Edição 36

Matérias Especiais

Eu sonho com uma escola…

Eu sonho com uma escola em que as crianças e os jovens encontrem um ambiente de paixão, de obsessão pelo estudo.

Eu sonho com uma escola em que os estudantes não se preocupem apenas com a necessidade artificial de tirar notas boas e passar de ano.

Eu sonho com uma escola em que os professores se encontrem semanalmente com cada um dos seus alunos para orientá-los no processo individual de aprendizado.

Eu sonho com uma escola em que os pais não abandonem os filhos nas mãos dos professores, mas entendam que são eles, pais, os primeiros mestres.

Eu sonho com uma escola em que professores e alunos não se tratem como objetos, mas estabeleçam um diálogo pessoal, significativo e produtivo.

Eu sonho com uma escola em que os professores tenham tempo para ler, refletir, estudar, e não precisem ser “reciclados”, algo mais apropriado para o lixo.

Eu sonho com uma escola em que os alunos vejam o conhecimento como um todo integrado, e não se percam no fragmentário, no intermitente, no desconjuntado.

Eu sonho com uma escola em que o silêncio da curiosidade “fale” mais alto que o barulho do desinteresse.

Eu sonho com uma escola em que todos os professores se ajudem e constituam uma força social capaz de exigir condições justas para que eles, profissionais, possam professar melhor.

Eu sonho com uma escola em que se possa respirar a autêntica liberdade, a que sempre se compromete com o melhor.

Eu sonho com uma escola em que todos entrem felizes e saiam preocupados — preocupados em tornarem-se verdadeiros seres humanos.

Eu sonho com uma escola em que nunca se fale de política, porque a política, numa educação profunda, é mais do que um tema a ser abordado, é condimento natural de todas as discussões.

Eu sonho com uma escola em que nunca se fale de Deus como se fosse algo estranho falar de Deus. A educação religiosa é exigência natural de uma consciência viva.

Eu sonho com uma escola, e com uma faculdade, em que os sonhos de um mundo melhor não sejam meros sonhos.

Bem sei que tudo isso é utopia. Mas é das utopias que surgem as novas realidades.

sonho_escola

Fonte: PERISSÉ, Gabriel. Crônicas Pedagógicas. São Paulo: Ômega, 2006. p. 69–70.

cubos