Edição 38

Matérias Especiais

Projeto Ganha-tempo: Caderno de Atividades Didáticas

Silvana Bianchi

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PROJETO

Apresentação

A criança em idade escolar, que tem acesso à cultura letrada, realiza atividades didáticas basicamente em dois contextos: em sua escola, por meio dos livros didáticos; e em sua residência, por meio de revistas de passatempo.

Ao longo das últimas décadas, impulsionada pelos avanços científicos, a Pedagogia fundamentou a importância dessas atividades terem um conteúdo denso em um formato lúdico e desafiador, numa abordagem construtivista e com uma perspectiva interdisciplinar.

Porém, a maioria das atividades disponíveis no mercado apresenta uma defasagem em relação tanto à forma quanto ao conteúdo. A sociedade está ávida por alternativas didáticas que substituam os tradicionais exercícios de repetição por atividades inteligentes, criativas e produtivas.

A finalidade desta proposta, portanto, é a criação de uma coleção de cadernos com atividades didáticas diferenciadas, para que a criança possa ampliar sua rede de conhecimento e exercitar efetivamente suas habilidades e competências cognitivas. Assim, em vez de passar o tempo, ela estará ganhando um tempo precioso no seu processo de desenvolvimento.

Fundamentação Teórica

Fundamentado na teoria piagetiana, este projeto considera a criança um sujeito ativo na construção do conhecimento, que utiliza suas estruturas mentais para compreender o mundo e intervir nele.

Baseadas nas características e necessidades dos estágios de desenvolvimento infantil, as atividades propostas são geradoras de conflito cognitivo, resultando na formulação interna de conceitos e na criação de novos conhecimentos.

Utilizando a metodologia de projetos centrada em temas de interesse infantil e abrangendo diversas disciplinas, essas atividades promovem uma aprendizagem significativa, com efetiva utilização dos conhecimentos na vida social.

Os cadernos deste projeto utilizam a ludicidade como caminho para a aprendizagem, pois geram motivação endógena na criança, o que desencadeia o desejo de novas descobertas.

Diversas áreas do conhecimento são exploradas nos cadernos, promovendo o contato da criança com conteúdos de relevância cultural e provocando o desenvolvimento do pensar, a construção do aprender a aprender e o prazer de estudar.

PRODUTO

Conteúdo

Os cadernos apresentam atividades de Ciências Sociais, Ciências Naturais, Matemática e Língua Portuguesa. Além das tarefas diretas, eles sugerem atividades que envolvem também outras áreas do conhecimento, como Artes Plásticas, Artes Cênicas, Educação Física e Informática. Os cadernos possuem também uma seção de orientação pedagógica, explicando os conteúdos abordados e as habilidades e competências cognitivas envolvidas nas atividades de cada título.

Público

O projeto contempla um perfil infantil bastante amplo, independente de localização geográfica e de especificidades culturais, atingindo, assim, o interesse de variados grupos sociais. Os cadernos podem ser classificadospor faixa etária ou por nível de escolaridade da criança, sendo a primeira sugestão a seguinte:

Classificação (Nível de dificuldade) Faixa etária Nível de escolaridade (Nomenclatura antiga) Nível de escolaridade (Nomenclatura atual)
A 4/5 anos Pré-escolar Educação Infantil
B 6/7 anos Alfabetização/1ª série 1º ano/2º ano
C 8/9 anos 2ª série/3ª série 3º ano/4º ano

Utilização

Os cadernos podem ser utilizados de modo informal e autônomo pela criança, em residências, como também em situações didáticas mediadas por adultos, em locais de educação formal, como escolas, ONGs, etc. Neste caso, eles podem atuar como material didático complementar, ampliando os recursos pedagógicos do educador.

Formato

O produto deve ter um perfil bastante contemporâneo, com ilustração e diagramação atrativas, que atendam às especificidades pedagógicas, como, por exemplo, tipologia adequada para cada faixa etária. No miolo, o tipo de papel deve permitir a realização de tarefas com lápis de cor, grafite e borracha. Ele pode ser impresso em preto-e-branco. O tamanho sugerido é entre o A5 e o A4, para permitir uma boa atuação da criança. Os cadernos podem ser mais ou menos extensos, com diferentes quantidades de questões.

ganha_tempo01Periodicidade

Os cadernos podem ser publicados mensalmente, com três níveis de dificuldade e um tema central diferente a cada mês. Títulos especiais em datas comemorativas — como Páscoa, Natal, férias, etc. — também podem ser criados. Outra opção é o lançamento semestral de uma coleção com vários cadernos diferentes.

Protótipo

O título desenvolvido como protótipo apresenta tema, conteúdos, formato, extensão e nível de dificuldade escolhidos aleatoriamente. A ilustração e a diagramação não correspondem ao perfil do produto, tendo sido introduzidas apenas para facilitar a visualização das atividades.

Conclusão

Esta linha de cadernos é exclusiva e diferenciada dos produtos disponíveis no mercado atualmente, pois apresenta um sólido compromisso pedagógico, trabalhando os conteúdos curriculares de forma criativa e divertida.

O produto é bastante flexível, podendo ser formatado e direcionado para atender aos interesses mercadológicos sem perder o seu diferencial teórico, o que torna o projeto viável e bastante promissor.

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