Edição 78

Projeto Didático

Uma viagem fantástica ao mundo da leitura

Escola Gato de Botas
Alagoinhas/BA

32_viagem_fantastica

Nosso projeto foi realizado durante todo o ano de 2013, quando buscamos estimular a imaginação e aguçar o prazer pela leitura.

Utilizamos todo material possível para que conseguíssemos chamar a atenção das nossas crianças para a importância das histórias no desenvolvimento emocional.

Sabemos que, através da leitura e da escrita, nossas crianças podem construir e descobrir novas habilidades no seu processo cognitivo, entre elas o prazer de escrever textos e mostrar sua construção para seus colegas, professores e pais.

Objetivo geral

Oportunizar às crianças a terem contato com diversos tipos de literatura, mostrando a elas a importância das histórias infantis para o seu desenvolvimento intelectual e emocional.

Desenvolvimento

1º passo do desenvolvimento:
Antes de começarmos a trabalhar com os alunos, iniciamos o trabalho com a equipe pedagógica, mostrando a ela todas as possibilidades cabíveis ao projeto, para que começasse suas pesquisas através da necessidade literária de cada grupo (séries).

2º passo do desenvolvimento:
Iniciamos as atividades pedagógicas trabalhando com teatro de fantoches para chamar a atenção das nossas crianças para o mundo do faz de conta e assim estimular a sua imaginação.

Fomos observando o interesse de cada grupo, e as professoras, após a apresentação dos fantoches, sentavam nas rodinhas e começavam a estimular os alunos a criarem suas próprias histórias. Toda semana, colhia-se uma história completa de um determinado assunto.

Com a construção das histórias individuais de cada aluno, construímos com eles um lindo dossiê, através do qual os pais e familiares puderam conhecer a história de seu(sua) filho(a) e a de seus amigos da turma.

As crianças da Educação Infantil tiveram ajuda dos professores para ilustrarem suas próprias histórias. Os professores colocavam imagens dos personagens principais, e as crianças se utilizavam da arte para concluir a ilustração, trabalhando com materiais como: papel crepom, areia, palito de picolé, folhas, sementes, cola colorida, glitter, etc.

Para as crianças do Ensino Fundamental I, a ilustração aconteceu de forma espontânea e livre, em que cada autor pôde dar vida aos seus personagens e criar um mundo ao redor deles.

Os professores, junto com os alunos, escolheram um único tema para criar uma história que iria fazer parte de um livro que seria lançado para os pais, familiares e a nossa comunidade.

A nossa equipe pedagógica fez questão de não utilizar os contos de fadas já conhecidos; desde a primeira apresentação, construímos novos contos para estimular cada vez mais nossos alunos a terem vontade de construir também suas histórias.

Recursos utilizados durante o projeto:

• Fantoches confeccionados pelos professores.
• Painéis para dar cenário aos personagens dos fantoches.
• Fantasias para as dramatizações dos professores para os alunos.
• Data-show.
• Montagem de vídeos.

31_viagem_fantastica

Culminância

1ª culminância:
Criamos o dia das amostras para os pais e familiares, quando as crianças expuseram artes que confeccionaram voltadas às suas histórias pessoais e que estavam anexas ao dossiê. O material foi entregue às famílias, com alegria, emoção e muito orgulho com a conclusão dos trabalhos.

2ª culminância:
No teatro Centro de Cultura de Alagoinhas, aconteceu a etapa final do nosso projeto, em que apresentamos para as famílias o produto final, que foi o nosso livro Uma fantástica viagem ao mundo da leitura. Os pais puderam conhecer cada história criada pelos alunos e pelas professoras, através de apresentações de teatro, música e dança.

No final, cada criança recebeu seu livro, que foi confeccionado em uma gráfica da cidade, e os alunos puderam autografar e entregar a seus pais.

Avaliação

A avaliação foi realizada durante todo o processo; os professores puderam observar a atenção, a criação, o envolvimento e a dedicação das crianças.

Conclusão

Foi muito prazeroso perceber o envolvimento dos alunos, de seus pais e de toda a escola para que nosso projeto acontecesse. Descobrimos o quanto esse projeto ajudou no desenvolvimento dessas crianças e também estimulou a relação entre pais e filhos, pois toda sexta-feira ia para a casa dos alunos a história de um colega da turma, que deveria ser lida e discutida pela família. Consequentemente, os pais criaram uma ansiedade em conhecer a história do seu(sua) filho(a), cobravam-nos, entusiasmavam-nos e encorajavam-nos a continuar com esse lindo projeto.

A nossa equipe pedagógica concluiu o projeto com a sensação de dever cumprido, pois envolvemos escola, família e alunos para essa realização.

Acreditamos que tudo foi possível através dessa união. Isso só nos encoraja a criarmos projetos cada vez mais entusiasmantes para que consigamos unir escola, família e alunos.

Esse é o verdadeiro sentido da realização dos projetos escolares.

Coordenação do projeto
Equipe pedagógica

cubos