Edição 129

Dicas de leitura

Dicas de Leitura

Se ninguém fala, ninguém fica sabendo: uma conversa entre um pai neurocientista e sua filha adolescente sobre autoestima, expectativas, limites, escolhas, saúde mental…

É possível haver amizade entre pai e filha? Como manter uma relação saudável, baseada em diálogo, afeto e compreensão, sem abrir mão da autoridade?
Em Se ninguém fala, ninguém fica sabendo, o neurocientista Dr. Fernando Gomes Pinto e sua filha, a estudante Amanda Capuano Gomes Pinto, conversam abertamente sobre temas que, muitas vezes, são difíceis de abordar: separações, namoros, aceitação das diferenças, limites e saúde mental. Mais do que uma reunião familiar, os autores estendem o papo aos leitores para que, a partir dessas conversas, abram mais espaço na vida — e na família! — para relações mais amorosas, cativantes e inspiradoras.
“Aprender com os filhos é sempre um bom caminho a ser seguido.”

Dr. Fernando Gomes Pinto
Amanda Capuano Gomes Pinto

Especialista em pessoas: soluções bíblicas e inteligentes para lidar com todo tipo de gente

Quem não é especialista em pessoas não é capaz de escrever os capítulos mais nobres da sua história ao passar pelos momentos mais difíceis da vida. Quem não é especialista em pessoas não entende que cada ser humano é único e ‘irrepetível’. Este livro ajuda a humanidade a formar mentes mais brilhantes, altruístas e solidárias. Parabéns, Tiago Brunet, pela contribuição à sociedade brasileira.”
Augusto Cury

PESSOAS NÃO SÃO DESCARTÁVEIS
No mundo ideal, as pessoas amam umas às outras, perdoam até 70 vezes 7 e não julgam para não serem julgadas. Enquanto isso, no mundo real, os amigos próximos podem nos invejar, familiares espalham fofocas e somos abandonados por quem menos esperamos que faça isso. O mundo real mostra que o verdadeiro desafio está em administrar o outro.
Você precisa de pessoas para ser feliz. Invista nelas, aprenda a enxergar o que há de melhor em cada uma e aprenda aqui como não esperar algo em troca e, mesmo assim, encontrar satisfação e felicidade nas suas relações. Entender o outro é o primeiro passo para grandes amizades e grandes negócios.

Tiago Brunet

A raiva não educa. A calma educa. Por uma geração de adultos e crianças com mais saúde emocional

Maya Eigenmann, pedagoga e educadora parental, convida você a repensar tudo o que sabe sobre educar crianças, mostrando que esse processo não precisa (nem deve) ser autoritário, constrangedor e ameaçador. Na educação respeitosa, proposta pela autora, consideram-se as necessidades e os sentimentos da criança. Isso significa que o objetivo é desenvolver o respeito na criança e no adolescente, e não a obediência pura e simplesmente.
Ao longo do livro, você perceberá que a educação respeitosa, na verdade, não tem como foco principal as crianças, e sim os adultos, porque, para Maya, somos nós que precisamos ser reeducados com respeito e amor para que possamos propagar uma educação saudável às futuras gerações.

Maya Eigenmann

Aprendizagens visíveis: experiências teórico-práticas em sala de aula

Essa obra reúne relatos e práticas pedagógicas realizadas por professores pesquisadores de escolas públicas e particulares, engajados na melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Educação Básica.
A partir de projetos desenvolvidos na formação docente e com alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, os autores compartilham estratégias e proposições teóricas que permitem refletir sobre os sentidos do que se aprende. Trata-se de tornar viável a aprendizagem de alunos e professores.
As experiências retratadas pelos autores dialogam com as propostas contemporâneas de estudos sobre educação, dentre elas a aprendizagem visível, com base nas pesquisas de John Hattie na Universidade da Nova Zelândia; a abordagem italiana Reggio Emilia e o registro da documentação pedagógica; e o Projeto Zero, desenvolvido na Universidade de Harvard, sobre a importância do pensamento e do aprender fazendo.
Dentre os temas discutidos na obra, estão o pensar e a reflexão na formação docente, a cultura “maker” (“mão na massa”), o uso do design no projeto político-pedagógico, a avaliação e a autoavaliação como aprendizagem, o estudo do erro, a prática direcionada e o planejamento reverso. Em cada capítulo, são compartilhadas diversas ferramentas para download, além de referências de artigos e vídeos para que os professores ampliem seu conhecimento e aprimorem sua prática pedagógica.

Organizadora: Julia Pinheiro Andrade
cubos