Edição 47

Matérias Especiais

XVI Concurso de redação

paulinasTema: Cultivar a paz: missão de todos nós

Caro professor,

Com alegria, a Paulinas lança seu XVI Concurso de Redação, cujo tema é: Cultivar a paz: missão de todos nós, que traz consigo uma grande surpresa para a sua escola. Em tempos de violência contra pessoas e contra o planeta, a educação para a paz surge como espaço de argumentação e debate, desvelando como ela se forma e projetando alternativas para a construção de uma sociedade sadia e pacificamente possível. Nós, educadores cientes de nossa função mediadora no processo de formação intelectual, moral e ética do educando, somos convocados a encurtar distâncias entre a realidade de violência que vivenciamos e a concretização de uma convivência harmoniosa e pacífica entre seres humanos e com a natureza.

O projeto Paz – Querer é fazer foi criado em 2005 pela Paulinas Editora e visa promover e divulgar uma cultura de paz e cidadania em nossa sociedade. A ideia é gerar nos ambientes escolares situações habituais que levem o aluno àquela disposição de caráter propensa à prática da justiça no dia a dia, em relação a si mesmo, ao outro e ao ambiente. Neste quinto ano de concurso, reforçaremos as atividades voltadas para o respeito ao planeta (já tratado em nossas edições de 2007 e 2008), ajudando a espalhar pelas escolas de todo o País a semente do respeito à vida, à diversidade e à natureza, indispensáveis para a conquista e a manutenção da tão almejada paz.

O concurso se estende para as escolas das redes municipal, estadual e privada, em duas modalidades: alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental participam do Concurso de Redação; e os da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental participam do Concurso de Desenhos dentro da mesma temática. A redação deve ser manuscrita, e serão observadas a criatividade, objetividade, originalidade, caligrafia, coesão e coerência do texto. A produção, tanto da redação como do desenho, deverá ser da criança, o professor poderá apenas ajudar na pesquisa do tema e orientar na elaboração. Os professores deverão fazer uma pré-seleção e enviar, no máximo, 10 redações/desenhos por sala de aula para concorrerem.

As redações deverão ser entregues até o dia 27 de setembro (sem prorrogação). O resultado será divulgado no dia 27 de outubro, e a entrega dos prêmios para os classificados da Educação Infantil ao 3º ano será no dia 03 de dezembro, às 15h. Para os classificados do 4º e do 5º ano, a premiação será no dia 04 de dezembro, às 15h. Os alunos classificados deverão estar presentes nos dias acima especificados com representantes de suas respectivas escolas, como também pais e convidados, no Salão da Livraria Paulinas.

Para os alunos da Educação Infantil e do 1º ano, serão selecionados 3 (três) desenhos que receberão como prêmio kits de produtos Paulinas. Os alunos classificados em primeiro lugar do Concurso de Redação receberão um ano de assinatura da revista Super+ (Revista mensal da Paulinas Editora, distribuída em todo o Brasil); um kit com produtos Paulinas; uma medalha de honra ao mérito; um certificado de participação do concurso e terão seus nomes e o de suas escolas divulgados na revista Super+, edição de dezembro, e no jornal Diario de Pernambuco, no caderno infantil Diarinho. As demais colocações receberão as mesmas premiações, com exceção da assinatura da revista Super+. A escola cujo aluno for classificado em primeiro lugar ganhará as inscrições para seus professores participarem de uma oficina oferecida pela Editora Paulinas.

Local de entrega e premiação das redações:
Livraria Paulinas

Rua Frei Caneca nº 59, Santo Antônio
Recife, Pernambuco, CEP: 50010–120
Fone: (81) 3224.5812

cubos