Edição 59

Projeto Didático

Protetores da Natureza

“Colégio Nossa Senhora Auxiliadora (Petrolina – PE)
Educadoras: Audelite Alencar
Daniela Siqueira
Jane Patriota
Thacyana Gonzaga”

Máxima inquestionável é falar das belezas
naturais. A natureza está à nossa disposição todos
os dias sem nos cobrar nada, a não ser
uma postura de cuidado e respeito.

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

TEMA
Protetores da Natureza

PERFIL DO GRUPO
Proposta desenvolvida para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental.

TEMPO DE DURAÇÃO
Um ano.

ÁREAS DO CONHECIMENTO
Identidade e Autonomia, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Matemática, Artes Visuais e Filosofia.

INSTITUIÇÃO
Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

PROFESSORAS

Jane (1º ano A)
Daniela (1º ano B)
Audelite (1º ano C)
Thacyana (1º ano D)

ASSISTENTE DE SALA
Mirela Soraia

DIREÇÃO
Ir. Maria José

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Larissa Gadelha

SETOR DE PSICOLOGIA
Camila Maria Torres de Sá

ASSISTENTE DE COORDENAÇÃO
Solisdete

Justificativa

“As árvores, as flores, os pássaros, os rios, os animais, as pessoas… tudo isso é parte da natureza. Cuidando do meio ambiente ao seu redor, você estará ajudando a si mesmo.”
Jean Green

Um dos grandes problemas enfrentados pela humanidade são as más condições de vida no mundo. A questão ambiental, com suas graves consequências, nos alerta a parar e agir a favor de uma cultura ecologicamente correta.

A transformação do meio ambiente é uma realidade que merece atenção especial de toda a sociedade, tendo em vista que, a cada dia, surgem novos problemas relacionados à saúde do planeta, comprometendo a sustentabilidade da vida.

Segundo os PCNs, os alunos podem ser excelentes no aspecto cognitivo, mas, se ainda praticam ações danosas à natureza, compõem o grupo dos que não se sentem responsáveis pelo mundo em que vivem.

Vale ressaltar a importância da parceria família-escola como forma de tornar concreta uma aprendizagem que contribua para que as crianças percebam e entendam as consequências ambientais de suas ações nos locais que frequentam e/ou vivem, considerando que a solução dos problemas ambientais torna-se cada vez mais urgente para garantir o futuro da humanidade.

Nesse contexto, em consonância com a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010, cujo tema foi Economia e Vida e o lema, Vocês Não Podem Servir a Deus e ao Dinheiro, surge o projeto Protetores da Natureza, desenvolvido pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.

Um trabalho instigante, emocionante e de grandes descobertas em busca do ressignificar conceitos e do construir valores para a vida.

Objetivos

Objetivo geral
Desenvolver nos educandos atitudes de respeito e cuidado para com a natureza, levando-os a perceber a importância desta para a manutenção e preservação da existência humana.

Objetivos específicos
• Refletir acerca de temas relacionados à natureza, tais como: aquecimento global, poluição, desmatamento, extinção da fauna e da flora.
• Identificar os elementos naturais e seus benefícios.
• Realizar atividades diversas abordando a temática em estudo.
• Estimular a prática de ações ecologicamente corretas, assim como de valores essenciais para a disseminação da cultura de solidariedade e de paz.

Metodologia

Este projeto, desenvolvido com base na proposta salesiana, visa a formação integral do bom cristão e do honesto cidadão.

Para tanto, são realizadas atividades que proporcionam o pensar e o agir ecologicamente corretos. Dentre as atividades, estão: produção coletiva e individual de textos e desenhos, rodas de leitura e de conversa, apresentações musicais, teatrais e poéticas, aulas de campo (piquenique, aeroporto, loja de jardinagem, laboratório de Biologia da (FFPP), Rio São Francisco, Compesa, quartel do Corpo de Bombeiros) e exploração de histórias e livros, sendo enfatizado o paradidático adotado pela turma, intitulado de Por que Proteger a Natureza?.

Ressaltamos ainda que o projeto é realizado em duas etapas:
A primeira, com a preparação e realização da X Feira de Leitura, cujo tema é Repaginando a Vida em Busca de um Mundo Melhor. E a segunda, com a culminância, quando haverá a noite de autógrafos.

Nesse contexto, a parceria família-escola torna-se fundamental para o desenrolar e êxito do projeto, favorecendo, assim, processos de ensino e aprendizagem mais significativos.

Atividades

• Coleta e estudo de fontes bibliográficas específicas do tema.
• Criação da logomarca oficial.
• Apresentação do tema do projeto aos educandos.
• Levantamento de hipóteses.
• Atividades xerocadas.
• Exploração de músicas e poesias.
• Trabalho com livros e histórias relacionadas.
• Realização de rodas de conversa e leitura.
• Apresentações teatrais e musicais.
• Construção do Espaço-jardim.
• Confecção da camisa padronizada.
• Atividades individuais e coletivas de desenho, pintura e colagem.
• Realização de brincadeiras.
• Construção e organização do portfólio.
• Aulas de campo e pesquisa.
• Confecção de brindes.
• Construção do livro para a noite de autógrafos.
• Produção de CD e DVD.
• Realização de oficinas e palestras.
• Exposição de trabalhos na X Feira de Leitura.

Culminância

• Noite de autógrafos com apresentações das turmas.

Atividades

1. Coleta e estudo de fontes bibliográficas.
2. Criação da logomarca.
3. Apresentação do projeto aos educandos.
4. Levantamento de hipóteses.
5. Atividades xerocadas e lúdicas.
6. Exploração de músicas e poesias.
7. Trabalho com livros e histórias relacionadas.
8. Realização de rodas de conversa e leitura.
9. Apresentações teatrais e musicais.
10. Construção do Espaço-jardim.
11. Confecção da camisa padronizada.
12. Construção e organização do portfólio.
13. Aulas de campo e pesquisa.
14. Confecção de brindes.
15. Construção do livro para a noite de autógrafos.
16. Produção de CD e DVD.
17. Realização de oficinas e palestras.
18. Exposição de trabalhos na X Feira de Leitura.

Produto final

• Portfólio.
• Livro – Protetores da Natureza.
• Lembrança.
• CD – seleção de músicas relacionadas ao tema.

Avaliação

Os educandos serão avaliados com base nos seguintes aspectos:
• Participação oral e escrita.
• Interesse e contribuição nas discussões promovidas em sala.
• Desenvolvimento das atividades propostas.
• Postura e envolvimento acerca do tema.

Referências bibliográficas

• BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente/Secretaria de Educação Fundamental.
Brasília, 1997.
• GORDON, Mike & GREEN, Jen. Por Que Proteger a Natureza? – Aprendendo sobre Meio Ambiente. São Paulo: Scipione, 2004. (Coleção Valores).
• Sites diversos.

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