Edição 07

Matérias Especiais

Falando de Paz

Por Christianne Galdino

“A paz é um estado elevado de consciência”- define o cantor e compositor Nando Cordel. Ele “ainda”não se considera um pacifista, mas diz estar trabalhando para isto. O interesse pelo assunto surgiu muito cedo, por influência da família e, principalmente, da sua mãe incansável na tarefa de fazer dos filhos verdadeiros cidadãos.

Cresceu nesta busca por um mundo mais justo e logo percebeu que, como músico, tinha mais oportunidades para divulgar seus pensamentos e fazer a voz da paz chegar a muitos ouvidos e corações. Foi assim que decidiu incluir sempre uma faixa dedicada á paz em todos os seus discos e começou com a canção “Amor Imenso”, há 21 anos. Desde então suas canções pela paz ecoaram aos quatro cantos do país, versando sobre as mais diversas variantes do tema e chamando a atenção dos responsáveis por movimentos e projetos pacifistas.

Um deles, Clóvis Nunes, responsável pelo Projeto Paz pela Paz- Não violência, sediado em Feira de Santana- Bahia, já andava buscando um encontro com o cantor há alguns anos para lhe apresentar o projeto e tentar ampliar a rede de atuação das atividades realizadas por este. Porém, foi o acaso que reuniu no mesmo evento, Nando Cordel e Clóvis Nunes.

Nando acreditou no projeto e abraçou a causa, trazendo o Movimento pela Paz para o Recife há cerca de 3 anos e meio e realizando, desde então, uma grande caminhada anual no mês de novembro. Outras vozes se juntaram a esse côro pela paz e, este ano, a Caminhada já tem confirmadas as participações de Belchior, Geraldo Azevedo, Dominguinhos, Santana, Márcia Porto, Joana e Elba Ramalho.

O evento percorrerá a Avenida Boa Viagem a partir das 16 horas do dia 24 de Novembro de 2002 e, com muita música vai, mais uma vez, levar “acordes”de paz para milhares de recifenses. Na edição do ano passado, 200 mil pessoas estiveram presentes e a expectativa para este ano é de 300 mil participantes.

cubos