Edição 100

Profissionalismo

26 motivos para fazer atividades físicas e esportes na escola

imagem_12

Por que a Educação Física é importante para seu filho?

Por meio dessa disciplina e sob orientação de profissionais de Educação Física, as crianças e os jovens aprendem e se preparam para desenvolver as habilidades de ser, conviver, conhecer e fazer — exatamente os quatro pilares que dão base ao ensino, segundo a Unesco.

Aulas de Educação Física significam muito mais do que atividades corporais. Por meio da apreensão de conhecimentos específicos dessa disciplina e da prática regular de atividades físicas esportivas, seu filho desenvolve competências, capacidades e habilidades associadas às dimensões afetivas, cognitivas, sociais e psicomotoras e internaliza valores. Pela participação em atividades individuais e coletivas, ele deixará de pensar apenas em si mesmo para contribuir para o bem-estar comum.

Terá ainda de aprender a dividir tarefas, de modo a encontrar soluções para todo tipo de situação, inclusive as derrotas. Vai descobrir o quanto vale a amizade, a parceria e a colaboração. Irá propor alternativas nas vivências de práticas corporais — por exemplo, por meio de jogos cooperativos, danças e diferentes formas de praticar modalidades esportivas.

E, porque essa disciplina coloca em destaque o corpo humano, esta cartilha também fala sobre os sinais que revelam o uso errado do próprio corpo por seu filho, prejudicando o rendimento escolar como um todo. Lembre-se: ao desenvolver a consciência corporal, seu filho naturalmente vai se interessar por estilo de vida saudável com mais possibilidades de êxito em sua trajetória.

Ensina a ser saudável

A Educação Física é a única disciplina no currículo escolar que, entre outros benefícios, cuida do corpo com a intenção de despertar seu filho para um estilo de vida ativo e saudável.

Ajuda seu filho a se desenvolver

1- Melhora as habilidadesmotoras

As aulas de Educação Física são eficientes para melhorar os movimentos naturais do indivíduo ampliando as habilidades motoras. Quanto mais experiência motora seu filho desenvolver, mais preparado ele estará para corresponder aos desafios da vida.

2- Estimula as capacidades cognitivas

Com as aulas de Educação Física, seu filho aprende a organizar o pensamento, pois elas:

• Desenvolvem o raciocínio lógico.
• Exercitam o planejamento.
• Estimulam a memória.
• Ajudam a compreender situações, linguagens e estratégias.
• Ensinam a resolver problemas.

Segundo pesquisas, crianças que praticam atividades físicas regularmente têm maior rendimento em Matemática e línguas, além de maior facilidade para leitura.

3- Confere domínio corporal

Ao fazer atividades físicas e esportivas, seu filho também vai testar seus próprios limites físicos, conquistando um controle até então inédito sobre o próprio corpo. Ele poderá conhecer diferentes formas de se relacionar com o outro e com o ambiente, jogando, lutando, dançando e se exercitando, de acordo com estilos e técnicas criados ao longo do tempo por diferentes culturas do mundo.

4- Aprimora as competências

A prática regular, devidamente orientada, de atividades físicas e esportivas enriquece o jovem tanto do ponto de vista psicológico quanto do intelectual. E ainda:

• Melhora a atenção e o poder de concentração.
• Promove a disciplina e a determinação.
• Valoriza outras formas de comunicação e expressão que não a verbal.

Ensine a respeitar o corpo

Informe-se sempre sobre o funcionamento correto do corpo para saber transmitir esse conhecimento ao seu filho.

Identifica os problemas corporais

5- Valoriza a consciência corporal

Aulas de Educação Física devidamente orientadas não pretendem formar atletas, mas pessoas conscientes de si mesmas e do próprio corpo. O culto ao corpo não é, portanto, seu objetivo. Fique atento ao modo como seu filho se relaciona com o próprio corpo em atividades cotidianas — como ele se comporta em casa (quando está estudando, se alimentando, assistindo à TV, etc.). Mostre a seu filho como é importante se conhecer para saber seus limites e possibilidades.

6- Reeduca a postura

Alerte seu filho para a importância da postura correta, ela é fundamental para melhorar o rendimento dele durante a aula. A postura incorreta prejudica o corpo por inteiro, provocando um desconforto que interfere até mesmo na capacidade de aprender informações.

7- Dá o sinal de alerta!

Alguns sinais corporais são bem visíveis, e uma das maneiras mais fáceis de identificá-los é observar o modo como seu filho respira, anda, senta, dorme. Nas aulas de Educação Física, por meio do monitoramento de índices de aptidão física, é possível detectar problemas de desenvolvimento e crescimento nos alunos, como obesidade; desnutrição; déficit de crescimento; distúrbios na maturação biológica; e problemas neurológicos que, se identificados em fase inicial, podem ser tratados sem que haja problemas na fase adulta. Testes de fácil aplicação, bem como uma simples observação do professor de Educação Física em suas aulas, podem fazer uma grande diferença no desenvolvimento da criança e do adolescente e evitar problemas no futuro.

É importante que seu filho seja estimulado a dar o melhor de si nas aulas de Educação Física, bem como nas demais atividades escolares. Encontre tempo para prestigiá-lo, participando com entusiasmo dos eventos escolares.

Melhora a comunicação

Tanto no esporte quanto na vida, é preciso aprender a dividir responsabilidades. Quanto maior a comunicação do grupo, melhor será o resultado do jogo.

Trabalha o equilíbrio emocional

8- Revela o desafio verdadeiro

Dentre todas as práticas corporais, as esportivas são as de maior destaque. Explique a seu filho que o verdadeiro desafio não é superar o colega, mas a si mesmo.

9- Prepara para a vitória e para a derrota

Toda prática esportiva tem altos e baixos. Não estimule seu filho a se sentir imbatível, tampouco perdedor. Comemore cada vitória de seu filho. E, no caso de derrota, esteja ao lado dele.

Incentive seu filho!

É importante que seu filho seja estimulado a dar o melhor de si nas aulas de Educação Física, bem como nas demais atividades escolares. Encontre tempo para prestigiá-lo, participando com entusiasmo dos eventos escolares.

10- Estimula a autonomia

Mostre a seu filho que fazer uma escolha é importante, mesmo nos momentos de tensão. Quando decide passar a bola e não lançá-la à cesta, por exemplo, está exercitando sua independência e seu amadurecimento.

11- Mostra que nada é garantido

Cada jogada tem um fim imprevisível. Ao conviver com isso, seu filho crescerá e se fortalecerá. Estimule-o a superar os riscos desde cedo, para que se torne capaz de dominar a frustração.

12- Reforça a autoestima

Do ponto de vista físico, as atividades esportivas liberam hormônios que favorecem o bem-estar. Do psicológico, diminui a timidez, o que é ótimo para fazer seu filho ter confiança e gostar de si mesmo.

13- Valoriza a criatividade

Quando seu filho encontrar uma solução diferente para um problema, elogie-o. A criança ou o jovem que elabora diferentes formas de fazer uma tarefa terá vivência maior para enfrentar situações adversas no futuro.

Ensina a trabalhar em equipe

14- Mostra a importância de partilhar

Para alcançar um objetivo, é preciso compartilhar tarefas. Ajude seu filho a entender que o mais importante é a equipe, e não ele mesmo.

15- Ensina a enxergar o outro

Em atividades corporais como as danças, os jogos e os esportes, seu filho se expõe diante do grupo e o grupo “se desnuda” perante ele — assim, cada um é estimulado e se identifica com o outro em diferentes ambientes e situações. Enfatize que “todos são iguais”, mas têm habilidades distintas que ajudam a fortalecer o todo.

16- Aponta a harmonia do conjunto

O objetivo comum de uma equipe ou grupo só será atingido se for trabalhado o desenvolvimento de todos os integrantes, suas diferentes capacidades e habilidades.

17- Reforça que todos são importantes

Seu filho assumirá diferentes papéis no grupo ou na equipe esportiva. Enfatize que todos são igualmente importantes. Ensine-o a aceitar o que for exigido a cada momento. Assim, ele aprenderá a respeitar o outro.

18- Ensina a lidar com o risco

Praticar esporte também significa definir estratégia e avaliar situações, escolhendo esta ou aquela resposta que poderá ser, ou não, benéfica para o grupo. Converse com seu filho sobre os riscos que ele corre ao agir sob pressão. Valorize as iniciativas e as decisões tomadas durante o jogo.

imagem_1319- Ensina a repensar estratégias

Depois de o jogo ter acabado, converse com seu filho sobre as alternativas de respostas para várias situações vivenciadas. É um bom exercício para redefinir o futuro.

Ajuda a mudar a escola

É importante propor aos professores e à diretora da escola do seu filho a adoção de uma pedagogia baseada na colaboração, e não na competição. Ela pode inspirar a integração entre todos, diminuindo problemas como o bullying.

Reforça o valor da cooperação

20- Reforça a importância de colaborar

Nas aulas de Educação Física, é possível privilegiar comportamentos baseados na ajuda, praticando atividades físicas e esportivas com foco na cooperação. Em desafios assim, seu filho só vence se unir forças com os demais.

21- Reforça o que a criança é

Enquanto seu filho é instigado a cooperar com o grupo para resolver um problema, ele também ganha liberdade para se expressar, deixando à mostra o que há de mais autêntico no seu jeito de ser.

22- Mostra novas saídas

As atividades com foco na colaboração, os jogos cooperativos, representam a complexidade dos problemas diários. Mas exigem uma saída pensada por todos, beneficiando o conjunto. Ajude seu filho a perceber a dimensão do que está em jogo, incentivando a adoção de uma atitude solidária dentro e fora da aula de Educação Física.

23- Gera integração entre os alunos

Só é capaz de praticar atividades cooperativas aquele que aceita o outro — e, para tanto, é preciso aceitar primeiro a si mesmo. Independentemente das diferenças de aparências e temperamento, os jogos e práticas de esportes baseados na cooperação fazem com que se sintam incluídos, respeitados.

24- Fomenta a confiança no próximo

Cooperar significa inspirar confiança. E como é que se constrói confiança no cotidiano? Deve existir uma relação de troca de informações, em que não é apenas o professor que fala dos problemas, mas em que os alunos aprendem a conversar sobre o que normalmente preferem silenciar.

Ajuda na relação entre pais e filhos

25- Evite a cobrança exagerada

Estimule seu filho a fazer atividades físicas e esportivas na escola, valorizando o aprendizado de diferentes práticas corporais. Aceite, sobretudo, o “tempo” dele no processo de construção de hábitos para um estilo de vida ativo e saudável.

26- Incentive as escolhas do seu filho

Ajude seu filho a descobrir com quais atividades físicas e esportivas ele mais se identifica. Proponha atividades físicas e esportivas no ambiente familiar, estimulando a convivência entre vocês.

Fontes consultadas: Alcir Ferrer (técnico de basquete juvenil no Club Athletico Paulistano), Ivaldo Bertazzo (coreógrafo), Elaine Prodócimo (coordenadora do curso de graduação na Escola de Educação Física, EFE-Unicamp), Fábio Brotto (professor de Educação Física especializado em jogos cooperativos) e Comissão de Educação Física Escolar do Confef – 2009/2012 (Antônio Ricardo Catunda de Oliveira, Jeane Arlete Marques Cazelato, Lúcio Rogério Gomes dos Santos, Sérgio Kudsi Sartori, Valéria Sales dos Santos e Silva).

cubos