Edição 71

Projeto Didático

Releitura das obras de Romero Britto

Escola Municipal Jardim Mauricéia – Recife/PE

DSC01587_opt

Este projeto foi desenvolvido sob a orientação do professor Sérgio Murilo Magalhães, com a turma do 5º ano A (manhã), da Escola Municipal Jardim Mauriceia, na Região Metropolitana do Recife.

Disciplinas envolvidas: Arte e Língua Portuguesa.

DSC01582_optPúblico-alvo: alunos entre 9 e 13 anos de idade.

Compreendemos que a Arte está inserida no currículo escolar como área de conhecimento, como afirma a LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a qual determina, no art. 26, § 2º: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da Educação Básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. […]”. Diante disso, sentimos a necessidade de desenvolver com nossos alunos um projeto intitulado Releitura das obras de Romero Britto, por ser este um artista brasileiro, contemporâneo e natural do nosso estado, Pernambuco. Além desses aspectos, poderíamos abordar as formas geométricas, os traçados e as cores exploradas por esse artista plástico em suas peças, que expressam um conjunto de aspectos alegres do cotidiano, atraindo, assim, o nosso público-alvo. Outro fator seria a pesquisa biográfica da vida do referido pintor, pois possibilitaria uma reflexão para os alunos no que se refere à realidade social em que estão inseridos, comparando-a com as dificuldades vividas por Romero Britto em sua infância.

DSC01617_optDesenvolvimento

Este projeto foi desenvolvido durante seis meses. Num primeiro momento, apresentamos à turma as obras do artista. Em outro, os alunos se dirigiram ao laboratório de informática da escola, a fim de pesquisarem sobre a vida do referido pintor. Todas as sextas-feiras, nas aulas de Arte, escolhíamos uma das obras desse pintor pernambucano. Os alunos formavam grupos e, após observar os traçados, formas e cores, começavam a fazer seus rabiscos em cartolinas, na tentativa de recriar a obra. Por fim, pintaram em tela a obra escolhida por eles. A culminância foi realizada através de uma exposição, onde os alunos puderam mostrar seus trabalhos a toda a comunidade escolar.

Durante o desenvolvimento deste projeto, percebemos que, além do aperfeiçoamento da coordenação motora fina, os alunos demonstraram uma grande sensibilidade e criatividade ao reproduzirem obras de Romero Britto. Também constatamos que, ao pesquisarem a biografia do pintor, os estudantes identificaram-se com situações da vida do artista. Talvez pelo fato de poderem comparar as dificuldades vivenciadas por Romero Britto em sua infância com o próprio contexto social em que se encontram inseridos. Além disso, os educandos puderam refletir sobre valores estéticos, éticos, de respeito ao outro, de solidariedade, de incentivo, de valorização de sua autoestima e de superação da realidade social, atitudes imprescindíveis para a formação de cidadãos conscientes e críticos, que poderão interferir no contexto social em que estão inseridos.

Coordenador do projeto:
Sérgio Murilo Magalhães
Endereço eletrônico:
professor_serginho49@hotmail.com

cubos