Edição 19

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Recanto é referência internacional

Maria de Fátima Morais

Desde a sua fundação, em 1969, a Escola Recanto tem marcado presença no cenário educacional de Pernambuco pela sua ação inovadora voltada para a formação humanista, para o desenvol-vimento do potencial cognitivo, social e afetivo do aluno, tendo como eixo a Pedagogia Freinet. Além de ser a primeira escola do País a adotar a pedagogia do educador francês Célestin Freinet, a Recanto é referência internacional por ter sido a primeira escola a introduzir tais conhecimentos nas turmas do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries. Uma constatação é que a Escola mantém convênio com o Instituto de Formação de Mestres (IUFM) de Lyon, na França. A citada instituição é responsável pela formação de professores para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental. Este ano, a Escola já recebeu duas estagiárias do Instituto e se prepara para receber mais duas.

Na Escola Recanto, crianças e adolescentes dedicam-se à investigação científica, vivenciando a experiência de descobrir o conhecimento de forma criativa. A metodologia aplicada à luz da Pedagogia Freinet, integrada às teorias do conhecimento, conduz a uma aprendizagem que tem na realidade, no cotidiano, sua referência predominante. As atividades curriculares são vivenciadas de forma interdisciplinar, estimulando a criatividade do aluno através do exercício de livre expressão, visando ao desenvolvimento da capacidade de refletir sobre as suas atitudes e os fatos sociais, numa postura crítico-construtiva que possibilite a incorporação da disciplina consciente que leva à autonomia, rumo à formação da cidadania.

Freinet introduziu vários princípios e conceitos; entre os destacados pela Recanto, estão: a expressão livre ou a liberdade de ser; a valorização da natureza; o individual e o coletivo e as práticas de comunicação. Sob a perspectiva de grupo, a cooperação e a organização são ações fundamentais na prática pedagógica. Por isso, o educador francês, nascido em 1896, criou técnicas que viabilizam tais questões, como: a cooperativa escolar, o conselho de classe, o conselho escolar, o jornal de parede. Nestes, o individual e o coletivo se intercalam. Os alunos aprendem direitos e deveres, criam leis que regulamentam os procedimentos em sala de aula, visando à prática democrática.

O mestre francês criou uma pedagogia na qual todas as crianças podem ter participação na escola, pois nesta o potencial individual deve ser descoberto e trabalhado, considerando a realidade sociocultural e econômica da criança. Em sua conferência Os pontos comuns entre a Pedagogia Freinet e a Pedagogia Paulo Freire, o educador pernambucano afirmou que: “Eu, como Freinet, não concordo com o conceito de criança abstrata, o que existe diante do professor é uma criança chamada Joãozinho ou Pedrinho, que mora num morro em Casa Amarela, no Recife, que tem uma determinada família e vive numa realidade concreta”.

Nós, educadores Freinet, somos minoria diante do universo dos educadores tradicionais. Todavia, temos logrado êxitos: instigando governantes, educadores e instituições escolares a repensarem a sua prática pedagógica.

escola_recanto-mariaDiretora Pedagógica da Escola Recanto, Recife/PE. Especialista em Pedagogia Freinet com Curso de Especialização em Portugal, na Bélgica e na França.

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