Edição 125

Editorial

Editorial

O medo, a gente enfrenta

Prezado Educador,

Prezada Educadora,

A Construir Notícias, nesta edição, traz o tema O medo, a gente enfrenta. Sempre procuramos as melhores reflexões para vocês, educadores e parceiros. Os textos que reunimos neste número nos despertam a pensar sobre o tema.

Medo vem do latim metus, que significa receio, inquietação, temor.

Nossa sociedade está cada vez mais amarrada, sufocada, abafada e vergada pelo medo. São muitos temores, muitas fobias e síndromes que tiram a alegria vegetativa, do ponto de vista existencial, sem felicidade, ânimo, esperança nem fé. A primeira consequência do medo em nossa vida é nos transformar em seres negativos, que só veem o que não presta, que só têm olhos para observar as coisas ruins. Ao sermos escravizados pelo medo, passamos a não saber ver virtude, a olhar de forma distorcida para as boas coisas da vida.

Se alguém acordasse você no meio da noite e lhe perguntasse o que o faz sentir medo, como responderia? Se você tiver dificuldade de pensar em alguns medos, pare e pense um pouco. Imagine uma angústia dentro de você e se lembre de algo que o deixou ansioso ou com medo. Quais as preocupações que fazem com que o medo apareça?

Falta de dinheiro. Contas. Prestação de um imóvel. Impostos. Mensalidade escolar. Prazos para cumprir um trabalho.

Família. Filho. Carreira do filho. Sexualidade. Álcool e drogas.

O tempo passando. Ficar mais velho. Os filhos crescendo e indo embora.

Violência. Criminalidade nas ruas. Assaltos.

Um dia chega a minha hora de morrer.

Algumas dessas preocupações nos fazem sentir medo ou angústia.

Os pontos citados são duros para se refletir, mas é uma maneira vívida de reconhecer o papel do medo em nossa vida. Seria difícil para nós, nos dias de hoje, não sentir algum medo.

Nossos medos refletem as forças poderosas que nos rodeiam e as coisas que são mais preciosas para nós.

Cabe a nós, educadores, aprofundar ainda mais o tema, por meio de estudos e debates e, principalmente, com a coragem de mudar, aprendendo a respeitar opiniões divergentes, a dividir espaços, a ouvir e a expor nossas ideias.

Nosso compromisso com vocês é de levar assuntos pertinentes à realidade escolar numa linguagem adequada, possibilitando meios de construir aprendizagens significativas em sua vivência escolar.

É preciso que as crianças aprendam a encarar e a conviver com o medo e a derrotá-lo em cada passo, amparadas pela segurança e pela responsabilidade do amor dos pais.

Vocês já sabem, mas não nos cansamos de repetir: esperamos que aproveitem bastante e gostem da revista.

Com tanta coisa boa, você não pode perder mais nem um segundo. Comece a ler a Construir Notícias agora mesmo!

Grande abraço,

ASSINATURA_ZENEIDE_NOVA

(@profzeneidesilva)

cubos