Edição 112

Construindo mais conhecimento

John Dewey, o pensador que pôs a prática em foco

Márcio Ferrari

O filósofo norte-americano defendia a democracia e a liberdade de pensamento como instrumentos para a maturação emocional e intelectual das crianças.

 Quantas vezes você já ouviu falar na necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos? De prepará-los para questionar a realidade? De unir teoria e prática? De problematizar? Se você se preocupa com essas questões, já esbarrou, mesmo sem saber, em algumas das concepções de John Dewey (1859–1952), filósofo norte-americano que influenciou educadores de várias partes do mundo. No Brasil, inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.

Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo ­— uma vez que, para essa escola de pensamento, as ideias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais. No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento ­— físico, emocional e intelectual.

O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo, e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. Nesse contexto, a democracia ganha peso, por ser a ordem política que permite o maior desenvolvimento dos indivíduos, no papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem. Dewey defendia a democracia não só no campo institucional, mas também no interior das escolas.

mulher-negra-livro
As pessoas também perguntam…

 

1. Qual é a teoria de Dewey?

John Dewey, professor e filósofo americano, defendeu a ideia de unir a teoria e a prática no ensino. Dewey defendia que os conteúdos ensinados são assimilados de forma mais fácil quando associados às tarefas realizadas pelos alunos.

 

2. Qual é a contribuição de Dewey para a educação no Brasil?

Relação das teorias e práticas construídas no ambiente escolar. … Dewey traz em seu livro Vida e Educação um olhar sobre a escola e como ela trabalha o ensino dos conteúdos disciplinares de forma abstrata e, muitas vezes, desvinculada da vivência da criança.

 

3. Qual é a principal ideia de Dewey?

Dewey defendia a ideia de que os alunos fixavam melhor os ensinamentos quando realizavam tarefas associadas ao conteúdo que fora ensinado.

 

4. A qual corrente pedagógica pertencia o pensador Dewey?

Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo – uma vez que, para essa escola de pensamento, as ideias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais.

 

5. Como Dewey entendia o currículo escolar?

Dewey entendia o currículo como uma totalidade de experiências, orientada pelo professor, a ser vivenciada pelo aluno; e o que se valoriza nesse processo é o interesse do aluno.

6. O que Dewey afirma sobre a escola?

Dewey afirma que a escola é o ambiente especial para proporcionar a transmissão de conhecimentos, e o objetivo fundamental da Educação é proporcionar um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem, eliminando
os elementos que não são favoráveis à formação da criança.

7. O que não é função da escola para John Dewey?

Para John Dewey, a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas, sim, a própria vida.
Assim, a educação tem como eixo norteador a vida-experiência e aprendizagem, fazendo com que a função da escola seja a de propiciar uma reconstrução permanente da experiência e da aprendizagem dentro de sua vida.

8. Quem foi o reformador que trouxe o pensamento de Dewey ao Brasil?

O reformador brasileiro que trouxe o pensamento de Dewey ao Brasil foi Anísio Teixeira, ele era um entusiasta das ideias do John Dewey, que acreditava na educação centrada na prática e na autonomia dos alunos.

9. Em resumo, como pensava John Dewey?

Dewey acreditava que uma educação de qualidade devia ser algo orgânico, que ensinasse o aluno a pensar e que unisse teoria a prática.
Um ensino que levasse em consideração a valorização da capacidade mental dos estudantes, preparando-os para questionar a realidade.

10. O que é o pragmatismo de John Dewey?

De nada serve aos estudantes utilizar o intelecto para memorizar teorias que não são vinculadas à prática. Dewey reconstrói o significado e o sentido da filosofia dentro da sociedade, defendendo a necessidade de um sistema de parceria entre ciência e filosofia.

11. Qual é a crítica fundamental do educador John Dewey a escola?

John Dewey sempre defendeu a união da teoria com a prática, e sua contribuição para a Andragogia está no sentido de valorizar a capacidade de pensamento e estimular o aluno adulto a pensar, principalmente em discussões coletivas, quando o conhecimento flui mais facilmente e, assim, é construído.

 

https://novaescola.org.br/conteudo/1711/john-dewey-o-pensador-que-pos-a-pratica-em-foco Acesso: 26/05/2020

https://educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/escola-nova.htm – Acesso: 26/05/2020

https://www.passeidireto.com/arquivo/40009642/didatica-discursiva – Acesso: 26/05/2020

https://www.passeidireto.com/arquivo/19071349/didatica-e-curriculo-uninter – Acesso: 26/05/2020

cubos