Edição 47

Matérias Especiais

Projeto Leitura

Marta Irineu Bazeth

leitura

leitura2

Projeto Leitura

Incentivar e despertar o interesse pela leitura e desenvolver a capacidade de ler e escrever do aluno. Durante o desenvolvimento do projeto, o professor deverá despertar, através de atividades lúdicas, o interesse e o entusiasmo, incentivando o aluno a tornar-se um cidadão capaz de ler e interpretar textos, produzir historinhas, narrar fatos, criar cenas e dramatizá-las e fazer pequenos comentários.

leitura4

leitura3

Estratégias

- Dispor livros infantis para realização da leitura.
- Fazer dramatizações musicais com apresentação para o público infantil.
- Produzir textos através de cenas ilustradas.
- Estimular a leitura dinâmica com produção de expressões faciais e corporais.
- Confeccionar murais com bilhetes e cartões produzidos pelos alunos.
- Visitar constantemente a biblioteca.
- Promover a interação entre família, professor e escola.

Desenvolvimento

De acordo com cada consoante estudada, a professora confeccionará máscaras com textos ilustrativos, que despertem o interesse pela leitura.

As máscaras confeccionadas serão levadas semanalmente para montagem de um mural na residência de cada criança.

Ao término do projeto, a professora fará uma visita à residência da cada aluno, realizando com ele a leitura do mural, interagindo com a família e registrando tudo por meio de fotos, comentários, filmagem, etc.

Ao término do projeto, será organizado um mural de fotos.

Comentários

“O Projeto Leitura, em parceria com o Centro Educacional de Letras, tem incentivado as crianças, através de figuras, lendas e personagens, a lerem e fazerem da leitura a maior descoberta da Língua Portuguesa. Através desse projeto, o meu filho passou a ter curiosidade de ler tudo o que vê.”

Roberta Fernandes Silva Maciel, mãe de Sérgio Roberto Fernandes Maciel, do 1º ano.

“O Projeto Leitura foi muito válido, porque incentivou e facilitou a minha filha a tomar gosto pela leitura.”

Ana Flávia Carneiro da Costa Lins, Mãe de Yalle Roberta Carneiro da Costa Lins, do 1º ano.

Avaliação

A avaliação é feita de forma sistemática e através de leitura contínua. “O que vale na vida não é o ponto de partida, e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”

Cora Coralina

Escola Ciranda de Letras – Centro Educacional

Diretoras:

Lerúcia de Lourdes de Albuquerque Guerra e Yammara d’Albuquerque M. Santos

Coordenadora:

Marilourdes Irineu dos Santos Professoras da Alfabetização: Marta Irineu Bazeth e Aurélia Borges da Silva Souza

Idealizadora do Projeto:

Marta Irineu Bazeth
E-mail: marta.goiana@yahoo.com.br

cubos