Edição 132

Caça-Respostas

Caça-respostas

Procure, no quadro de palavras apresentado a seguir, as respostas que completam o sentido do debate sobre o uso das tecnologias digitais no contemporâneo segundo a abordagem da Dra. Rosangela Nieto de Albuquerque, refletindo na escola e na vida.

1. As tecnologias digitais avançaram e continuam avançando velozmente, sendo fonte de benefícios no desenvolvimento do bem-estar social, mas também são fonte de desigualdades      e      .

2. O uso das tecnologias digitais transforma as relações        ,        ,    e        nas sociedades.
3. Segundo a autora, as tecnologias digitais promoveram duas gerações: a dos     , que são resistentes a essas mudanças por não dominarem bem as tecnologias, e a dos       , que são crianças e jovens introduzidos nesse universo desde o nascimento.
4. Para os teóricos Palfrey e Gasser (2011), os      e       têm a maior responsabilidade e o papel mais importante na educação das crianças, tendo que enfrentar dificuldades nesse processo devido às barreiras culturais e da linguagem.
5. Os nativos digitais destacam-se por apresentarem habilidades tecnológicas, mas, por outro lado, precisam da vigilância dos pais em relação à, à  e à  dos filhos.
6. A autora considera necessária uma mudança de postura nas     , na         e no processo de ensino-aprendizagem
7. No modelo atual de educação, é imprescindível o uso das tecnologias digitais em sala de aula. Logo, a escola, para acompanhar essas mudanças, não pode deixar de ter     tecnológicos, e os professores devem desenvolver     técnicos para atuar junto aos nativos digitais.
8. Estudos mostram que, no uso das mídias, as crianças e os adolescentes precisam da mediação pelos familiares para que não corram      e também não percam as       .
9.  A autora chama a atenção, na citação de Paulo Freire (2009), para as práticas educativas, que são mais do que uma mera lição de repetição: o aprender significa ação de     ,            para mudar.
10. No ambiente escolar, as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) devem ser usadas como práticas educativas digitais para proporcionar interação entre o       e a       .
cubos