Edição 53

Projeto Didático

Projeto Literarte

Educandário Nossa Senhora de Lourdes

construir_img_pj_lit

1 Tema

Mestre Vitalino: fazendo história com as mãos

1.1 Subtemas

• Do barro ao Mestre Vitalino

• Todos os tons do barro

• Quem faz arte faz história

• Atrás de cada boneco de barro há uma história

2 Ano/Ciclo

3 Duração

O período estabelecido para a realização do projeto foi de 40 dias.O projeto foi desenvolvido com os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 11 anos.

4 Área de Conhecimento

Atividades interdisciplinares.

5 Apresentação

A Literarte 2009 vem promover o encontro da educação com a arte, por acreditar que é na formação dos nossos pequenos educandos que conquistaremos cidadãos mais apreciadores, sensíveis e admiradores dos mais variados tipos de arte popular que nos cercam.

Pernambuco é um celeiro de grandes artistas, renomados ou não. Mas, entre eles, destacamos o Mestre Vitalino, um homem de vida simples, que começou sendo, como tantos, “artista de feira”, mas que soube fazer história através de suas obras.

Considerar o Mestre Vitalino como um artista popular singulariza uma obra transformadora de um homem que, no ano de seu centenário, fez e continua a fazer história por meio dos seus incontáveis seguidores.

6 Objetivo Geral

Estudar o prodigioso Mestre Vitalino, artista que repassava os méritos através de suas obras e que, ao mesmo tempo, construía a sua história, o seu marco, o seu legado. Essa situação cria e oferece oportunidades para que as crianças construam competências e habilidades que possibilitem a interação e a cumplicidade com as mais diversas linguagens da arte.

7 Objetivos Específicos

• Apresentar a importância do Mestre Vitalino para a cultura popular.

• Estimular a prática da humildade.

• Aproximar a criança das obras do artista popular.

• Identificar as peças de Vitalino entre as obras de seus seguidores.

• Realizar uma releitura do legado deixado pelo Mestre Vitalino através das artes plásticas e da literatura.

• Recriar obras do Mestre Vitalino através do barro.

• Construir literatura de cordel a partir de sua história e de suas obras.

• Conhecer artesãos seguidores do Mestre Vitalino.

• Valorizar as diversas obras de arte em toda e qualquer instância.

• Perceber o valor humanístico do Mestre Vitalino para a cultura popular do Brasil frente a outras culturas.

• Criar histórias para os bonecos feitos de barro, inspirados nas crenças populares.

• Modelar bonecos em material reciclável.

8 Metodologia

Após uma pesquisa prévia, envolvemos o conhecimento empírico e o conhecimento aprofundado dos nossos educandos, realizando as etapas do nosso trabalho. Muitas dessas etapas foram sugeridas pelos próprios alunos, a partir das curiosidades abordadas e de acordo com a série e o nível de envolvimento e desenvolvimento adquirido.

Foram usadas diferentes fontes para coletar mais informações sobre a vida e a obra do Mestre Vitalino, como:

• Jornais e revistas.

• Sites na Internet.

• Feira cultural (Fenearte).

• Exposição de fotos (Pierre Verger).

• Apresentação de vídeos.

• Entrevistas.

9 Etapas

• Pesquisa em jornais, revistas e Internet.

• Interpretação de informações coletadas.

• Comparação entre o conhecimento empírico e o conhecimento aprofundado.

• Utilização do computador para realizar os registros do aprendizado.

• Relato dos entrevistados.

• Apresentação cultural.

• Exposição dos trabalhos confeccionados durante o projeto.

• Oficinas de arte e literatura.

10 Avaliação

Tendo como pressuposto a formação integral dos nossos educandos, a nossa avaliação aconteceu no decorrer do processo pedagógico e adotou uma postura processual, possibilitando, assim, às nossas crianças, uma aproximação maior das situações diversas, tornando a aprendizagem interdisciplinar e respeitando as habilidades individuais.

construir_img_pj_lit2

11 Referências Bibliográficas

• Revista Construir: Ícones de Pernambuco.

• Documentário Globo Nordeste.

• Revista Continente.

• Jornal Folha de Pernambuco.

• Mestre Vitalino, Leila Coelho Frota (Editora Massangana).

• Fundação Joaquim Nabuco – Recife.

• Site www.terrabrasil.com.br.

Equipe Educativa:

Aline Ferreira

Ana Cristina Alves

Ana Cristina Aureliano

Ana Cristina Pinto

Ana Lúcia Marques

Ângela Bacelar

Angélica Ferreira

Denise Pereira

Eliana Araújo

Fabiana Lacerda

Ilselene Pequeno

Jurandir Andrade

Maria da Paz Barros

Maria Francinete Lima

Maria Roberta Cerquinho

Marta Noêmia Ferreira

Simone Cristo

Tatiana Falcão

Vanda Almeida

Vívian de Oliveira

Willamis Araújo

Coordenação Pedagógica: Soraia Andrade Direção: Ir. Socorro de Oliveira

“A Cristo por Maria” Educandário Nossa Senhora de Lourdes

Coordenadora Pedagógica – Soráia Andrade
Filho do mestre Vitalino – Severino Vitalino
Direção Pedagógica – Ir. Socorro de Oliveira

cubos