Edição 09

Sugestão de Atividades

Sugestões de atividades pedagógicas

Com projetos de trabalho, unidades, centros de interesse ou outros, você pode incrementar suas aulas! Aí vão algumas dicas!

1. Reconhecer, através de observação direta ou através de fotos, recortes, pessoas que poderão descender de indígenas brasileiros. Propor situações em que as crianças observem-se, mutuamente, e descubram se pode haver algum colega que descenda de indígenas.

2. Utilizar as letras de músicas que falam sobre o índio para estudar a sua musicalidade, melodia, intertextualizar e compara com a história dos índios que é contada nos livros.

3. Pesquisar fatos, informações, curiosidades, sobre o índio brasileiro na internet, jornais, revistas, enciclopédias ou em outras fontes de informação.

4. Localizar, em mapas ou globo, os pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas.

5. Reconhecer seus modos de vida, sua cultura, alimentação, formas de trabalho e sobrevivência.

6. Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que habitam a Floresta Amazônica.

7. Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos e materiais e apresentá-los em jornais murais, jornais falados, exposições abertas aos demais alunos da escola, à comunidade.

8. Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados.

9. Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizadas pelos índios de hoje, bem como os de antigamente.

10. Manifestar-se sobre o papel do índio na formação da nação brasileira.

11. Criar situações que despertem o interesse das crianças sobre a questão do indígena brasileiro, suas semelhanças e diferenças com o branco e o negro.

12. Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil-Colônia que retratam o indígena e suas manifestações culturais e, a partir de uma leitura de imagem, sistematizar o que foi estudado.

13. Buscar informações sobre a religião: seus deuses, as cerimônias relacionadas à vida e à morte.

14. Pesquisar informações sobre o que diz a lei a respeito da situação do indígena brasileiro e analisar com eles o que realmente acontece. Trabalhando com as crianças, sob o ponto de vista dos direitos humanos e da criança e analisando quais são os direitos do indígena e os da criança indígena.

15. Procurar formas de criar alguns objetos e instrumentos indígenas.

16. Pesquisar os hábitos que temos hoje em dia, mas que foram “ensinados” pelos indígenas. Descobrir pratos da culinária indígena, verificar se o hábito de dormir em rede realmente vem dos indígenas, etc.

17. Ler com as crianças histórias que tratem do indígena e de seus valores.

18. Organizar um dicionário ilustrado com palavras indígenas.

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