Edição 105

Projeto Didático

PROJETO CONTE OUTRA VEZ

Informações gerais sobre o projeto

Título: Projeto Conte outra Vez
Escola Arco-íris
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental
Duração: 9 meses
Organização: Coordenação pedagógica

Objetivo geral15

Incentivar e estimular o prazer e o interesse pelo mundo da leitura, levando os alunos a perceber as imensas possibilidades de um texto e tudo o que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação com a participação da família na escola.

Objetivos específicos

• Promover e incentivar o gosto pela leitura e pelos estudos.
• Facilitar o acesso ao acervo literário da escola, às revistas e aos jornais locais.
• Propiciar práticas de leitura numa perspectiva lúdica e interdisciplinar.
• Estimular o raciocínio, a linguagem, a escrita e a atenção.
• Enriquecer a vivência, a convivência e a cidadania.
• Vivenciar momentos de leitura com os pais (casa/escola).

Problemática

Para ser alfabetizado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender a demandas de leitura e escrita cada vez mais diversificadas e sofisticadas. Como a escola deve contribuir para o contato e a formação do sujeito letrado? A parceria escola-família pode fazer acontecer o letramento dando ênfase na leitura com prazer.

16Justificativa

Preocupado com o desenvolvimento do conhecimento do aluno em relação ao mundo letrado, este projeto justifica-se pela contribuição indispensável que as práticas de leitura assumem, desde a infância, na formação do leitor. Diante de tanta dificuldade de leitura que algumas crianças demonstram, a escola deve cumprir com o seu papel de formar leitores e produtores de textos, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, para que possam despertar a paixão por livros. O presente projeto baseia-se na concepção de Soares (2001, p. 39-40)*.

O letramento é o uso que se faz da língua escrita com toda a sua complexidade, em práticas sociais de leitura e escrita. O letrado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever e que usa socialmente a leitura e a escrita, que pratica e responde adequadamente às demandas sociais.

Portanto, para que nossos alunos possam alcançar o letramento é preciso levar em conta o trabalho com a leitura e a escrita na sala de aula e no seio familiar.

Metodologia

Todo final de semana, o aluno levará um livro diferente para casa. O professor, por sua vez, organizará um pequeno baú, o mais lúdico possível, para que nele possa colocar o livro e a ficha de leitura que a criança levará para casa. O livro deverá ser sorteado pelo professor. Em casa, a família deverá participar da leitura do livro juntamente com a criança. Após a leitura, a criança preencherá uma ficha, na qual expressará a parte que mais lhe chamou a atenção. Portanto, desenvolverá a prática de leitura, interpretação e a criatividade ao produzir outra história, com a participação da família.

Obs.: O professor e a família serão os principais incentivadores do processo de leitura e consequentemente do processo de letramento.

Resultado17

A leitura como facilitadora do processo ensino-aprendizagem e como meio de melhorar os resultados de aproveitamento do rendimento escolar, a qualidade de vida das pessoas da comunidade e do meio em que vivem, para que as mesmas tenham mais autonomia, pois o mundo globalizado exige das pessoas mais habilidades em relação à leitura, dando ênfase no letramento.

Momentos de culminância

Será organizado um Momento Cultural para a culminância do projeto. Cada turma escolherá uma atividade que foi desenvolvida para fazer uma apresentação com a presença e participação dos pais. A criança que leu o livro vai estar acompanhada dos pais para falar sobre a história que leu, e a turma apresentará para todos. Num próximo momento, será apresentado um sarau, no qual os alunos farão uma apresentação das obras estudadas.

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