Edição 91

Lendo e aprendendo

10 dicas de como controlar o estresse no dia a dia

1 Mantenha-se motivado em direção aos seus sonhos

Pergunte-se: o que está mantendo sua vida em direção ao seu maior sonho? A resposta para esta pergunta é muito importante para que você encare a realidade e entenda o que está faltando para alcançar os seus sonhos.

2 Evite se cobrar em excesso

Pergunte-se: o sofrimento leva à renúncia? Em diversos tipos de situação, as cobranças vindas de terceiros serão constantes. Reflita sobre o que o faz sofrer e tenha em mente não desistir daquilo em que você acredita por causa de pessoas que o pressionam todos os dias.

3 Procure agregar detalhes que o fazem feliz

Pergunte-se: o que me traz paz verdadeira? Qual é a minha fonte de alegria ilimitada? Ao longo do seu dia, procure agregar coisas que despertem felicidade em você. Você pode tornar o seu dia mais agradável.

4 Valorize o seu trabalho e acredite em você

Pergunte-se: o que é amar de verdade? Se você escolheu a sua profissão, se você trabalha pelos seus filhos, se você almeja novas metas, busque o aprendizado todos os dias e faça tudo com amor.

5 Faça o bem

Pergunte-se se você pratica o bem pelo outro ou pelo seu próprio bem. Fazer o bem aos outros é uma atividade que faz bem a você. O bem-estar de alguém, quando proporcionado por você, o faz sentir muito mais valorizado, é como entender o valor da existência.

6 Tente não invejar o outro

Pergunte-se se luxúria, inveja, ira e ilusão, neste momento, fazem parte da sua vida. Para que elas servem? A resposta a estas perguntas o fará muito mais compreensivo em relação ao que realmente importa: seus sonhos, suas metas, seus objetivos e suas obrigações.

7 Resolva as suas pendências

Pergunte-se se você se preocupa em solucionar seus problemas ou se ocupa em buscar boas soluções. Se você acredita estar em um momento difícil, quando tudo parece problema, acalme-se. Pense no que realmente é um problema, procure alternativas para solucioná-lo, escolha uma delas e busque o seu objetivo.

8 Pense antes de agir

Pergunte-se: quando foi que usei a minha intuição para tomar uma decisão? O que é ser sábio? Não tenha reações por impulso, pois muitas vezes elas são negativas. Pense, reflita, entenda os fatos. Uma pausa de minutos, horas ou dias pode ser essencial para ajudar a tomar a melhor decisão.

9 Valorize as suas amizades

Pergunte-se: o que é amizade? Aproveite o carinho dos seus amigos e seja carinhoso também. Não ache que há coisas mais importantes do que isso, encare suas amizades como parte essencial para a sua vida.

10 Viva a vida

Pergunte-se: sou um sobrevivente ou um ser vivo? Sorria mais, experimente novos alimentos, misture novos temperos, mude os móveis de lugar, mude a cor das paredes, conheça a sua cidade, leia sobre diversos assuntos, converse mais com as pessoas ao seu redor. Essas dicas lhe ajudarão a entender que a vida é mais do que a casa, o trabalho e a faculdade.

Fonte: Flávia Lippi, autora do livro Spiritual Coaching (Matrix Editora) e coordenadora do Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi (IDHL).

Revista Profissão Mestre. Curitiba: Humana Editorial. Ano 12, n. 141.

cubos