Edição 09

Lendo e aprendendo

Cora Coralina

CORA CORALINA é o pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas, que nasceu em 1889 no Estado de Goiás. Era também chamada Aninha da Ponte da Lapa e trabalhou como doceira, na cozinha da Casa da Ponte, produzindo seus versos ao pé do fogo. Ela publicou seu primeiro livro depois dos setenta anos de idade e continuou lúcida até quase os noventa e seis, quando morreu, em 1985. Ficou famosa principalmente quando Drummond confessou que os poemas de Cora o tocavam profundamente.

Freqüentou apenas o curso primário e recebeu o título “Honoris Causa” pela Universidade Federal de Goiás de “Doutora Feita Pela Vida”.
CORA CORALINA teve uma trajetória literária peculiar. Embora escrevesse desde muito jovem, tinha setenta e seis anos quando seu primeiro livro foi publicado e quase noventa, quando sua obra chegou às mãos de Carlos Drummond de Andrade, responsável por sua apresentação ao mundo literário nacional. Desde então, seus escritos vêm conquistando o público e seus livros têm sucessivas edições.

Era filha de Jacinta Luiza do Couto Brandão Peixoto e do desembargador Francisco de Paula Lins dos Guimarães. Casou-se com Cantídio Tolentino de Figueiredo Brêtas. Teve quatro filhos, quinze netos e dezenove bisnetos. Iniciou sua carreira literária aos catorze anos, publicando seu primeiro Conto “Tragédia na Roça”, em 1910. Saiu de Goiás em 1911, quando foi viver no interior de São Paulo. Voltou em 1954, indo morar na Casa Velha da Ponte e iniciando outra atividade: a de doceira, em que permaneceu por mais de vinte anos. Foi membro efetivo das seguintes entidades culturais: Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás; Gabinete Literário Goiano; União Brasileira de Escritores; e Academia Brasiliense de Letras.

Em 1979, recebeu uma carta de Carlos Drummond de Andrade, que a apresentou definitivamente ao Brasil como uma grande poeta. Durante muitos anos, Drummond homenageou Cora Coralina em diversas cartas e publicações.

Cora Coralina viveu noventa e seis anos, sendo setenta e oito deles dedicados à escrita. Inúmeras foram as participações, condecorações, homenagens e prêmios que ela, merecidamente, recebeu.

 

cubos