Edição 133

Caça-Respostas

Caça-Respostas

Anita Pinheiro

Procure, no quadro apresentado a seguir, as palavras que completam o sentido do debate sobre a importância do acolhimento na Educação Infantil segundo a abordagem da Dra. Rosangela Nieto de Albuquerque.

1. O processo de acolhimento se configura como um momento decisivo e marcante na vida das      e de sua                           .
2. São sinais valiosos na interação professor-estudante: o    e o        do professor, como uma estratégia de observar a integração do aluno com a turma.
3. A autora chama a atenção para o envolvimento da         e sua participação durante o processo de acolhimento, oportunizando a troca de        sobre a criança.
4. Segundo a autora, o acolhimento transita também por um espaço de escuta ativa, que valorize as contribuições dos estudantes, que valide seus                      , suas         e suas         .
5. Quando cita “[…] O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço”, a autora deixa claro que o acolhimento escolar é indispensável para consolidar      e para uma vida escolar             .
6. Ao acolher com um abraço, a escola estará desenvolvendo, no cotidiano escolar do aluno, um espaço de                                                   e            .
7. Considerando Santos (2009), na inclusão como sendo um processo dinâmico em que o indivíduo ou grupos minoritários e maioritários se incorporam e compartilham a mesma estrutura social, o                   é fundamental.
8. A autora enfatiza que “A adequação estrutural/adaptação física de toda forma é algo simples, mas o maior desafio transita pela adequação      ”.
9.  Portanto, é necessário que o espaço escolar seja um lugar de vida para a criança, que ela se sinta à vontade para expor seus               e seus      .
10. Na escola, acolher dentro de um abraço significa receber a criança sempre com carinho, empatia e, principalmente, respeito, e para isso os        precisam de um olhar sensível de adaptação.
cubos