Edição 105

Dicas para o professor

TRAGA TODOS

Se seus alunos têm problemas de aprendizagem, comportamento ou falta de atenção, procure outras formas de ensinar-lhes o que precisa.

1. Faça um círculo na sua sala de aula e sente-se junto de seus alunos.

2. Coloque os materiais de apoio da aula no chão, no meio do círculo.

3. Explique a matéria aos alunos de forma natural, como se estivesse contando uma história para eles.

4. Se precisar muito da ajuda da escrita enquanto explica, desenhe ou escreva algo em uma folha de papel e mostre-lhes. Muita gente? Passe o papel de mão em mão.

5. Deixe que seus alunos toquem nos materiais de apoio como se fossem brinquedos.

6. A ideia é que a aula não seja “expositiva”, e sim uma conversa entre vocês, no chão da sala.

7. Proponha exercícios e deixe os estudantes livres para resolvê-los no círculo ou na carteira.

8. Na hora da correção, pergunte a cada um ou a cada grupo qual foi a resposta e como eles chegaram às respostas. Aqui, é possível usar a folha de papel novamente. Um de seus alunos pode resolver o exercício e passar aos demais para que observem.

Dessa maneira, todos participam da aula, o ângulo de visão dos estudantes faz com que percebam que vocês são todos iguais, e o fato de estarem em um círculo, observando-se o tempo todo, ajuda-os a conhecer e a respeitar os colegas.

Revista Profissão Mestre – junho/2007

cubos