Edição 28

Editorial

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editorialPrezado Educador/Prezada Educadora,

A edição nº 28, de maio/junho, da revista Construir Notícias está simplesmente interessantíssima, por tratar de um tema de grande importância para todos os educadores preocupados em corrigir injustiças, eliminar discriminações e promover a inclusão social e a cidadania junto com seus alunos.

O Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial organizaram informações e os marcos legais das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, tema de nossa revista.

Nesse contexto, o Governo Federal sancionou, em março de 2003, a Lei nº 10.639/03, que altera a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a sua implementação. A Lei nº 10.639/03 instituiu a obrigatoriedade do ensino da história da África e dos africanos no currículo escolar dos ensinos Fundamental e Médio. Essa decisão resgata historicamente a contribuição dos negros na construção e formação da sociedade brasileira; reconhece as disparidades entre brancos e negros em nossa sociedade e a necessidade de intervir de forma positiva, assumindo o compromisso de eliminar as desigualdades raciais; e dá importantes passos rumo à afirmação dos direitos humanos básicos e fundamentais da população negra brasileira.

Assim, a revista Construir Notícias, comungando com a Política de Promoção da Igualdade Racial, também traz, em suas páginas, fundamentos para enriquecer o trabalho pedagógico com informação sobre a África, que tanto contribui para o desenvolvimento do Brasil, como nos diz, na sua entrevista, o historiador Alberto da Costa e Silva: “Sem a África, o Brasil não existiria”.

Apresentamos, ainda, as diretrizes da Lei nº 10.639/03, um painel histórico — através do artigo 45% dos Brasileiros Descendem de Africanos —, as Influências Africanas no Brasil, alguns Personagens Negros, Os Quilombos — artigo do Professor Fernando Menezes sobre Zumbi dos Palmares —, além das Dicas de Leitura e Dicas de Filmes.

Na seção Em Discussão, temos, mais uma vez, um artigo da Profa. Dra. Terezinha Bazé — Gênero e Raça: uma Questão de Identidade.

Na seção Artes, selecionamos um belo cinto africano, sugestão do livro Os Sete Novelos – um Conto de Kwanazaa, com a orientação de Elizama.

O Livro da Vez nos encanta com a Histórias da Preta, de Heloisa Pires Lima, e em Lá Vem História… À Flor da Pele.

Com orgulho de sermos brasileiros, iremos torcer para que nosso Brasil vença mais uma copa, e, para contextualizá-la com seus alunos, a Profa. Zélia Maria de Matos Wanderley Dantas apresenta algumas atividades sobre o evento.

Enfim, somos responsáveis por tudo aquilo que cativamos. Vamos, juntos, trabalhar para que nossos alunos e futuros governantes diminuam o preconceito e valorizem a união das raças. Ainda temos tempo.

Um grande abraço!

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