Edição 26

Matérias Especiais

Dicas de prevenção de acidentes na escola e no playground

pagina49As crianças passam a maior parte do tempo na escola. Por isso, é importante que esse ambiente garanta a segurança delas. Ultimamente, quando você ouve falar sobre segurança nas escolas, o pensamento inicial refere-se à violência.

No entanto, existem também outros perigos no ambiente escolar, como os acidentes no playground, durante as práticas esportivas e no transporte escolar.

 

Como prevenir acidentes com crianças em escolas e playgrounds
Conheça os playgrounds onde as crianças brincam. Procure equipamentos apropriados para a idade das crianças e verifique se os equipamentos estão enferrujados, quebrados ou contêm superfícies perigosas. Denuncie qualquer problema à escola.

A maioria das lesões envolvendo playgrounds é causada por quedas. O risco de lesão é quatro vezes maior se a criança cair de um brinquedo acima de 1,5 metro.

  • O playground deve ser instalado em piso que absorva impacto, como um gramado, um piso emborrachado ou areia fina. Jamais deve ser instalado em piso de concreto ou pedra.
  • Tire o capuz e o cachecol de todas as crianças para evitar perigos de estrangulamento nos playgrounds.
  • Se seu filho participa de programas esportivos, converse com o coordenador ou técnico para assegurar-se de que os seguintes itens estão presentes na escola: condicionamento físico e psicológico apropriados, equipamento de segurança, ambiente seguro para a atividade, supervisão adequada de adultos, regras de segurança e um plano de emergência médica.
  • Certifique-se de que as crianças, quando praticam esportes, estão agrupadas de acordo com seus níveis de habilidade, peso e maturidade física, especialmente para esportes de contato.

 

Ensine à criança
  • Ensine à criança regras de comportamento nos playgrounds, como não empurrar, não dar encontrões e nem se amontoar. Mostre quais são os equipamentos apropriados para a faixa etária dela.
  • Ensine às crianças a ficarem na calçada e a evitarem qualquer brincadeira grosseira. Ensine-as a esperarem que o ônibus ou a perua escolar pare completamente para subir ou descer, a observarem os carros e a estarem sempre visíveis ao motorista.
  • Lembre suas crianças de ficarem sentadas e manterem a cabeça e os braços dentro do ônibus, enquanto este estiver em movimento.
  • Explique à criança que, para descer do ônibus, ela deve esperar que ele pare completamente, sair pela porta da frente usando o corrimão, para evitar quedas, e, depois, aguardar a saída do ônibus para atravessar a rua ou atravessá-la, pelo menos, 3 metros à frente do ônibus.

 

Saiba mais
Riscos nos playgrounds Riscos relativos aos ônibus escolares
Lesões adquiridas em playgrounds são as mais comuns no ambiente escolar. A maioria delas é resultado de quedas e são essas as mais severas (lesões e fraturas na cabeça).

Pode ocorrer também estrangulamento quando as roupas enroscam ou prendem a criança no brinquedo. Crianças menores que brincam em equipamentos destinados a crianças mais velhas também estão em constante risco. As crianças devem estar sob constante supervisão de adultos durante a brincadeira no playground.

Para mais informações, consulte a ABNT sobre a norma referente aos playgrounds.

Os ônibus escolares são uma das formas mais seguras de transporte para a escola. A maioria dos acidentes relacionados ao transporte escolar acontece com pedestres. Algumas lesões ocorrem quando as crianças estão entrando ou saindo do ônibus escolar. Os motoristas conseguem enxergar por volta de 3 metros ao redor do ônibus, enquanto as crianças — especialmente as mais novas — acreditam que, se podem ver o ônibus, o motorista também pode vê-las.

Para mais informações sobre a legislação de transporte escolar, consulte o Código de Trânsito Brasileiro.

 

Perguntas mais freqüentes
1. O que torna alguns playgrounds mais seguros que outros? 

Os playgrounds mais seguros são aqueles que atendem à certificação da norma da ABNT. O playground não deve apresentar parafusos e pregos aparentes ou enferrujados, madeiras lascadas ou podres, piso de asfalto, concreto ou com pedregulhos. Os materiais utilizados, assim como a tinta, devem ser atóxicos.

2. Os playgrounds devem passar por manutenção freqüente?

Sim. Mesmo em playgrounds bem cuidados, assegure-se de que as crianças estejam sob supervisão o tempo todo e de que elas brinquem em equipamentos adequados à sua idade.

pagina51
cubos