Edição 105

Espaço pedagógico

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

Ensino Fundamental I

3º ENCONTRO: PARTICIPAÇÃO E CULTURA POLÍTICA

Símbolo: Estatuto da Criança e do Adolescente e tarjetas com as palavras: vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar, convivência comunitária.

1. ACOLHIDA

Vamos participar, com alegria e entusiasmo, desse encontro de fraternidade. Para bem participar, cada um vai escolher uma das palavras que estão próximas do Estatuto da Criança e do Adolescente e lê-la em voz alta, colocando para todos, de forma afirmativa, os direitos de todas as crianças e adolescentes.

2. CONHECENDO A HISTÓRIA

Considera-se criança,
de acordo com a lei,
quem tem até 12 anos.
Isso agora eu sei.
Segundo o Estatuto,
a criança e o adolescente
precisam ser protegidos
de uma forma diferente.
As crianças têm direitos,
e as políticas sociais
devem possibilitar
que elas cresçam legais.

Você já ouviu falar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente?
O que você acha que as crianças precisam ter para que cresçam felizes e saudáveis?

3. ACLAMEMOS A PALAVRA DE DEUS

(Um canto à escolha)

3.1 Ouvindo a Palavra de Deus: Lc 23,7-9

“E, depois de verificar que Jesus estava sob a autoridade de Herodes, enviou-O a este, pois também Herodes estava em Jerusalém naqueles dias. Herodes ficou muito contente ao ver Jesus, pois, havia muito tempo, desejava vê-lO fazer algum milagre. Ele interrogou-O com muitas perguntas. Jesus, porém, nada lhe respondia.”

3.2 Descobrindo o que Deus quer revelar

Herodes era uma autoridade do povo judeu, mas fez muitas maldades. Queria conhecer Jesus e, quando O encontrou, fez inúmeras perguntas. Jesus sabia quem ele era e não respondeu nada.

Como deve agir uma autoridade? Sendo boa ou má? Por quê?

4. FAZENDO A HISTÓRIA

Políticas sociais são ações que trazem o bem-estar para todos. Em grupo, vamos pesquisar sobre os direitos da criança e do adolescente e montar um painel na escola para divulgação e conhecimento de todos.

FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

Ensino Fundamental II

4º ENCONTRO: CIDADANIA, FÉ E POLÍTICA
Símbolo: A Bíblia aberta e alguns ramos verdes.

1. ACOLHIDA

Cidadania e participação têm tudo a ver com política. Cidadania é um conjunto de direitos e de deveres que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de sua gente. Vamos, de mãos dadas, rezar juntos:

Todos: “Deus e Senhor, protegei a vossa Igreja, dai-lhe santos pastores e dignos ministros. Derramai as vossas bênçãos sobre o nosso Santo Padre, o Papa, sobre todo o clero, sobre o chefe da nação e do Estado e todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça!”.

2. CONHECENDO A HISTÓRIA

Era o aniversário de Pedro Henrique, que celebrava seus doze anos. Como acontecia todos os anos, seu padrinho, Fernando, que era um agente pastoral, veio para o jantar em família.

Um primo de Pedro Henrique — o Ricardo — que veio de longe logo entrou na conversa e começou a fazer perguntas, pois o assunto era política.

Então, indagou: “Por que a Igreja se mete com política?”. Fernando logo respondeu: “A ação da Igreja é política porque não é neutra quanto à justiça e ao bem comum. O cristão é chamado a buscar a mudança das estruturas injustas. A fé cristã valoriza a atividade política por dever e por direito”. Ora, “Mas a Igreja não deveria pensar só na sua ação religiosa?”, perguntou Ricardo. Ao que Fernando argumentou: “A necessidade da presença da Igreja na política provém do mais íntimo da fé cristã; do domínio de Cristo, que se estenda e a toda a vida. Não compete à Igreja descer até a política partidária, porque sua luta é pela justiça, a liberdade e a paz. A essa tarefa são chamados não só os cristãos, mas todos os homens e mulheres de boa vontade”.

Qual a sua opinião sobre as perguntas do Ricardo? Que respostas você daria?

3. ACLAMEMOS A PALAVRA DE DEUS

(Um canto à escolha)

3.1 Ouvindo a palavra de Deus: Levítico 25, 1-5

“O Senhor falou a Moisés, no Monte Sinai: ‘Fala aos israelitas e dize-lhes: Quando entrardes na terra que vos dou, a terra observará um descanso sabático em honra do Senhor. Durante seis anos semearás o campo, durante seis anos podarás a vinha e colherás os produtos. Mas o sétimo ano será um sábado, um descanso absoluto para a terra, um sábado em honra do Senhor: não semearás teu campo nem podarás tua vinha. Não ceifarás o trigo crescido espontaneamente nem colherás as uvas da vinha não podada. Será um ano de descanso para a terra”.

3.2 Descobrindo o que Deus quer revelar

Você sabia que o domingo é o dia de descanso e é o dia do Senhor? Deus nos orienta, através da Bíblia, nas coisas práticas da vida. Isso significa que a fé não pode nos deixar distantes da realidade em que vivemos. O texto bíblico aconselha os homens daquela época a tratar bem a terra. Assim também a Igreja orienta sobre como votar, como escolher os melhores governantes para que se tenha paz e justiça social.

Você acha justo a Igreja orientar os cristãos para a vida política?

4. FAZENDO A HISTÓRIA

4.1 Rezemos a Oração da CF 2019
4.2 Cantemos o Hino da CF 2019

FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

Ensino Médio

4º ENCONTRO: CIDADANIA, FÉ E POLÍTICA
Símbolos: Bíblia, Bandeira do Brasil e Constituição brasileira.

1. ACOLHIDA

Vamos ficar em círculo e passar para cada um a faixa com a pergunta: “Sou cidadão, e você?”. Ao receber a faixa, responda a pergunta dizendo: sim ou não e por quê.

2. CONHECENDO A HISTÓRIA

O conceito de cidadania tem vários sentidos. Pode representar o lugar de nascimento (por exemplo: cidadania brasileira) ou ter um significado jurídico, a partir da noção dos direitos e dos deveres de cada um na vida em sociedade. Temos, ainda, uma perspectiva étnico-teológica que serve de fundamento ao tema dessa Campanha da Fraternidade e que está na base das relações entre fé e política, dando sentido à presença cristã nesse meio.

É necessário ressaltar que as questões referentes à fé e à política não são as mesmas que as da Igreja e do Estado. Quando falamos de fé, estamos no nível das motivações profundas que movem o cristão leigo ou leiga a se inserir na política com empenho e compromisso pelo bem comum.

São João Paulo II afirmou que “Todos e cada um têm o direito e o dever de participar na política, embora em diversidade e complementariedade de formas, níveis, funções e responsabilidades”1. Ou seja, todos devemos dedicar parte de nosso tempo e de nossas preocupações ao bem comum, ainda que de diversas formas e segundo diferentes vocações. Assim, uns se dedicarão a atividades comunitárias; outros, a sindicatos, grupos e associações; outros, ainda, ao exercício de mandatos políticos.

O que caracteriza a cidadania brasileira? O que é próprio do nosso país? O que nos diferencia dos demais? É comum os brasileiros cumprirem com seus deveres e respeitarem seus direitos? Você acha que o cristão, para defender o bem comum, precisa fazer parte da política?

1JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica pós-sinodal Christifideles (CfL), n. 42.

3. ACLAMEMOS A PALAVRA DE DEUS

(Um canto à escolha)

3.1. Ouvindo a palavra de Deus: Lucas 6,6-11

“Num outro sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Lá estava um homem que tinha a mão direita seca. Os escribas e os fariseus observaram Jesus, para ver se ele faria uma cura no dia de sábado, a fim de terem motivo para acusá-lO. Ele, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse ao homem da mão seca: ‘Levanta-te e fica aqui no meio’. Ele se levantou e ficou de pé. Jesus disse-lhes: ‘Eu vos pergunto: em dia de sábado, o que é permitido, fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer?’. Passando o olhar sobre todos eles, Jesus disse ao homem: ‘Estende a mão!’. O homem assim o fez, e a mão ficou curada. Eles se encheram de raiva e começaram a discutir entre si sobre o que fariam contra Jesus.”

3.2. Descobrindo o que Deus quer revelar

Jesus não perdia a oportunidade de ensinar o que era reto. Para o povo judeu, o sábado era um dia sagrado. Era preciso guardar o sábado. Porém Jesus vê um homem com a mão direita seca. Ele percebe que os fariseus queriam acusá-lO de não cumprir a lei. Mas, para Jesus, a lei maior era o amor, e, assim, decide curar o homem, mesmo sendo em um sábado.

É preciso sempre fazer o bem. Você é capaz de distinguir o mal e o bem? Como você está aprendendo, em casa e na escola, a fazer o bem e a evitar o mal? Dê exemplos.

4. FAZENDO A HISTÓRIA

Vamos convidar uma autoridade e/ou um jovem comprometido com a fé e a política para uma conversa sobre o assunto na escola.

4.1 Rezemos a Oração da CF 2019
4.2 Cantemos o Hino da CF 2019

Campanha da Fraternidade 2019.
Fraternidade e Políticas Públicas – CNBB – Brasília/DF

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