Edição 33

Matérias Especiais

A arte de educar

Antônio Nunes

Para toda e qualquer atividade que se pretende desenvolver a contento, é necessário o indivíduo se submeter a um treinamento. Mesmo as funções aparentemente simples exigem a mínima capacitação. E, para enfrentar a competitividade que cresce a cada dia, o homem “moderno” se desespera e acaba se esquecendo até de viver.
Infelizmente, muitos não se preocupam com a difícil missão de educar, de formar cidadãos, tarefa de pai e de mãe, os primeiros educadores. A família, o “santuário da vida”, pode ser considerada a primeira escola. A verdadeira arte de educar, a mais bela e nobre de todas as artes, reside em cada lar. E exige, entre outros atributos, muito amor, carinho, compreensão, paciência, dedicação, compromisso, responsabilidade, doação, caridade e respeito.
É importante que todo ser humano, quando pensar em contrair matrimônio, tenha a consciência de que está assumindo uma grande responsabilidade. É decisão das mais sérias, que deve ser tomada após uma reflexão sobre tão importante sacramento.
Lembramos que, para se educar crianças e jovens — filhos ou não —, não existe receita. Porém, faz-se necessário usar de muita habilidade. É prudente partir do princípio de que cada pessoa é única. Por isso, é fundamental buscar conhecer cada educando. Para ser bom pai ou boa mãe, antes de tudo, é necessário querer sê-los. Aceitar o filho como ele é, como Deus quis que nascesse, representa um passo importante para essa sublime tarefa. A partir daí, muito dependerá do meio, de quem o educa.
Filhos são dádivas divinas. Deus nos dá o dom e também a grande responsabilidade de oferecer educação plena, para que eles se tornem pessoas livres e felizes. Todo pai e toda mãe têm a sagrada e insubstituível missão de educar seus filhos, mesmo que não os tenham gerado. Não se admite transferir a educação a qualquer que seja a instituição. Nem mesmo à escola convencional, que tem papel fundamental nesse processo. Cabe, portanto, uma parceria entre família e escola, o que chamamos de “casamento perfeito”, com plenas possibilidades de sucesso.
A Escola de Pais do Brasil, entidade que atua junto à família brasileira há 43 anos, desenvolve importante trabalho na busca de conscientizar e alertar os pais para a responsabilidade de educar os filhos e formar cidadãos.
Com a missão de “ajudar pais, futuros pais e agentes educadores a formarem verdadeiros cidadãos”, a entidade muito tem contribuído para a construção de uma sociedade justa e equilibrada, através de casais voluntários que buscam alternativas para enfrentar os desafios e os problemas aos quais estamos expostos.
Conscientes de que não somos perfeitos, mas igualmente convictos de que temos a capacidade de crescer e de melhorar, a cada dia, o relacionamento entre pais e filhos e de transformar a sociedade, continuamos com a nossa ação, em nome do amor que dedicamos às nossas famílias.

Antônio Nunes é Presidente da Escola de Pais – Seccional – Campina Grande/PB.

cubos