Edição 38

Matérias Especiais

Projeto Pedagógico: Momentos de Gentileza – Escola Polichinelo

Maria Cristina Fausto
Psicóloga Escolar

momentos_gent

Na Escola Polichinelo — no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (PE) —, os alunos da 1ª série, sob o comando da professora Clécia Mesquita, vivenciam “momentos de gentileza” em nome de um melhor relacionamento entre as pessoas, tanto dentro da Escola como fora dela.

Os alunos participam animadamente desses momentos, que acontecem uma vez por semana e têm como objetivo incentivar o respeito e a afetividade entre as crianças e os demais membros da comunidade escolar, além de exercitar a capacidade de demonstrar carinho pelas pessoas. Provavelmente, essas crianças serão adultos mais solidários e com uma maior facilidade em amar.

“O enfoque a ser dado ao tema solidariedade é muito próximo da idéia de generosidade: doar-se a alguém, ajudar desinteressadamente. A rigor, se todos fossem solidários nesse sentido, talvez nem se precisasse pensar em justiça: cada um daria o melhor de si para os outros.” (PCN)

As manifestações de gentileza são colocadas em prática através de atitudes como dar um beijo, um abraço, elogiar, entregar cartões com mensagens especiais ou oferecer bombons para adoçar o dia de quem os recebe. Os alunos sentem-se felizes, e os que são contemplados pela gentileza, mais ainda. Essas crianças nos dão uma lição de que, através de gestos aparentemente simples, mas que transbordam carinho, generosidade, respeito e amor, a gentileza pode ser uma tarefa constante de todos nós e um exercício em todas as relações. Diante desse exemplo das crianças, podemos vislumbrar um mundo de paz, um mundo mais humano e feliz.

Os alunos têm consciência dessa ação e revelam essa consciência através de seus depoimentos:

“Quando eu falo alguma coisa gentil pra alguém, eu fico feliz porque eu vejo que as pessoas se sentem bem.”
Maria Luisa de Melo Soares Leite

“Eu fico muito alegre porque as pessoas dizem obrigado e dizem uma porção de coisas boas e eu gosto de ver as pessoas felizes.”
Alice Ramos Lobo

“Eu gosto de fazer gentilezas. Acho bom ser gentil com as pessoas. Se eu tratar as pessoas bem, elas também vão me tratar bem.”
Catharina Maynard de Arruda Falcão Santos

“Eu me sinto feliz, eu fico mais legal. Eu gosto quando as pessoas ficam felizes.”
Arthur Pinto Basto Coutinho

“Eu me sinto bem porque eu estou fazendo gentilezas para as pessoas, e elas se sentem bem. Eu me sinto feliz, e o meu dia é bom.”
Maria Clara de Souza C. Vasco

“Eu me sinto ótimo porque eu adoro fazer gentileza para as pessoas e gosto de receber. O mundo fica melhor, e todo mundo se respeita.”
André Felippe Magalhães de Albuquerque

“Eu acho bom fazer isso. Quando a gente faz gentileza, gera mais gentileza, e o mundo fica melhor. Eu faço com a minha família, os meus amigos e vizinhos, e todos ficam felizes.”
Leonardo Rodrigues Pontes

momentos_gent01

 

cubos