginação para criar suas brincadeiras.

Os objetivos gerais do trabalho eram desenvolver habilidades numéricas, desenvolver processos de leitura e escrita e desenvolver a organização do esquema corporal.

Durante o projeto, outros conteúdos foram trabalhados, como:

Comprido – curto.
Alto – baixo.
Noção de conjunto: fazendo agrupamentos
e classificações.
Correspondência.
Noção de par.
Seriação.
Conservação.
Contagem.
Resolução de problemas.
Na exploração do trabalho com Ciências, estudamos partes do corpo, higiene e alimentação.

PROPOSTA DE TRABALHO

Primeira etapa

Cada menina trouxe sua boneca, e escolheu nome e idade juntamente com os meninos. Foi feita uma lista com o nome das bonecas (texto enumerativo).
Identificar-se a primeira e a última letra do nome de cada boneca. Foram construídos tabela e gráfico referentes aos nomes.
As crianças fizeram texto coletivo.

Segunda etapa

Na segunda etapa, partimos para a identificação da primeira sílaba de cada nome das bonecas. Contamos quantas sílabas tem cada nome usando material concreto, como tampas e pedras. Cada menina escolhia um menino para lhe entregar sua boneca, este deveria contar a quantidade de sílabas do nome da boneca que recebeu e colocar o número de tampas correspondente à quantidade de sílabas. Demos continuidade a essa atividade construindo tabela e gráfico.

Terceira etapa

Para desenvolver o trabalho de Matemática, contamos quantas letras tinha cada nome, e, em geral, apareciam o maior e o menor número de letras. Trabalhamos novamente com tabela e gráfico. Formamos conjuntos com bonecas de cabelo comprido, curto e sem cabelo; classificamos quanto ao tamanho; fizemos correspondência; cada menino deveria pegar uma boneca e entregar à sua dona; formamos pares com bonecas, realizamos corridas com elas, trabalhamos com seriação, conservação e contagem, numerando as bonecas. Trabalhamos com a idade das bonecas: quem é a mais velha? Quem é a mais nova? Quem nasceu primeiro? Quem nasceu por último? (Resolução de problemas.)

Quarta etapa

casinha02Para desenvolver o trabalho relacionado a Ciências, as crianças brincaram de banhar as bonecas, relacionando às partes do corpo a função de cada uma; brincaram de fazer comida. Aproveitamos para falar que as bonecas deveriam comer muitas frutas e verduras e beber leite — alimentos saudáveis. Usamos, também, música para explorar o esquema corporal.
Foram confeccionadas tarefas para casa relacionadas ao projeto.

Quinta etapa

O produto final do projeto foi o aniversário das bonecas, cujo tema foi a Copa. Confeccionamos os chapéus em forma de cone. O preparo dos bolos foi juntamente com todas as crianças. Registramos a receita (texto prescritivo).
Cada boneca ganhou um bolo. As velas foram colocadas pelas donas, de acordo com a idade. Exemplo: à dona da boneca que tinha quatro anos, a professora perguntava: “Quantos anos sua boneca vai completar? Tire a quantidade de velas que corresponde à idade e coloque em cima do bolo”. Terminado o procedimento, cada menina colocava o bolo em frente à sua boneca, que estava por cima da mesa enfeitada. Cantamos parabéns. As meninas apagavam as velinhas, e uma lembrancinha foi entregue a cada boneca.
Logo após, foi a hora do lanche das crianças, e cada menina levou sua boneca com o bolo e as velas.

Após o término de cada etapa, eram feitos registros das atividades desenvolvidas.

A avaliação foi feita mediante acompanhamento do desenvolvimento de cada criança. No processo avaliativo, procurou-se levar em conta o cotidiano de cada criança e como ela se relacionava com as bonecas. Nas brincadeiras e no faz-de-conta, que foram livres, avaliei como cada uma interagia, manipulava, criava novas situações e imitava vivências do seu cotidiano.

Segundo Piaget, a interação do indivíduo se dá como algo concreto, ou seja, seu conhecimento é construído à medida que se relaciona e interage com materiais concretos (objetos) e com pessoas. Nessa interação, não só o indivíduo age sobre o meio, mas este também intervém em seu modo de agir.

Durante o desenvolvimento do projeto, procurei agir como interventora, para proporcionar o maior número possível de atividades e materiais e de oportunidades de situações para que as experiências fossem enriquecedoras, contribuindo para a construção do conhecimento das crianças.

O trabalho com projetos na Educação Infantil assume um caráter lúdico. Deverá ser através de brincadeiras infantis, confecção de materiais, enfim, uma grande variedade de atividades que atendam aos interesses das crianças.

Bibliografia consultada

ARANÃO, Ivana Valéria Denófrio. A Matemática Através de Brincadeiras e Jogos. Campinas: Papirus, 1996.
HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação na Pré-escola: um Olhar Sensível e Reflexivo sobre a Criança. Porto Alegre: Mediação, 1996.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A Matemática na Educação Infantil: a Teoria das Inteligências Múltiplas na Prática Escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Ângela Maria Rodrigues Nogueira é aluna de Psicologia da Faculdade Santo Agostinho (Teresina/PI) e professora de Educação Infantil da escola particular Colégio Lerote, na Rua Professor Elias Torres, 1020 – Jockey Clube – Teresina/PI.

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