Edição 33

Projeto Didático

Projeto lendo no recreio

“Se pensarmos pequeno… coisas pequenas teremos, mas, se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor… o melhor vai se instalar em nossa vida.”
Carlos Drummond de Andrade

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UMA BELA IMAGEM
UM DESEJO
UMA REALIZAÇÃO

A imagem – Poesias ao vento.
Um desejo – Um projeto de leitura.
Uma realização – A adesão de todos ao projeto.

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Mas, antes, um pouquinho de conversa.
Quero contar como tudo começou…

projeto Lendo no recreio surgiu a partir de um momento de alegria, vivenciado ao entrar num ônibus.

O que vi? Uma bela imagem! Poesias e mais poesias atadas às alças dos bancos, tremulando ao sabor do vento e nos convidando à leitura e ao encantamento.

O ônibus estava vazio, e eu pude ir de banco em banco “saborear”, como diz Rubem Alves, todas as poesias até o momento da minha descida.

Ao descer, fiquei pensando: por que não levar para a minha escola um pouco dessa idéia? Por que não criarmos lá momentos mais prazerosos de leitura? Por que não deixarmos esses momentos acontecerem de forma livre, mais espontânea? Por que não realizarmos ações que ajudem nossos alunos a se encantarem pela leitura, percebendo sutilezas, fazendo descobertas, ampliando conhecimentos, descobrindo que as palavras têm sonoridade e expressividade?

Foi então que resolvi colocar no papel as etapas desse projeto, estendendo a leitura a todos os gêneros literários e desejando ardentemente que toda a escola se envolva, para criarmos uma atmosfera de prazer e de alegria durante todo o ano letivo.

Na vivência desse projeto, desejo ir mais além, transpor os muros da escola e poder socializá-lo com outras escolas da comunidade. Quero que ele seja contínuo, de ano a ano, sempre com novos adeptos e se tornando, também, mola propulsora para outros trabalhos na área de leitura.

JUSTIFICATIVA

Um professor comprometido com a verdadeira filosofia da educação está sempre buscando situações de aprendizagem que ajudem seus alunos a se descobrirem cidadãos do mundo. Para isso, deve trabalhar para desenvolver potencialidades, formar competências, favorecer oportunidades, a fim de que adquiram autonomia progressiva e saibam partir de referenciais para construírem novos conhecimentos.

Preparar os estudantes para aprender é abrir espaços e capacitá-los ao enfrentamento do novo, numa sociedade letrada, inserida em um mundo globalizado, onde circulam diferentes tipos de linguagem.

Sendo a leitura uma “janela aberta para o conhecimento de mundo”, justifica-se um trabalho de incentivo cada vez mais crescente, contínuo e permanente, em toda a sua diversidade.

Ler, entender, opinar, compartilhar são ações que formam alunos pensantes e participantes, são ações que ajudam o aluno a formar uma crítica respeitosa e construtiva, a criar uma consciência de cidadania, sabendo observar valores, socializar e transferir novos saberes.

Ler, também, por prazer! Descobrir no inusitado, ver o outro através das palavras, sentir o outro. Deleitar-se, saborear, ir além do pensamento. É o saber com sabor de que nos fala Rubem Alves.

Considerando a força transformadora que a leitura possui, iniciamos o projeto Lendo no Recreio, envolvendo a comunidade do Colégio Imaculado Coração de Maria, em todos os seus segmentos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com objetivos e estratégias que envolverão pais, alunos, funcionários e comunidades vizinhas.

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OBJETIVOS

a. Geral

Desenvolver a aprendizagem leitora construindo ações que permitam reconhecer a leitura como fonte de prazer e de conhecimento de mundo.

b. Específicos

Despertar a curiosidade para a leitura de diversos tipos de textos.
Oportunizar o conhecimento ou reconhecimento das variáveis lingüísticas adequadas a cada tipo de texto.
Propiciar, através das leituras desses textos, momentos de discussões proveitosas e prazerosas na hora do recreio.
Estimular o gosto pela leitura, despertando o desejo de consultas à biblioteca e a outras fontes de pesquisa, na construção de novos conhecimentos.
Favorecer o intercâmbio dessas leituras com pais, professores, funcionários e outras pessoas de vivência da escola.
Possibilitar, ao aluno, ser um divulgador de idéias e um criador de situações, que também levem outros alunos ao deleite e encantamento da leitura.
Envolver os alunos nas dinâmicas do projeto, de modo a serem eles mesmos os autores de poesias, contos, crônicas e outros gêneros literários, transformando-os em leitores de seus próprios textos.
Sensibilizar os alunos quanto às questões ambientais, de cidadania e de ética, oferecendo-lhes fontes de leitura que abordem essas temáticas.
Compartilhar o projeto com alunos e professores de uma escola pública local, realizando um intercâmbio cultural e expandindo, cada vez mais, a força transformadora da leitura.
Conscientizar os alunos de que “A leitura é o meio mais eficiente de enriquecimento e desenvolvimento da personalidade: é um passaporte para a vida e a sociedade” (Barbara Vasconcelos, in A Literatura Infantil).

DESENVOLVIMENTO

a. Ações

Pesquisa, seleção e exploração de vários textos:
Poesias.
Narrativas (fábulas, contos, crônicas, história, aventuras, lendas, parlendas, cantigas de roda, quadrinhas).
Textos informativos (notícias, informes científicos).
Produções escritas dos alunos.

b. Estratégias

Realizar uma investigação de forma natural e espontânea para conhecer a preferência de gêneros literários dos alunos.
Pesquisar e selecionar textos de diversos gêneros literários, considerando as escolhas dos alunos.
Trocar idéias com a direção da escola, coordenadores e professores de todos os segmentos (da Educação Infantil ao Ensino Médio) sobre os objetivos do projeto.
Confeccionar, junto às professoras, cartões, em cartolina colorida, nas dimensões de 22 cm x 32 cm, onde os textos serão colados e, em seguida, inseridos em cartelas práticas com aba e ilhoses.
Pendurar as cartelas do projeto em árvores, cobogós, janelas e grades com a ajuda de professores e outros funcionários da escola.
Sensibilizar os alunos com a apresentação dos textos, lendo com eles e convidando-os a fazerem leituras individuais ou compartilhadas.
Expor, nos corredores, cartazes sinalizadores de incentivo à leitura dos textos.
Estimular a leitura através de perguntas sobre os textos, que serão escritas em faixas afixadas nas portas das salas ou nos corredores de recreação.
Favorecer outros momentos de leitura através de empréstimo de livrinhos do carrinho itinerante, após comentários e debates sobre as leituras do projeto (livrinhos estes que poderão ser lidos no recreio ou em casa).

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Organizar rodinhas de conversas entre alunos das diversas séries, para trocarem informações sobre as leituras realizadas.
Formar grupinhos de alunos, que serão identificados como estimuladores de leitores, com a função de convidar colegas a se envolverem nas atividades do projeto.
Associar a dinâmica do projeto às datas comemorativas do Dia da Poesia e do Dia do Livro, aos interesses da Copa e ao processo das eleições.
Trocar, periodicamente, os textos das cartelas para motivação e maior interesse pelas leituras.
Fotografar aspectos relevantes do projeto e montar painéis em diversos pontos da escola.
Avaliar alunos, funcionários e pais a respeito do andamento do projeto, avaliações estas que se transformarão em mais um instrumento de leitura.
Afixar o resultado das avaliações nas paredes azulejadas ou em cavaletes, para que todos tenham acesso a essas leituras.
Registrar etapas do processo de vivência do projeto para socialização entre os professores dos diversos setores.
Aproveitar textos do projeto em trabalhos interdisciplinares em sala de aula.
Convidar alunos de uma escola pública local para vivenciarem, também, o projeto, interagindo nas atividades programadas.
Promover encontros de alunos e autores, quando poemas, que fazem parte do projeto, serão declamados e lidos.
Substituir os textos das cartelas pelas produções escritas dos alunos, numa valorização do potencial de cada um e numa demonstração de que a leitura é um veículo facilitador da escrita.

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MATERIAL USADO NO PROJETO

Textos informativos, humorísticos, poesias, parlendas, crônicas, contos, fábulas, histórias.
Informes sobre a Copa de 2006, retirados de sites da Internet.
Jornais Cola Tesoura Papel Cartolina
Cartelas plásticas
com aba e ilhoses
Cadarços Arame Crachás Lápis de cor
Hidrocor Bastão de cera Tinta Computador Cordão
Folhas de papel crepom
verdes e amarelas
Fitas luminosas
verdes e amarelas
Carrinho de frutas
carrinho itinerante
Fita adesiva Fita durex
Livros de Literatura Infantil

AVALIAÇÃO

A avaliação deverá se processar da forma mais natural possível, através da conversação diária, da observação de mudanças de atitudes e nos registros da rotina de atividades vivenciadas. Assim procedendo, poderemos verificar a capacidade e o potencial dos alunos, suas dificuldades e seus limites, interferindo sempre que precisem de ajuda.

Nessa interação, poderemos descobrir que tipos de leitura agradam mais; se o aluno consegue construir o significado do texto; se é capaz de perceber emoções expressas pelos autores; se, após suas leituras, estabelecem diálogos e trocam informações; se mantêm interesse pelo projeto; se há necessidade de mudanças de estratégias.

Também serão utilizados questionários informais para que alunos, professores, pais e outros membros da comunidade possam expressar seus pontos de vista acerca da importância e das dinâmicas do projeto.

O ato de avaliar é contínuo, e contínuas deverão ser as dinâmicas de acompanhamento de todos os envolvidos na vivência deste projeto.

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CONSIDERAÇÕES FINAIS

Vivenciar o projeto Lendo no Recreio foi realizar um grande e belo sonho. Foi ver professores e alunos engajados num trabalho comum para desenvolver competências, formar habilidades, favorecer oportunidades de crescimento e autonomia e ampliar a consciência de cidadania através da leitura de mundo, baseada na observância de valores éticos e morais.

A construção desse projeto fundamentou a necessidade de se compartilharem ações que possam desenvolver/criar alunos pensantes e participantes, alunos que sejam capazes de formar uma crítica respeitosa e construtiva sobre as suas leituras e se capacitar para o enfretamento do novo, dentro de uma sociedade letrada e um mundo globalizado.

Desenvolver esse projeto foi também despertar o “prazer pela leitura”, não somente ver a força transformadora de que a leitura é possuidora, mas deixar os alunos aptos a “saborearem” palavras, a descobrirem sentimentos, a aprenderem a se colocar no lugar do outro e, assim, deleitarem-se com os contos, com os poemas, enfim, com todas as formas de gêneros literários e diversidade de textos.

Essa nova maneira de ensino–aprendizagem provocou o encantamento das crianças e dos adolescentes, que descobriram uma maneira mais sugestiva, atrativa e desvinculada de regras e compromissos obrigatórios — “aprender por aprender”.

Essa maneira de colocar cartelas de leitura espalhadas em pontos estratégicos, como grades, árvores, janelas e combogós, tornou convidativo e estimulador o ato de ler.

Foi gratificante observar o interesse e entusiasmo dos alunos e a freqüência com que procuravam as leituras.

Durante três unidades, ficamos revezando essas cartelas, para que houvesse sempre trocas de textos, e nos preocupamos em trabalhar todos os gêneros literários.

Era objetivo do projeto, também, despertar a vontade de produzir, porque, ao final da 4ª unidade, queríamos ver nossos pátios repletos das produções dos alunos, e assim aconteceu.

Chegamos, então, ao final do projeto, felizes, orgulhosos, encantados e certos de que abrimos um novo caminho.

A oportunidade que nos foi concedida abriu também as portas da escola para a socialização desse projeto com uma escola da comunidade e nos fez perceber a importância de se intercambiarem ações cada vez mais educativas.

Oferecer, aos alunos da Escola Pintor Manoel Bandeira, uma oportunidade de enriquecimento, uma chance de trabalhar com novos materiais, um espaço para novas relações humanas foi sentir em cada rosto a satisfação de cada momento, o ser reconhecido e valorizado, o ser acolhido e respeitado.

Esse projeto cumpriu todas as suas etapas e não deixou de passar por alguns obstáculos, mas serão esses mesmos obstáculos que nos conduzirão a refletir e a estabelecer novas metas de melhoria.

A culminância desse projeto com o Recital Imaculado nos deu a certeza da sua importância. Configurou um trabalho em que prevaleceram o respeito ao outro, a união e a consciência de cada educador comprometido com a sua missão de orientar, conduzir, impulsionar, despertar em cada aluno o seu potencial de ser pensante e atuante.

O projeto Lendo no Recreio refletiu as ações do Colégio Imaculado Coração de Maria, na pessoa da Professora Maria de Lourdes Bezerra da Cunha e de todo o corpo docente e discente dessa escola.

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Olinda, 16 de novembro de 2006.

Projeto Lendo no Recreio

Eu achei muito interessante esse projeto porque me incentivou muito a ler. O recreio ficou mais alegre com essas leituras. Adorei! Eu fiquei muito impressionada com os textos e poemas. Isso poderia ficar até o fim do ano, pois é muito legal. Parabéns ao inventor desse projeto. Ficou perfeito, do jeito que o colégio merecia.
Taís Caroline – 5ª série D

O projeto é muito importante para a nossa leitura. A gente fica mais inteligente. Eu vi o projeto nas árvores, no muro, eu vi em todo lugar.
Daniel Bormolini – 2ª série B

O projeto no recreio é muito importante para a gente, porque a gente vai aprendendo mais, e é bom você aprender mais. Um dia, eu li uma história. Ela era muito boa.A gente aprende mais e desenvolve a inteligência. É muito importante!
Laís Maria – 2ª série B

Eu achei esse projeto muito bom. Aliás, achei ótimo!
Eu acho bom ler na hora do recreio. Eu achei essa idéia ótima e eu acho que minhas amigas acharam também.
Beijinho, beijão, beijoca!
Mayara Góes Kettener – 3ª série B

Eu acho o projeto Lendo no Recreio muito bom para a sabedoria e a imaginação.
Esse projeto já é um modo de exercitar a criança na leitura e deixá-la com a imaginação ativada, de brincar e de se divertir.
Esse projeto ajuda crianças que não gostam de ler. Continua ajudando mais crianças e, se ele continuar na escola, ainda ajudará muitas crianças.
Rodrigo Henrique – 3ª série B

Muito bom, incentiva as crianças a lerem e é muito criativo.
Thulyo – 3ª série

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1999.

COLOMER, Teresa e CAMPS, Ana; trad. Fátima Murad – Ensinar a ler, ensinar a compreender. Porto Alegre: Artmed, 2002.

HERNÁNDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat; trad. Jussara Haubert Rodrigues – A organização do currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

NETO, Antônio Gil. A produção de textos na escola: uma trajetória da palavra. São Paulo: Loyola, 1988.

Autora do projeto – Maria de Lourdes Bezerra da Cunha – Professora da 2ª série do Ensino Fundamental I do Colégio Imaculado Coração de Maria – Olinda/PE.

Apoio da direção, da Ir. Aparecida Carvalho, de toda a equipe técnica, professores, pais, alunos e funcionários da escola.

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