Edição 08

Lendo e aprendendo

Proposta de atividades

1. Que sentimento despertou em você esta fábula?

2. Comente a atividade do comitê da escola. O que é que os levou a tomar essa decisão?

3. O comitê de estudos continuava entusiasmado, apesar dos “fracassos escolares”. Analise as causas que levaram a esta situação. Tire conclusões.

4. Que valores e contra-valores se vêem refletidos nesta fábula?

5. Compare esta fábula com a vida real e comente experiências que explicam o que ela argumenta.

6. Em que medida se parece a vida nesta escola de animais com a vida na escola onde cada um (de vocês) foram educados? Os planos de estudo que seguiram respeitaram a pluralidade? Justifique a resposta.

7. No seu grupo valoriza-se a pluralidade e aprende-se com ela? Em que se verifica isso?

8. Pense nas coisas que outros podem fazer e que você, pelas suas limitações e qualidades, não poderia fazer. Como você poderia complementar e enriquecê-lo?

9. Escreva uma fábula onde a tolerância, o respeito e a valorização da pluralidade sejam dominantes.

10. Pense em pessoas do seu ambiente mais próximo que são rejeitadas pelas suas diferenças em relação à maioria. Que poderia fazer para as integrar? Que está disposto a fazer?

cubos