Edição 31

Matérias Especiais

Promovendo a Cultura Pernambucana

Sydia Silva

AS PAISAGENS DO LUGAR ONDE FICA A MINHA ESCOLA

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Justificativa

Os lugares têm características próprias, que os tornam únicos e, de certa forma, incomparáveis. Afinal de contas, todo bairro tem algo de diferente e particular para ser contado ou mostrado ao seu visitante. Seus edifícios, suas praças e suas ruas podem nos revelar parte de sua identidade e nos permitem recuperar e recriar as histórias ali vividas.

O escritor Italo Calvino diz que existem muitas maneiras de falar de um bairro, de uma cidade. Uma delas é desenvolvê-lo(a). Falar de suas torres, suas pontes, seus bairros e suas feiras, todas as informações a respeito da cidade ou do bairro, no passado, presente e futuro. Porém, apenas as descrições podem fazer com que a cidade desapareça enquanto paisagem. Então, como fazer o olhar recuperar a paisagem no sentido de imprimir-lhe significado, ou seja: com base em novos conhecimentos, atribuir outros sentidos ao que já se está habituado a ver?

Este projeto foi elaborado justamente com o objetivo de possibilitar aos alunos conhecer o lugar onde sua escola se localiza e onde vivem, estabelecendo com ela um novo vínculo de prazer e valorização de seu patrimônio histórico, cultural e natural. Valorizar o patrimônio do lugar onde vivemos é fundamental.

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Roteiro para reflexão:

Os alunos conseguem distinguir, na paisagem, o que é natural e merece ser preservado daquilo que já faz parte da ação do homem?
Eles são capazes de definir se essa ação é positiva ou negativa?
O que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida desse lugar? Promover campanhas? Confeccionar cartazes? Que problemas elegeremos como prioritários para serem discutidos? A quem recorrer? Como fazer?
Através de leituras, debates, relatos de vivências, pesquisas de campo, fotos, entrevistas e outros registros, a classe poderá coletar dados significativos que ajudarão a elaborar o produto final deste projeto.

APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Prática de leitura

Selecionar, organizar e registrar informações provenientes de diferentes fontes (livros, jornais, revistas, etc.), pesquisadas em bibliotecas (da classe, pública ou do bairro) ou advindas de depoimentos e pesquisas de campo.
Ao ler, selecionar informações relevantes para produzir os textos, considerando o propósito do texto e a quem se destina.
Identificar os conteúdos de interesse do material pesquisado, fazendo uso de índices, anotações, grifos, resumos, etc.
Ler com autonomia ou compreender diferentes tipos de textos lidos pelo professor, referentes ao tema que será objeto de estudo (entrevistas, notícias, reportagens).
Antecipar o conteúdo dos textos com base em título, subtítulo, imagens, capa, contracapa e índice.
Ajustar a modalidade de leitura ao propósito e ao tipo de texto (usar os índices dos livros para localizar informações; ler títulos e subtítulos e encontrar o que se busca; ler minuciosamente o texto, uma vez encontradas as informações necessárias).

Prática de escrita

Analisar, com ajuda do professor e dos colegas, os recursos lingüísticos utilizados na resolução de problemas colocados pelas diversas situações de produção dos textos, compartilhando descobertas sobre regularidades que regem a língua, sistematizando conhecimentos relativos a aspectos discursivos, gramaticais e ortográficos e refletindo sobre eles.
Colaborar em situações de produção coletiva de textos, acompanhando seu desenvolvimento, dando idéias acerca do que deve ser escrito, suprimido, modificado, etc.
Revisar o texto para corrigir o que for necessário, considerando as regularidades aprendidas, a ortografia de palavras de uso freqüente e o uso de maiúscula ou minúscula com base na distinção entre nomes próprios e comuns e no início de orações.
Utilizar sinais de pontuação com a intenção de garantir a coesão textual.

Comunicação oral

Saber falar sobre o conteúdo estudado durante uma exposição, considerando o propósito da comunicação e o público.

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História/Geografia

Conhecer a história da sua escola e do patrimônio histórico, cultural e natural da Iputinga.
Perceber e distinguir a ação da natureza do homem.
Desenvolver valores em relação ao meio ambiente que se transformem em práticas de vida.
Perceber a importância da preservação ambiental da cidade do Recife.

Matemática

Construir e desenvolver o conceito de estruturas aditivas e multiplicativas, utilizando-o na resolução de problemas do contexto social por diferentes procedimentos (cálculos mentais, cálculos escritos e uso de calculadora).
Ler, interpretar e transpor informações em diversas situações e diferentes configurações (gráficas, tabelas, propagandas, etc.), utilizando-as na compreensão de fenômenos sociais e na comunicação.
Compreender e identificar números, considerando todos os aspectos que os compõem — seqüência, inclusão, agrupamento, ordenação —, aplicando-os no contexto social e na resolução de situações-problema.

Ciências

Compreender e construir a consciência crítica e refletir sobre ela, participando da conservação do meio onde está inserido.
Organizar e registrar informações, utilizando desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos.
Criar hipóteses sobre os problemas em estudo.
Estabelecer relações entre os fenômenos naturais e sociais que se apresentam nos diferentes ambientes que o cercam, construindo conceitos sobre os mesmos.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Conhecendo as Paisagens

Será realizado um levantamento sobre o que os alunos conhecem ou gostariam de conhecer a respeito do bairro da Iputinga. A discussão sobre o assunto permitirá uma reflexão sobre seus valores, o lugar onde a escola está situada e o reconhecimento ou não daquilo que é considerado local.

O professor trará materiais e pessoas da comunidade para que as crianças possam levantar dados e informações novas, ampliando, assim, seus conhecimentos.

Para a situação de entrevista, tomaremos alguns procedimentos: elaboraremos as questões em conjunto — fazendo intervenções, caso necessário, para que as perguntas fiquem claras — e socializaremos as descobertas (pode-se fazer um texto coletivo ou em duplas, contendo as informações trazidas pelos alunos).

Faremos registros do que for sendo descoberto. O texto, depois de revisado pela classe, poderá ir para o mural da sala ou ser copiado pelos alunos em seus cadernos.

Outras possibilidades: montar painéis; colecionar fotos antigas e atuais de um mesmo lugar, tendo títulos e legendas que traduzam as modificações; fazer exposições com os desenhos, etc.

Estudando as Paisagens e Coletando Imagens

Nesta etapa do projeto, os alunos deverão decidir quais as paisagens que serão registradas e compor uma lista coletiva. É importante discutirmos o valor da paisagem de acordo com o que se pretende enfocar.

Se a intenção é apresentar as condições de moradia do bairro, quais as paisagens que melhor retratam essa questão? A seleção das paisagens não será aleatória, mas, sim, baseada em estudos.

Organizando Tarefas

É a hora de decidir quais os locais a serem registrados e as outras formas de registro que serão utilizadas, além da máquina fotográfica (desenhos de observação, por exemplo). Para isso, a classe será dividida em grupos, organizando um rodízio de tarefas. Exemplo: um fotografa, outro registra as informações que serão necessárias para complementar os conhecimentos sobre a paisagem, um terceiro faz as perguntas de uma entrevista, um quarto grava, etc. Outra estratégia possível é colocar cada grupo da classe como responsável pelo registro de um local, para que, ao voltarem para a classe, possa haver a socialização dos conhecimentos.

Escrevendo Legendas e Produzindo Textos

Na justificativa deste projeto, já foi falado que as legendas são um tipo de texto com determinadas características. Assim, serão criadas situações para que os alunos se apropriem delas e possam utilizá-las ao escrever.

Para a exposição das fotografias, torna-se necessária a elaboração de legendas que forneçam informações sobre as paisagens registradas.

O professor oferecerá modelos de textos de referência — no caso, as legendas —, que são encontrados sempre acompanhando as fotos de jornais, revistas e livros. Durante a análise dos modelos, devem ser problematizados os seguintes aspectos:

A estrutura do texto-legenda (texto curto que indica aspectos da fotografia que se pretende destacar).
Os recursos gráficos usados na sua diagramação, tais como os diferentes tipos de fontes, marcadores e destaques.
No momento seguinte, os alunos vão planejar o que escrever em função das paisagens registradas.
O texto deverá fornecer uma idéia geral ou destacar um aspecto, atendendo àquilo que os alunos pretendem comunicar. Aqui, o professor poderá propor atividades diversificadas, nas quais essas questões são colocadas aos alunos para que decidam coletivamente o conteúdo das legendas.

Só então o professor deverá propor aos alunos que produzam as legendas definitivas para as suas próprias fotografias, visando à exposição, ou seja, depois de terem tido bons parâmetros. Finalizando essa etapa, o grupo deverá analisar o conteúdo das legendas, verificando se as pessoas que irão visitar a exposição poderão compreender a relação entre a fotografia e a informação vinculada.

A Montagem da Exposição Final

Finalmente, é preciso organizar a exposição. Para isso, é importante definir os critérios para a seleção das fotografias, o que poderá ser feito com base na conversa com um profissional que organiza esse tipo de evento ou um fotógrafo. A organização da exposição depende também do espaço disponível e do tema retratado nas imagens.

É necessário decidir sobre o tamanho das fotografias, produzir uma moldura para que elas fiquem mais bonitas, escrever as legendas, etc.

Pode-se, ainda, propor a confecção dos cartões-postais, que poderão ser feitos pelos próprios alunos com base em desenhos de observação e cujo suporte serão as fotos selecionadas para a exposição.

Sugestões de Produto Final

Produção de cartões-postais para troca de correspondência com os alunos de outros municípios.

Elaboração de uma exposição de fotos como se fosse um grande painel, contendo também os textos produzidos pelos alunos.

Atividades Permanentes

Atividades permanentes são situações didáticas propostas com regularidade, cujos objetivos são construir atitudes, desenvolver hábitos e dar apoio aos estudos realizados.

Hora da curiosidade sobre nosso bairro / nossa cidade – é estabelecido um dia na semana para essa atividade. Todos podem trazer para a classe uma curiosidade (pode ser uma foto, uma notícia, uma história que escutou sobre o bairro, uma lembrança de seus pais, etc.).

Canto da leitura – momento de leitura individual e silencioso dos materiais e dos livros do projeto. O professor lerá diversos tipos de textos relacionados ao projeto.

Sydia Silva
Professora da 2ª série.
pioxii@hotlink.com.br

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