Edição 124

Editorial

Editorial

Prezado Educador,

Prezada Educadora,

Devemos ensinar explicitamente as crianças a converterem letra em sons? Sim, claro. Essa é uma das principais habilidades que os bons leitores adquirem. Devemos ensinar as crianças a lerem textos…

– Catherine Snow

Conhecimento nunca é demais.

Na matéria de capa desta edição de maio e junho, abordamos a necessidade de o docente se manter atualizado, o que garante o aprimoramento de suas aulas. Falaremos sobre literacia e numeracia na educação.

E o que é a literacia? Baseado em Morais (2014), a PNA (2019, p. 21) explica: literacia é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados à leitura e à escrita, bem como sua prática produtiva. Pode compreender vários níveis: desde o mais básico, como o da literacia emergente, até o mais avançado, em que a pessoa que já é capaz de ler e escrever faz uso produtivo, eficiente e frequente dessas capacidades, empregando-as na aquisição, na transmissão e, por vezes, na produção do conhecimento.

E numeracia? O que significa? Ela amplia o conhecimento para além de simples cálculos; é a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico-matemático e a capacidade de argumentação, os quais serão utilizados em várias atividades escolares e diárias. A Matemática está presente na vida cotidiana e leva a refletir e analisar situações de forma crítica e consciente, utilizando os conhecimentos matemáticos e estatísticos para resolver problemas do dia a dia, como uma operação numérica ou a leitura de informações estatísticas.

Acredito que você irá gostar, compartilhar e vivenciar mais esse conhecimento.

A Construir Notícias tem como objetivo fornecer uma Formação Continuada em cada edição lançada para você. Um professor atualizado é capaz de dialogar com mais segurança com seus colegas de trabalho; além disso, pode tornar sua aula mais interessante. Formar cidadãos capazes de pensar e atuar criticamente no mundo em que vivemos é o alicerce de uma educação para a vida.

O professor é capaz de despertar no aluno o interesse pelo aprendizado se ele mesmo for um entusiasta e acreditar no potencial de seus alunos.

Continuaremos à procura de assuntos e conteúdos que possam servir de apoio didático e melhorar a qualidade da educação. Um leque bem diversificado de assuntos, preparados especialmente para enriquecer sua aula.

Boa leitura!

ASSINATURA_ZENEIDE_NOVA

(@profzeneidesilva)

cubos