Edição 17

Projeto Didático

Um Pouco de História

Os primeiros registros históricos das Olimpíadas datam da Antigüidade. Os jogos têm sua origem numa cerimônia em homenagem aos mortos, realizada pelos gregos, a cada quatro anos, na cidade de Olímpia.

A festa dos mortos ganhou fama, e Olímpia passou a receber um grande número de visitantes. Os sábios de Olímpia resolveram, então, promover disputas esportivas, paralelamente à festa religiosa, com o objetivo de promover a paz entre os clãs. Em 776 a.C., aconteceu o primeiro campeonato esportivo, que recebeu o nome de Jogos Olímpicos do Ekeheiria.

As Olimpíadas tornaram-se um dos mais populares eventos do mundo grego. Os conflitos entre os povos eram suspensos em nome dos Jogos Olímpicos.olimpiada03

Nos Jogos da Antigüidade, realizados em nome de Zeus e Apolo, os gregos expunham a principal face de sua cultura social: o culto à beleza. O culto à beleza era tão grande que os atletas competiam nus, e considerava-se uma qualidade o fato de não sentirem vergonha dessa nudez, tal sua perfeição.

Apenas cidadãos gregos do sexo masculino tomavam parte nas competições. As mulheres e os escravos eram proibidos de participar. Não havia esportes coletivos, a disputa era individual, e fazer parte dos Jogos era considerado uma honra, apesar de se receber como prêmio apenas uma coroa de oliveira.

No século II a.C., a Grécia foi invadida pelos romanos. O imperador romano Teodósio I, em 393 d.C., proibiu todos os ritos e festejos panteístas, entre eles as Olimpíadas. Assim, os Jogos da Antigüidade chegaram ao fim.

cubos