Edição 19

Matérias Especiais

CANTINHO DAS NOVIDADES…

O Natal Sugere…

… Vitrais – Combinando retalhos de papel celofane ou encerado de diferentes cores, as crianças poderão formar coloridos enfeites de Natal, que serão fixados nos vidros das janelas da sala de aula, tornando, assim, mais alegre e festivo o ambiente escolar, nos dias que antecedem a grande data.

… Árvore de livros – Confeccionada em juta e cartolina, essa árvore-de-natal terá como enfeites livros selecionados que focalizem assuntos natalinos, num incentivo à classe para o desenvolvimento da leitura e o aprimoramento da linguagem.

…Caixa-calendário – Uma caixa contendo, na parte da frente ou em um dos lados, um calendário do mês de dezembro será utilizada para a coleta de lembrancinhas, a serem trocadas pelos alunos, ou para a coleta de livros ou outros objetos a serem oferecidos a crianças carentes, contribuindo para despertar nas crianças o espírito de fraternidade e amor ao próximo, que tão bem caracteriza o 25 de dezembro.

… Porta-cartões – Um rosto do Papai Noel, desenhado e recortado em cartolina, terá sua barba formada por um envelope, onde serão colocados os cartões que a classe for recebendo por ocasião das festas.

…Pacotes enfeitados – Para os tradicionais presentes de Natal, bonitos pacotes poderão ser feitos pelas crianças, com a utilização de recursos e materiais simples, como os que aqui indicamos:

Recorte uma típica árvore-de-natal triangular (pinheiro). Depois corte-a, horizontalmente, em tiras da mesma largura. Disponha os pedaços sobre o pacote, deixando entre eles um espaço uniforme. Para a decoração, utilize pedaços de papel metálico ou brilhante.

Utilizando fios de lã ou cordão, disponha-os em sugestivas formas sobre os pacotes, fixando-os ao papel com cola plástica. Fios prateados, papéis metálicos e traços de tinta acrílica darão o toque final à decoração.

De um guardanapo rendado de papel (destes que são usados para tortas), corte uma fatia em forma de triângulo. Cole-a na caixa-presente e transforme-a numa alegre árvore-de-natal, ornamentando-a com pedaços de papel colorido e pingos de cera.

Corte um retângulo de papel gessado ou metálico e dobre-o em forma de gaita. Una uma das pontas e prenda-a com fita adesiva. Abra um pouco a gaita e cole as abas laterais sobre o papel que embrulhou a caixa. Um retângulo de cartolina formará o pé da árvore, e pingos de têmpera colorida farão as vezes de enfeites.

… Sinos para a porta – Pinte de dourado quatro ou mais copinhos de papel. Perfure o fundo de cada copinho, bem no centro. Por esse orifício, passe uma fita, tendo antes colocado uma bola colorida na ponta. Junte todas as fitas, arremate o arranjo com um bonito laço e pendure-o na porta de sua sala de aula.

cubos