Edição 11

Matérias Especiais

Região Norte

Mito

Jurupari

O mito de Jurupari é o mais conhecido da Amazônia inteira. Nascido de uma virgem, tendo se transformado, criança ainda, no líder de seu povo, ele chegou a ser identificado como o diabo pelos primeiros missionários. Enquanto Tupã era “sincretizado” como o deus cristão, Jurupari era o demônio. O desconhecimento da mitologia indígena certamente pode explicar em parte essa simbologia. Jurupari é misterioso, seu ritual é cheio de segredos, seus instrumentos são sagrados. Um deles, por exemplo, a grande flauta de quase dois metros, só tocada nos momentos mais importantes da vida de uma tribo e considerada tabu para qualquer outra pessoa, tem o próprio nome do mitológico personagem Jurupari.

Lenda

Como nasceu o Amazonas

Dizem que a lua queria se casar com o sol, mas se isso acontecesse o mundo seria destruído porque o sol queimaria tudo e as lágrimas da lua inundariam a terra. Como não puderam se casar, cada um foi para o seu lado. Ainda assim, a lua chorou um dia inteiro, e suas lágrimas correram pela terra buscando o mar. Só que este não aceitou as lágrimas da lua e elas tiveram de voltar, mas não deram conta de subir as altas montanhas de onde tinham descido. Tiveram, mais uma vez, de descer, formando, no trajeto, o rio Amazonas.

Folclore

Danças típicas: marujada, carimbó, cirandas, kahê-tuagê, jacundá, lundu, ciriri, bumba-meu-boi.
Festas tradicionais: Círio de Nazaré (Belém-PA), Boi-bumbá de Parintins (AM).
Artesanato: máscaras rituais, peças de cerâmica, artigos feitos com palha, buriti, couro de búfalo, rendas de bilro, colares e enfeites feitos com casas de árvores e frutos silvestres, arte plumária executada com penas coloridas de aves amazônicas, decorando pentes e cocares.
Mitos: do Sumé, das Amazonas, da mandioca, do guaraná.
Lendas: da Mãe d’água, do Curupira, da Vitória-Régia, do
Uirapuru, Pajelança.
Culinária: caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, pato no
tucupi, carne de búfalo, peixes, bode assado, molho de tucupi,
borracho (filhote de pombo), sarapatel de porco.
Músicas: Cantos de Cairé, Boi da Amazônia, Cabocla Bonita,
Dona Maria, Círio de Nazaré.

cubos