Edição 30

Projeto Didático

Projeto Resgatando as Raízes Culturais Nordestinas

Carolina Lins

resgatando_raizes

Os projetos representam um momento importante de contextualização do aprendizado, além de facilitarem a superação do saber fragmentado das disciplinas, através de atividades interdisciplinares.

Então, partindo desse pressuposto teórico, eu organizei o projeto Resgatando as Raízes Culturais Nordestinas. Desejávamos mostrar para a comunidade escolar que o Nordeste brasileiro tem uma cultura riquíssima, cheia de símbolos e linguagens próprias.

Apresentei as propostas pedagógicas do projeto à coordenadora Maria Mabel, do Colégio Disneylândia (Moreno-PE), que logo me apoiou.

O segundo passo a ser dado seria contar com o apoio dos colegas e, também, dos professores; pois sabia que, sozinha, não iria conseguir colocá-lo em prática.

Apesar de já contar com o apoio da coordenação e dos professores, ainda necessitava do apoio daqueles que, a meu ver, eram os atores principais do projeto: os alunos.

Foi aí que percebi que o projeto poderia dar certo, pois os alunos, além de terem me apoiado, emitiram opiniões sobre, agora, o nosso projeto.

O projeto foi realizado pelos alunos de 5ª a 8ª série do Colégio Disneylândia (Moreno-PE), com a duração de um bimestre.

resgatando_raizes1As etapas do projeto
Resgatando as Raízes Culturais Nordestinas:

a) Dividir as séries com os temas a serem
abordados pelos alunos. Foram estabelecidos
os seguintes temas:

5ª série:
As lendas folclóricas mais conhecidas no
Nordeste brasileiro.

6ª série:
A diversidade culinária do nosso Nordeste.

7ª série:
O modo de vida do povo sertanejo.

8ª série:
As religiões afro-brasileiras.

b) Escolher um professor-orientador.
Contou-se com o apoio dos seguintes
professores:

Nailene Lira – professora de Português e Artes.
Alice de Fátima – professora de Ciências.
Jorge Macêdo – professor de Química e Física.
Tony Ramos – professor de Matemática.
Carolina Lins – professora de História e Geografia.

c) Promover em cada turma: aulas-debate, mesas-redondas, seminários, atividades em grupos, pesquisas, palestras, aulas-passeio e laboratórios experimentais.

No dia 25 de agosto de 2005, nós fizemos a culminância do projeto, apresentando salas temáticas, coreografia e exposições dialogadas sobre os temas abordados. Contamos com a participação dos pais e da sociedade morenense, que veio prestigiar o nosso projeto não só através de visitações, mas, também, emitindo opiniões, sugestões e nos incentivando a continuar. O projeto só conseguiu ser realizado graças ao apoio de todos que, direta ou indiretamente, contribuíram com o projeto Resgatando as Raízes Culturais Nordestinas.

 

Carolina Lins é bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UFPE. Pós-graduada em Antropologia pela USP.

Professora de História, Sociologia e Filosofia do Educandário Dom Bosco, do Opvest e do Colégio Disneylândia.

cubos