Edição 101

Matérias Especiais

Você está preparado para ser e manter-se um profissional de qualidade?

Adriana Torres

Compromisso: Você é responsável pelo resultado, pare de escalar desculpas, arrumar culpados, seja comprometido e consciente do seu papel.

Saiba falar com os alunos e colaboradores: Sua melhor ação é a conversação: quem emburra perde a chance de se fazer entender e de trazer benefícios ao grupo. Tenha ideias e faça das propostas seu marketing pessoal. Seja um elo de comunicação e fale com clareza.

Promova situações significativas: Nada flui na sociedade como uma propagada ou um conto de fadas. Como você, também os outros têm problemas. Quem só trabalha quando tudo está perfeito e correto não é profissional e deve partir logo para a Terra do Nunca (e nunca crescer). Seja articulador de resultados, não mais um a se queixar. Garanta o sucesso da sua escola e torne-se um profissional diferenciado.

Enfrente problemas e conflitos: As instituições, hoje, estão com dificuldade em abrir as portas e permanecer abertas. Não traga mais problemas, traga soluções. Se, diante de uma dificuldade, você não tem nada diferenciado e motivador para falar, acho difícil sobreviver neste século. Autoavalie-se.

Sirva de exemplo: Certa vez, uma instituição com muitas dificuldades de se manter estava à beira da falência, e todos os colaboradores estavam insatisfeitos e cheios de queixas da administração. Um dia, quando chegavam para trabalhar, havia uma faixa na porta da entrada: “Hoje, morreu a pessoa que mais atrapalhava o crescimento desta escola, dirijam-se ao salão para o velório”. Todos correram para descobrir finalmente quem tinha prejudicado por tanto tempo o local de trabalho. A fila formou-se, e cada um que se aproximava mostrava um grande ar de espanto. Viam dentro do caixão um espelho. A pessoa que mais prejudicava a instituição era cada um. Você tem a responsabilidade de exercer com caráter e dignidade sua profissão. Seja íntegro e comprometido o tempo todo que estiver dentro de uma instituição, não feche as portas para você mesmo.

Quem não cumpre horário e responsabilidade mente para si: Você se acha esperto em burlar as regras e os princípios da sua instituição? Pergunte aos seus pais qual o grau de orgulho que eles sentem de você.

Quem tenta enganar os outros acaba sendo o mais enganado de todos. Ninguém é tão esperto quanto se acha, e os outros também não são tão burros como parecem.

Seja criativo: Dizem que um cachorro estava perdido na floresta com um osso quando se sentiu ameaçado por um faminto leão; sem chance de escapar, disse: “Acabei de caçar e comer um leão, mas ainda estou com fome”. O leão, assustado, foi embora. Um macaco que viu tudo correu para contar ao leão a história verdadeira. O leão, ainda mais bravo por ter sido enganado, voltou atrás do cachorro. Este, vendo que o rei da floresta corria em sua direção com o macacão montado nas costas, disse bem alto: “Eu já acabei com um leão, e aquele macaco que prometeu me trazer outro nada de aparecer”. Moral da história: Nunca desista de lutar. Você até pode perder, mas nunca desistir sem lutar e inovar.

Conheça as novas tecnologias e esteja preparado para usá-las: Computador não é só lazer, e celular não é só brinquedo; saiba como tirar proveito dessas (e outras) ferramentas para se informar, atualizar-se e crescer. As informações são muitas no mundo. Aprenda como funcionam os concorrentes vendo seus erros e acertos; garra e caminho dependem do esforço de cada um.

Tenha domínio profissional: Conheça as necessidades e aspirações de seus alunos. Saiba como propor sem mentir nem prejudicar. Vista a camisa fundamentado em pontos verídicos e seja um parceiro do aluno e da instituição. Sem qualquer uma das pontas desse triângulo, você não tem nenhuma chance.

Enxergue o conhecimento de forma não fragmentada: Não é só dar a aula e pronto. Envolva-se com a sua instituição. Saiba como todas as áreas funcionam e agem e valorize cada trabalho.

Amplie sua cultura: Quando uma pessoa não quer crescer e aprender, todos se prejudicam. Uma ideia ou proposta de outro ramo pode muito bem ser aproveitada na sua área. Seja interdisciplinar.

Compreenda o “mundo” e a realidade em que os outros vivem: Não se detenha só na sua visão. Mantenha sua empatia, estude outras formas de linguagem, olhares, brincadeiras, etc., que dizem muito mais.

Abra-se ao novo: É preciso estar atento às novidades. Mas mantenha critérios e percepções racionais. Não saia correndo atrás de toda novidade. Seja curioso, mas prudente.

Saiba gerenciar: Organize tempo, espaço e conhecimento. Tenha disciplina para preparar seu dia.

Aprender a aprender: Busque informação e atualização e, principalmente, procure desenvolvimento a longo prazo — o futuro é muito importante.

TORRES, Adriana Meyer. ABC Educativo – A revista da Educação. Ano 7. N° 60. Outubro de 2006.

cubos