Edição 74
Livro da vez
Coleção Arca dos Livros O passado é um presente, e o futuro é agora!
Vera Nóbrega
Fred Braga
Ilustrações: Rodrigo Boente
A Coleção Arca dos Livros é composta de dez livros e um CD (com dez músicas), que tem como temas principais a valorização do livro e o desenvolvimento do gosto da leitura pelas crianças. Cada livro conta uma história diferente em que sempre figuram o autor, o livro, o conteúdo, o professor, a livraria, a biblioteca e a escola, entre outros temas.
Cada um dos dez livros corresponde a uma das dez músicas do CD, tendo o mesmo título. Todas são alegres, dançantes e estimulantes para as crianças e os adultos. Foram arranjadas e instrumentadas por músicos experientes e cantadas por dois cantores e três cantoras profissionais, sempre acompanhados de um coro de dezesseis vozes infantis.
Excelente material para pais, educadores e contadoras de história utilizarem em suas atividades educacionais e recreativas com as crianças de 4 a 7 anos de idade.
O Livro é Lindo
Um velhinho conta histórias para algumas crianças, porém uma delas nunca fica próxima ao grupo. Um dia, depois de ter sumido por um tempo, o contador de histórias reaparece e presenteia a menina que observava a distância, ensinando-lhe a magia dos livros.
Abra a Janela
Em um quarto de hospital, um menino não pode brincar e nem ir até a janela. Vendo seu sofrimento, a enfermeira sugere que a mãe leia histórias para o filho, abrindo as janelas de um mundo mágico para aquela criança.
Livro é Livro
Numa família em que todos leem, pai e filho iniciam uma comparação entre o livro digital e o de papel e chegam a uma conclusão incrível sobre a verdadeira essência do hábito de ler.
A Carta
Depois de receber uma carta de uma amiga, a avó ensina o prazer de escrever para sua neta, despertando na criança a vontade de se tornar uma grande escritora.
É Preciso Ler
A professora tenta ler uma história para seus alunos, mas alguns deles não se concentram e conversam durante a aula, até que ela propõe que eles escrevam e contem à turma sobre o que falavam, incentivando todos ao hábito de escrever e ler.
Transforma
Uma turma de alunos visita um viveiro de plantas. Lá conhecem o pau-brasil, sua história e o cultivo de suas mudas. Juntos, professora, jardineiro e crianças discutem o uso das árvores para fazer livros e outros objetos e concluem que o papel deve ser reciclado, e as ideias também.
A Casa do meu Amigo
Todos os dias, uma menina chega em casa contando histórias de um amigo da escola. Curiosa, a mãe descobre que esse amigo de quem tanto a filha fala é um livro.
Quero Ser um Livro
Branquinho é um caderno que vive abandonado na prateleira de uma livraria. Entra em ação a Borrachinha, a experiente borracha que mostra ao amigo que quanto mais as crianças lerem, mais escreverão, e só assim virão buscá-lo para escrever nele, transformando-o em um livro.
Livrem os Livros
Um livro encantado pede ajuda ao único menino da escola que está na biblioteca lendo enquanto os outros brincam no recreio. O pedido é para que o garoto mobilize toda a turma para que libertem os outros livros presos nas prateleiras, que só serão livres quando forem abertos e lidos.
Arca dos Livros
Em uma biblioteca pública, uma contadora de histórias fala sobre a Arca de Noé para algumas crianças, comparando a história contada com o ambiente da biblioteca, que chama de Arca dos Livros, um lugar mágico que também preserva o conhecimento da humanidade.
CD Arca dos Livros
As dez músicas-temas dos livros integrantes da coleção Arca dos Livros estão reunidas em um álbum para educar e divertir a criançada do início ao fim!
Vera Nóbrega é natural de Olinda-PE. É professora da Academia Santa Gertrudes desde 1992. Psicopedagoga, escritora e contadora de histórias para crianças.
Endereço eletrônico: veranobrega@gmail.com.
Fred Braga é recifense, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco desde 1975. Psicopedagogo, escritor, compositor e cantor.
Rodrigo Boente é carioca, publicitário, atua como diretor de arte, diagramador, ilustrador e photo retoucher desde 2001.