Edição 103
Dicas de leitura
Dicas de Leitura

Nomofobia: Dependência do Computador, Internet, Redes Sociais? Dependência do Telefone Celular?
Esta é a mais recente produção literária do Grupo DELETE — Desintoxicação de Tecnologi@s, do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), relativa ao impacto das novas tecnologias (computador, Internet, redes sociais, telefone celular, entre outras) no comportamento humano. Com o avanço das tecnologias e com a interatividade incessante no cotidiano dos indivíduos, observa-se uma monumental alteração na vida das pessoas. Não se pode perder de vista os benefícios e também os prejuízos causados por esses impactos. Uma equipe de profissionais de renome na área de saúde mental avalia e comenta os efeitos e as consequências associados à chamada revolução das tecnologias da informação nos aspectos clínico, cognitivo-comportamental, social e ambiental.

Família: Urgências e Turbulências
Hoje há um falecimento das condições de formação e criação de crianças e jovens. Muita gente entrega os pontos, desiste de fazer o esforço com inteligência, que é necessário para formar alguém. Isto é, há a necessidade de nós, adultos, nos estruturarmos quase como uma força-tarefa para não perder essa nova geração, que é exuberante em vários aspectos, capaz de ações maravilhosas, mas também capaz de produzir horrores, enfraquecimentos éticos e distorções na convivência.
Não basta a um pai, a uma mãe ou àquele que cuida considerar isso ofensivo. Que não olhe a conduta do filho ou do enteado como uma ação ofensiva de alguém insolente. É preciso buscar as raízes dessa insolência, dessa eventual falta de educação no trato. Ao identificarmos a origem desse comportamento, seremos capazes de enfrentá-lo.
Sejamos homens. Sejamos mulheres. Como diz o samba Volta por cima, de Paulo Vanzolini (1924–2013), Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. Homem que é homem, mulher que é mulher “[...]reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.
A finalidade deste livro é que sejamos capazes de dar a volta por cima e chegar a um lugar no qual tenhamos gosto e satisfação pelo trajeto percorrido.

Histórias Curativas para Comportamentos Desafiadores
Susan Perrow é uma médica de histórias. Ela escreve, coleciona e documenta histórias terapêuticas para o contador de histórias e para os ouvintes de um modo positivo e imaginativo de curar situações difíceis.
Este livro traz os frutos do trabalho da autora com a elaboração de histórias. Ele está repleto de histórias vivas que podem ajudar a resolver uma série de comportamentos inadequados das crianças em diferentes faixas etárias.
No livro, você encontrará:
• Informações sobre a contação de histórias curativas.
• Instruções para o leitor avaliar comportamentos desafiadores e identificar soluções.
• Instruções para adaptar histórias por faixas etárias e culturas.
• Uma extensa coleção de histórias novas e de contos populares tradicionais classificados por tipos de comportamento ou situação.
• Um modelo de elaboração de histórias para ajudar o leitor a criar suas próprias histórias conforme suas necessidades.