Edição 129

Editorial

Editorial

Prezado Educador,
Prezada Educadora.

“Um planejamento bem elaborado é a certeza de um
ano letivo proveitoso e alunos bem formados.”

Ana Kátia Santos

Neste número, são nítidas a construção e a competência dos professores doutores que abrilhantam nossa revista com assuntos relacionados ao tema central: Planejamento reverso e desafios da aprendizagem.

Ao longo desta Construir Notícias, abordamos o tema Planejamento reverso: o que é compreensão e o que a diferencia de conhecimento? Como podemos determinar as grandes ideias que valem a pena compreender?

Para que o professor possa realizar um bom planejamento, deve ter consciência de até onde quer chegar e de qual é a melhor maneira de levar a turma a alcançar o objetivo proposto, sempre apresentando desafios. Um planejamento eficaz é construído com a participação de todos, com reflexão, preocupação com o aprendizado dos alunos e escolha de boas atividades, que devem ser exploradas corretamente pelos professores. É o planejamento que define ações, projetos, procedimentos, metas e objetivos, visando mudar uma situação atual ou explorar uma possibilidade futura.

A Construir Notícias é uma publicação que se orgulha muito de seus colaboradores a cada edição. Neste número, contamos com a professora Rosangela Nieto, com seu texto Planejamento reverso: contribuições das metodologias ativas – Planejar é preciso…; o professor Nildo Lage, com o texto Planejamento reverso; e a consultora e especialista em BNCC e Ensino Médio Priscila Boy, com o texto Planejamento reverso: uma nova forma de planejar dentro da BNCC.

Do livro Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio da prática do planejamento reverso, de Grant Wiggins e Jay McTighe, retirei este trecho que nos fala claramente como podemos organizar nossos planejamentos.

Professores são planejadores. Uma ação essencial da nossa profissão é a elaboração do currículo e das experiências de aprendizagem para atingir os objetivos especificados; também somos planejadores de avaliações para diagnosticar as necessidades dos alunos e orientar nosso ensino, possibilitando que nós, alunos e outras pessoas (pais e administradores) sejamos capazes de determinar se conseguimos atingir nossos objetivos.

Ainda temos muito que aprender sobre planejamento.

Termino agradecendo à professora Priscila Boy, que abrilhantou, com sua apresentação, o nosso Momento Pedagógico, realizado no dia 25 de janeiro de 2023, falando sobre o planejamento reverso, bem como ao professor Mozart Neves, que nos presenteou com sua larga experiência na área educacional.

Assim, temos a certeza de que estamos oferecendo matérias de inestimável valor pedagógico, com a esperança de que, em breve, a Educação em nosso país alcance níveis de excelência nunca atingidos, continuando a contar com o trabalho digno e o esforço de cada educador e educadora.

cubos