Edição 90

Projeto Didático

Sarau literário

Educandário Zoé – Bultrins – Olinda/PE

Apresentação

O projeto Sarau Literário tem como objetivo contribuir para que os alunos conheçam e utilizem elementos constitutivos da linguagem de forma reflexiva e funcional. Foi vivenciado no dia 18 de abril de 2016, em comemoração ao Dia da Poesia, 14 de março, e ao Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril.

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O livro infantil leva os alunos a refletirem e conhecerem um novo mundo, e a poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia Antiga.

Justificativa

Pretende-se, por meio deste projeto, não só envolver a comunidade escolar em atividades de leitura, mas divulgar várias possibilidades para despertar o gosto pela leitura. Para tanto, existem diversas teorias que tratam do assunto e que, apesar das dificuldades, promovem vários meios estratégicos para levar o aluno a adquirir o gosto e o hábito de ler.

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Objetivo geral

Compreender a linguagem como forma de expressão e comunicação, ampliando o repertório linguístico e literário, para oportunizar o uso da linguagem em diversas situações, valorizando e aperfeiçoando a oralidade para despertar no aluno o gosto pela leitura e pela escrita.

Objetivos específicos

• Despertar o prazer por recitar poesias e contar histórias e apresentar peças teatrais com os temas trabalhados em sala de aula e na sala de leitura.

• Envolver a comunidade externa na execução e apresentação de músicas.

Fundamentação teórica

As propostas educacionais devem compreender a atividade teatral como uma combinação de atividades para o desenvolvimento global do indivíduo, um processo de socialização consciente e crítico, um exercício de convivência democrática, uma atividade artística com preocupações de organização estética e uma experiência que faz parte das culturas humanas. A escola deve viabilizar o acesso do aluno à literatura especializada, aos vídeos, às atividades de teatro de sua comunidade. Saber ver, apreciar, comentar e fazer juízo crítico devem ser igualmente fomentados na experiência escolar (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997, p. 57).

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Segundo Caldeira (2003, p. 47), a biblioteca escolar visa “[...] proporcionar aos alunos oportunidades de leitura intensa e autônoma, além de incentivar a busca de informação para responder a questionamentos e solucionar problemas [...]”. Acredita-se que a leitura seja o mais importante elemento do imaginário. Ler significa refletir, pensar, estar a favor ou contra, comentar, trocar opiniões, posicionar-se, enfim, exercer desde cedo a cidadania. Dessa forma, percebe-se o papel da leitura na formação escolar.

Partindo desse princípio, e com o apoio da Coordenação Pedagógica, juntamente com a Biblioteca Escolar, no desenvolvimento de suas atividades e ensino, através das áreas interdisciplinares propostas pelo Educandário Zoé, desenvolveu-se, no ano de 2016, o projeto Sarau Literário do Zoé, envolvendo os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos seus anos iniciais. Esse projeto educacional vem ao encontro da dimensão filosófica da proposta pedagógica do Educandário Zoé.

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• Princípios pedagógicos fundamentais para a ação educacional que proporcionem ao educando o “aprender a aprender, o aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser”.

• Princípios estéticos que estimulem a criatividade, a curiosidade, a emoção e as diversas manifestações artísticas e culturais.

Metodologia

O desenvolvimento deste projeto surgiu da preocupação em fazer nossos estudantes conhecerem os vários gêneros literários. Para realização do Sarau Literário, foram utilizadas metodologias diversificadas, como: aula dialogada, pesquisas, produção de poesia, textos diversos, paródias, dramatização, leitura de vários gêneros textuais, leitura dinamizada, apresentação musical e a pesquisa da biografia dos teóricos estudados no sarau. Nossa proposta de trabalho buscou a interação dos estudantes com os vários gêneros literários, além de fazer com que eles fossem multiplicadores de informações.

Atividades

Verificação dos conhecimentos prévios: iniciamos nosso projeto realizando uma roda de conversa sobre a nossa língua materna e fizemos um levantamento prévio em relação aos conhecimentos dos estudantes sobre o tema abordado.

Como a Língua Portuguesa se apresenta para os estudantes: todos tinham uma ideia de que a língua era algo muito complicado e de difícil compreensão.

Culminância

O Projeto foi apresentado no 1º Sarau Literário do Educandário Zoé. Na oportunidade, foi exposto, para toda a comunidade escolar e para os demais visitantes, o projeto desenvolvido pela escola.

A apresentação foi realizada a partir de pesquisas relacionadas com a Língua Portuguesa e os gêneros literários, para que os estudantes conhecessem mais profundamente as riquezas do nosso idioma.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126 p.

CALDEIRA, Paulo da Terra. O espaço físico da biblioteca. In: CAMPELLO, Bernadete Santos. A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. 62 p. 47-50.

FRAGOSO, Graça Maria. Biblioteca e escola: uma atividade interdisciplinar. Belo Horizonte: Lê, 1994.

Coordenadora do Projeto: Fabiula Araújo
Contato: fabiulasillva@gmail.com / educandariozoe@gmail.com

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