Edição 09
Espaço pedagógico
Da teoria à prática
A Teoria das Inteligências Múltiplas já está sendo aplicada em escolas brasileiras. Em vários pontos do mundo a Teoria das Inteligências Múltiplas está saindo do campo da discussão teórica para ser aplicada na prática, sobretudo em escolas dos Estados Unidos. Aqui no Brasil, algumas experiências já estão sendo feitas em São Paulo, na cidade e no interior, no Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e também em Maringá e Londrina, no interior do Paraná.
Quem saiu na frente foi o Instituto Salesiano Dom Bosco, de Americana, interior paulista, e o Colégio Emilie de Villeneuve, de São Paulo, em 1992, sob a supervisão da professora Kátia Smole. No princípio, as duas escolas aproveitaram a teoria de Gardner somente no ensino de matemática, da pré-escola à quarta série. Hoje, o Instituto Dom Bosco já está se organizando para levar a metodologia às outras disciplinas, abrangendo todo o primeiro grau. Muita coisa muda, segundo Kátia. “Força-se os professores a uma reciclagem, já que, agora, eles têm de aprender a ver os alunos não só com os olhos da razão, mas também com a sensatez da sensibilidade.”
Outra mudança substancial acontece na forma de avaliação: não mais provas escritas, mas sim trabalhos em grupo, produções originais, pesquisas e perguntas durante as aulas. “No final de cada período, o professor tem de se perguntar o que ainda precisa fazer para ajudar cada aluno a caminhar”, explica a educadora que tem sob sua batuta 12 estabelecimentos aplicando as novas bases de ensino. Entre eles, Kátia incluiu um trabalho voluntário em duas escolas municipais de São Paulo.