Edição 74

Projeto Didático

Voltei, Recife

Colégio Damas Santa Cristina – Nazaré da Mata/PE

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Projeto didático: Voltei, Recife
Colégio Damas Santa Cristina – Nazaré da Mata/PE
Direção: Ir. Rosineide Campos
Elaboração: Profª Vanilma Karla e Josélia Moura
Supervisão: Fund. II: Josélia Moura
Coordenação: Jaciara Monteiro e Magda Regina
Disciplinas e professores envolvidos:

• Edinéa Correia (profª. convidada – Língua Portuguesa)
• Elton (Ed. Física)
• Jaciane Monteiro (Língua Portuguesa)
• Vanilma Karla (Arte e Língua Portuguesa)
• Mercês Monteiro (Ed. Física)
• Dayse Oliveira (Psicóloga)

Execução do projeto: Educadores, coordenadores e supervisores

Apresentação

“E, nesse ritmo, que ferve braços, pernas, alma e coração, seguimos o bloco Damas cantando o mesmo frevo-canção… Santa Cristina: há 90 anos, aquecendo o nosso coração.”

Josélia Moura

“Quem tem saudade não está sozinho. Tem o carinho da recordação…”, já diziam os grandes mestres do frevo, Nelson Ferreira e Aldemar Paiva, na canção Frevo da Saudade. Mas é pouco provável que a saudade seja algo que possamos sentir em relação ao frevo. Inúmeras iniciativas têm procurado entendê-lo não só como expressão carnavalesca — e que completou, este ano, 106 anos, no dia 9 de fevereiro —, mas como expressão da cultura popular brasileira.

O Damas Santa Cristina — assim como o frevo, na sua essência histórica — embala sonhos, alegrias e saudades; festeja 90 anos de existência; e, motivado pela missão de consagração e dedicação à juventude, reflete, na ação pedagógica, a alegria de conhecer, descobrir e ressignificar o saber com o projeto Voltei, Recife.

Atrelado aos fatos supracitados, o projeto traz como objetivo principal a união do frevo com a inclusão social. Pois queremos despertar em todo o nosso corpo discente a importância do respeito mútuo, da cooperação e de enxergar o outro não na sua aparência física, mas no que há de melhor: o ser humano em sua essência.

Justificativa

Diante desse contexto de musicalidade e história, surge o projeto Voltei, Recife, desenvolvido pelos alunos do 8º ano que, a partir de atividades sistematizadas, desejam traduzir a essência da alegria do frevo, bem como unir os conhecimentos adquiridos à educação inclusiva para que possamos enxergar os sujeitos em suas singularidades.

O projeto Voltei, Recife faz um resgate do frevo e ressalta sua importância cultural, tanto para o nosso estado quanto para o nosso município (Nazaré da Mata). O frevo é um ritmo musical que surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX. Apesar de todo esse tempo, suas músicas, seus passos e o seu típico fervor não saem da mente e do coração dos pernambucanos.

Voltar ao Recife é relembrar os sentimentos de Capiba, a alegria de Alceu Valença e a magia dos bonecos gigantes de Olinda. Assim, o projeto traz uma análise, nos âmbitos artístico, histórico e linguístico, das músicas de frevo, enaltecendo, sobretudo, os aspectos culturais e a importância de um ensino prazeroso e significativo.

Objetivo geral

Resgatar o frevo não só como elemento cultural, mas, também, como objeto de estudo e inclusão social.
Objetivos específicos
Dinamizar o ensino.
Oportunizar análises linguísticas nas músicas de frevo.
Entender o frevo como elemento norteador de aprendizagem.
Referenciar o frevo como um dos instrumentos para a inclusão social.
Perceber que a educação inclusiva deve ser uma prática constante no âmbito escolar.
Reconhecer que a cultura deve ser abordada, pois o elemento cultural, que é o frevo, já é intrínseco ao povo pernambucano.

Cronograma e atividades desenvolvidas

Fevereiro:

Profª. Vanilma apresentou o projeto, refletiu e construiu o conceito de cultura com os alunos, trouxe a origem da palavra frevo e fez algumas análises interpretativas em algumas músicas de frevo.

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Março:

04/03/13: A Profª. Edinéa Correia (convidada) realizou uma oficina sobre os aspectos linguísticos e verbais nas músicas de frevo.
05/03/2013: A profª. Vanilma realizou oficinas de máscaras e roupas recicláveis para os alunos do 7º ano.
07/03/2013: oficina de frevo com a profª. Mercês Monteiro para os alunos do 7º ano.
13 e 14/03/2013: palestra com Dayse (psicóloga). Tema: Diferentes Somos Todos, a Busca Constante por uma Educação Inclusiva. Título baseado no paradidático trabalhado em 2012, da editora SM.
20 e 21/03/2013: oficina de frevo e de máscaras para os alunos do Dom Ricardo Vilela (alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE)).

Abril:

12/04 (7º ano A) e 19/04 (7º ano B): excursão pedagógica para o Recife e Olinda, conhecendo os principais pontos turísticos relacionados ao frevo.

Maio:

Análise dos estudos, divisão dos trabalhos que seriam desenvolvidos e avaliação dos mesmos junto à supervisão.

Agosto:

Tarde Cultural – culminância do trabalho na Praça do Frevo, em Nazaré da Mata, com apresentação de oficinas de máscaras, história do frevo, frevo em relação à inclusão social, oficina de teatro, apresentação de dança e orquestra de frevo.

Coordenadora do projeto: Profª. Vanilma Karla
Orientação: Josélia Moura

Referências

CASSOLI, Camilo; FALCÃO, Luiz Augusto; AGUIAR, Augusto. 100 anos de folia. São Paulo: Timbro, 2007.

http://www.frevo.pe.gov.br/ Acessado em 15/01/2013.

http://www.frevocomunicacao.com/ Acessado em 15/01/2013.

ORTIZ, Renato. Cultura Brasileira e Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense, 2009.

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