Edição 122

Em discussão

É preciso…

Rafahel Ramos

Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende.
Guimarães Rosa

É preciso poetizar.

É preciso educar.

É preciso apresentar as linguagens às crianças.

É preciso mostrar que o futuro deve ser construído e mais que visto apenas de longe. O direito de construir o futuro pertence a todos!

Trabalhar poesias nas salas de aula pode ser um recurso que a sua turma assimile mais que outros assuntos. Então, por que não investir?

Permitir que a criançaem-discussao trabalhe com a linguagem é colocá-la como agente ativo do seu próprio processo de aprendizagem. Os professores da Educação Infantil podem estimular o raciocínio do aluno usando a poesia falada, musicada ou contada como em histórias rimadas.

A poesia é um ótimo recurso para a oralidade. O falar e o escutar potencializam a noção de aprendizagem e fazem com que a criança interaja mais com o que está estudando. Em tempos de aulas remotas, trazer ludicidade para as aulas não pode ser apenas para passar o tempo com a criança na frente das telas. Deve ser, primeiramente, de maneira consciente, uma forma de ensinar através da arte de entreter. O professor atual exerce quase que uma função de blogueiro. Mas não nos esqueçamos da sua verdadeira missão: o ensinar!

A educação para uma criança deve fazer ecoar a criatividade! A poesia permite que essa criatividade surja. O professor deve se embasar e pesquisar e planejar o seu conteúdo de modo que se integre a essa linguagem que será apresentada. Não pode ser uma poesia deslocada do seu tema da aula; a poesia é só mais uma ferramenta que irá enriquecê-la. Isso precisa ficar claro para o aluno.

Na teoria do espelho, Lacan acredita que nosso papel como humano, é aprender sobre nós mesmos através das nossas relações. Levar poesia para o contexto da sala de aula é, justamente, trabalhar a possibilidade de a criança criar e se manifestar por meio das suas próprias linguagens, sendo estas relações exteriores que elas começarão a desenvolver.

Rafahel Ramos
E-mail: rafahramos@hotmail.com

cubos