Edição 08

Projeto Didático

Uma idéia iluminada

A professora Maria de Lourdes Bezerra da Cunha (Lourdinha) junto com os alunos da 2ª série “C” ano 2002, do Colégio Imaculado Coração de Maria – Olinda / PE, através do projeto “Parceiros da Energia” (Projeto Ambiental organizado pela CELPE), vivenciaram um sonho e realizaram uma idéia tão desejada por um educador: O Planejamento e a operacionalização de um projeto didático com sucesso.

O “Parceiros da Energia” foi premiado como melhor trabalho pela CELPE, é o exemplo real da possibilidade de um modelo de educação global, para formação de meninas e meninos cidadãos. Este projeto contempla as dimensões cognitivas, sociais e afetivas, bases estruturais para uma proposta do ensino globalizante. Logo, o resultado de sucesso passa a ser um modelo referencial de projeto didático contextualizado e viável em nossa prática escolar.

Esse projeto, que durou um ano letivo, estava constituído em atividades significativas e dirigidas, sendo alvo de uma dupla orientação: os objetivos didáticos traçados pela professora e também a produção esperada dos alunos. Desde o seu lançamento, o projeto contou com o comprometimento de todos os alunos da 2a série C e as produções tiveram um destino social real.

Objetivando trabalhar a preservação do Meio Ambiente, juntamente com o não desperdício de energia, o projeto iniciou com a criação de um RAP – de autoria da professora do projeto, Maria de Lourdes B. da Cunha – CICM (Colégio Imaculado Coração de Maria), onde ela contextualizou o tema e a problematização a serem trabalhados e seus respectivos focos: Fontes geradoras de energia, Preservação ambiental e Atitudes comportamentais no desenvolvimento da cidadania. Acreditando que o RAP trata-se de uma estratégia interessante para atrair os alunos a aderirem a idéia do projeto, sensibilizar as coordenações das outras séries e socializá-lo dentro e fora da escola.

Esses objetivos podem ser conferidos na letra do RAP “Parceiros da Energia”.

O projeto teve seus objetivos específicos pautados numa metodologia construtivista, sob a coordenação da Professora Lourdinha, através da interação com órgãos e empresas envolvidas com a questão, com o apoio da direção e coordenação do colégio e participação dos alunos, pais e comunidade.

Para atingir esses objetivos, a Professora Lourdinha e seus alunos desenvolveram estratégias que estruturaram, de forma criativa, inteligente e contagiante de emoção as etapas vivenciadas no projeto “Parceiros da Energia”.

Após aprovação do tema para estudo, o CEPAI (Centro Psicopedagógico de Atividades Integradas) deu total cobertura ao projeto, fornecendo informações que vieram nortear a criação do “Conselho Aconselhável”.

O CEPAI pôde também constatar, em uma aula prática dada pelos alunos do projeto, informações e orientações sobre consumo, controle e dicas para economizar energia, que foram estendidas aos alunos das turmas de 1as, 2as e 3as séries. Nesta etapa, foram viabilizadas ações de caminhadas (no pátio do colégio, no quarteirão), visitas ao mercadinho, abordagem no trânsito, batendo porta a porta, propiciando um envolvimento entre alunos, pais e comunidade, o que garantiu o grande sucesso. Durante as visitas os alunos distribuíam o texto “Conselho Aconselhável” – segundo o modelo, construído pelos alunos através de trabalhos na área de português (com variedade de texto), matemática (com levantamento de gastos de energia) e história e geografia (como atitudes de cidadania).

Formulando progressivamente perguntas e respostas adequadas ao assunto, foi colocado em jogo, constantemente, o conhecimento prévio dos alunos. A professora, por sua vez, procurou criar aulas de maneira contextualizada, aproveitando sempre as situações cotidianas do trabalho.

Após o grande sucesso da ação “Conselho Aconselhável” surgiu o “Multiplicando Idéias”, levando os alunos do colégio a gerarem novas ações como:

Criação de “Histórias em Quadrinhos”
com uma biblioteca rotativa repleta de gibis sobre energia, que passeava de sala em sala, com horários e dias combinados.

Concurso de Painéis
com exposições em locais estratégicos do colégio para socialização do projeto.

Socializando atividade desenvolvida com o envolvimento dos pais, cujo produto está baseado no envio de dicas para realizar projetos ambientais.

Novos Conhecimentos – ação que promoveu pesquisa e aprofundamento sobre informações da construção de uma hidrelétrica e divulgação desses conhecimentos.

Parceria Pais x Filho – internet em ação,
pesquisa envolvendo os pais sobre a investigação de formas alternativas de energia “Energia Solar”.

O Celpinho, correio do “Parceiros da Energia”, o intercâmbio entre as turmas das 5ª, 6ª, 7ª e 8ª com alunos da 2ª série.

E assim, a cada ação realizada surgiram novas idéias, que construíram novas trajetórias, gerando novos conhecimentos e multiplicando as idéias… O “Parceiros da Energia” continua com toda tensão!

Contemplando a utilização de músicas sobre o meio ambiente, literatura, dramatização, passeata e outros recursos didáticos, o projeto finalizou com uma exposição “Feira de Conhecimentos”, onde os alunos selecionaram e sintetizaram as informações adquiridas ao longo do estudo, a construção da maquete onde o lixo virou luxo, organização dos painéis, internalização de conteúdos e exposição a visitantes e empresários, a premiação foi a coroação do sucesso do projeto “Parceiros da Energia”. Os alunos foram contemplados com bicicletas e a professora recebeu um microcomputador para o melhor trabalho e um televisor 14’’ como professora premiada.

A CONSTRUIR NOTÍCIAS se sente honrada na divulgação de trabalhos desse porte, que reúne simplicidade, criatividade, determinação e conhecimento, sintonizado com a concepção de Projeto Didático, focada para uma educação globalizante, onde há o compromisso constante por construir certezas na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

E, por tudo isso, PARABÉNS! Professora Lourdinha, alunos da 2ª série C ano 2002 e Colégio Imaculado Coração de Maria.

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