Edição 104

Projeto Didático

Projeto transformando fábulas em poemas

Colégio Imaculado Coração de Maria
Duração: 6 meses
Cidade: Recife-PE
Professora: Cecília Santos
Disciplina: Língua Portuguesa

 

JUSTIFICATIVA

O projeto Transformando Fábulas em Poemas possibilitará ao aluno construir e estruturar o pensamento crítico para a elaboração do poema, levando em consideração o objetivo moral desses dois gêneros textuais.

 

OBJETIVO GERAL

Construir uma poesia livre (autoral) com base nas reflexões dos textos que leem, escrevem, ouvem e falam, inferindo, de forma contextualizada, o gênero e o tipo do texto para desenvolver outro (poema).

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Utilizar as fábulas e os poemas em cordel como parâmetro comparativo com os acontecimentos atuais.

• Identificar personagens típicas das fábulas para construir seu poema.

• Fazer inferências entre ficção e realidade.

• Fazer comparações (acontecimentos atuais).

• Identificar a moral da história como a expressão de valores para ser aplicada no seu cotidiano.

• Usar o dicionário para compreender o significado das palavras, empregando-as adequadamente nas leituras e produções.

• Refletir sobre atitudes que demonstrem valores e ética no seu meio social.
ETAPAS
• Conversar com os alunos sobre os dois tipos de gênero textual: fábula e poema.

• Fazer leituras regulares de textos específicos de cada gênero e avaliar o conhecimento prévio que os alunos possuem sobre o tema.

• Orientar sobre as especificidades das fábulas e dos poemas.

• Trabalhar pontuação e figuras de linguagem.

• Orientar sobre o uso enfático de palavras e expressões.

• Dramatizar a entonação, procurando destacar as características ou o estado das personagens.
CONCLUSÃO

No final do projeto, cada aluno deverá escrever seu poema tendo como base as fábulas e sua moralização, podendo ou não utilizar fatos atuais ou antigos para formalizar a crítica social que ele deseja ressaltar.

Obs.: Não será proibido o uso de neologismos para fazer rimas, se couber na contextualização.21

 

CONTEÚDOS CONCEITUAIS

• Leitura.

• Interpretação.

• Sequência lógica.

• Ortografia.

• Produção de textos escritos.

• Organização das ideias de acordo com as características textuais do gênero.

• Vocabulário.

• Biografia.

 

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS

• Utilizar o dicionário como fonte de confirmação sobre o sentido das palavras e sua contextualização.

• Desenvolver a capacidade de generalizar e particularizar as ideias.

• Observar a organização dos textos produzidos.

• Revisar os textos produzidos.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS

• Valorizar e apreciar as fábulas e os cordéis como patrimônio cultural que deve ser preservado.

• Refletir sobre situações do cotidiano que exigem postura ética, ainda que ilustrada por um texto satírico.

• Conscientizar-se sobre a necessidade de ser solidário com o outro.

• Desenvolver o sentido crítico.

 

ANÁLISE TEXTUAL
• Características dos gêneros trabalhados.

• Diferentes versões dos dois gêneros.

• Inferências e deduções.

• Exploração da estrutura da narrativa (introdução, desenvolvimento e conclusão).
CULMINÂNCIA DO PROJETO

A culminância do projeto será realizada no pátio da escola para todos os alunos, com a leitura dos poemas feitos por eles. Todos os textos serão reunidos em um só livro. Os alunos irão comentar o motivo da escolha do seu tema e da experiência vivenciada em cada etapa do projeto.

 

POETIZANDO
Cecília Santos

I
Minha gente, pense bem.
Inventei de inventar
Uma forma diferente
De poetistas formar.
II
“Empeleitei” com o 9º ano
Fábulas analisar.
E assim, confabulando,
Alguns poemas inventar.
III
Foi uma batalha árdua.
Deu-se alguma confusão,
Sem o hábito da leitura
E com déficit de atenção!

IV
Mesmo assim segui em frente.
Não sou fácil de abater.
De uma forma inteligente
Botei a cana pra moer.

V
Começaram a pesquisar
Os dois gêneros textuais,
Trabalhando em conjunto
Conseguiram muito mais.
VI
Com a mente bem aberta,
Enxergaram direitinho
O motivo do projeto
E rimaram com carinho.
VII
O resultado aflorou
Com tanta capacidade.
Os alunos conseguiram
Poetizar de verdade.

VIII
Orgulhosa eu estou
Com essa turma arretada.
Quem tem alunos assim
Não precisa de mais nada.

IX
Finalizo este poema
Com grande satisfação.
Deixando com todos vocês
Esta grande criação.

cubos