Edição 130

Matéria Âncora

LETRA CURSIVA OU BASTÃO? EIS A QUESTÃO

Diante da eterna polêmica do uso das letras cursiva ou bastão, resolvemos fazer um levantamento sobre o assunto em alguns sites. Dessa forma, entendemos que, independentemente da escolha de cada instituição de ensino, a letra cursiva é importante na construção do indivíduo. Esperamos que os pontos apresentados contribuam para o entendimento, sempre em busca da melhoria na construção do processo de aprendizagem da escrita.

 

O que a BNCC fala sobre a letra cursiva?

A BNCC estabelece que, no 1o ano, o aluno deve conhecer, diferenciar e relacionar todos os tipos de letra para, no 2o ano, aprender a escrever efetivamente a letra cursiva.

O que a pedagogia moderna apresenta?

Escrever à mão era só em cursiva, e, para garantir que a letra fosse legível, os alunos eram obrigados desde cedo a passar horas e horas debruçados sobre os cadernos de caligrafia. Veio, contudo, a pedagogia moderna, em grande parte inspirada no construtivismo de Piaget, e as coisas começaram a mudar.

O que a pedagogia moderna diz sobre a letra cursiva?

Como dissemos, a letra cursiva é alvo de muitas discussões, devido ao avanço da tecnologia. Afinal, se é possível digitar palavras em vez de escrevê-las, por que ensinar de um jeito tão complicado e que leva tanto tempo para ser assimilado?

O caderno de caligrafia já deixou de ser relevante há alguns anos. Então, uma pergunta surge: será que a letra cursiva pode ter o mesmo fim?

Bom, aparentemente, as novas maneiras de ensino, principalmente a construtivista, não se importam tanto com o ensino da letra cursiva. Poucas instituições apenas ensinam a letra manuscrita por costume ou para manter a tradição.

Quando foi implantada uma lei no Estado de Indiana, nos Estados Unidos, sobre a exclusão do uso da letra cursiva nos anos de alfabetização, começou um grande debate entre os pedagogos. Alguns defendem a exclusão total, porém outros afirmam que isso não deve ser feito.

As pessoas defensoras dessa ideia afirmam que a elaboração da lei foi necessária porque, atualmente, observaram o menor uso do lápis e da caneta para a escrita. Isso porque a digitação para a elaboração de textos ocorre com mais frequência.

O pesquisador Fetter publicou um artigo, em 2010, afirmando que:

“[…] ao contrário do início do século XX, quando tínhamos uma grande quantidade de materiais produzidos a respeito do assunto, na atualidade vivemos um ‘silenciamento’. A quase ausência de produção acadêmica acerca da caligrafia, a partir da década de 1980, teve seus efeitos no ensino da letra cursiva. No entanto, sabemos que o silêncio discursivo também produz efeitos”.

 

Há quem vai ainda mais longe quando se fala sobre a necessidade de ensinar a letra cursiva às crianças. Segundo a pedagoga Juliana Storino, coordenadora de um programa de alfabetização de Belo Horizonte,

“[…] ela [a letra cursiva] é uma das responsáveis pelo analfabetismo em nosso país. As crianças, além de decodificar o código da língua escrita (fonema/grafema), também têm que desenvolver habilidades motoras específicas para ‘bordar’ as letras. O tempo perdido, tanto pelo aluno como pelo professor, com essa prática, aliado ao cansaço muscular, desmotiva o aluno a aprender a ler e muitas vezes emperra o processo”.

 

Essa não é uma opinião unânime; alguns pesquisadores da área da educação acreditam que a prática da caligrafia é importante para criar uma escrita fluente e com agilidade, permitindo ao aluno “escrever em tempo real”, podendo, assim, acompanhar o ritmo da escola.

O neurocientista canadense Norman Doidge defende a ideia de que a escrita cursiva exige maior esforço de integração entre áreas simbólicas e motoras do cérebro. Portanto, é mais eficiente do que a letra de forma, que, de acordo com o pesquisador, pode prejudicar o desenvolvimento psicomotor da criança.
Outros neurocientistas acreditam que, se a letra cursiva desaparecer, outro tipo de atividade surgirá para que o desenvolvimento psicomotor aconteça, sem prejudicar, portanto, o processo de aprendizagem da criança.

Para Francisca Paula Toledo Monteiro, da Divisão de Educação Infantil e Complementar da Unicamp,

“[…] todas as letras são válidas, desde que a criança tenha a chance de se expressar. Se ela tem uma leitura proficiente, lerá em qualquer tipo de letra. O que é impensável é o professor ainda imaginar que uma criança está alfabetizada quando ela domina a letra cursiva. Isso é um mito e é algo que parte do senso comum. Isso já caiu por terra há muito tempo”.

 

Em alguns casos, o uso da letra cursiva não é apenas uma forma de ensinar algo novo para os alunos, mas é também uma maneira de prender a atenção deles no ensino-aprendizagem. Algumas turmas ficam bem animadas enquanto estão aprendendo a escrever. Elas querem logo chegar na letra cursiva, como gente grande. Logo, o ensino da letra cursiva pode ser usado como um incentivo à alfabetização.

A aprendizagem de letra cursiva tem um efeito neurológico muito mais poderoso do que qualquer atividade que trabalhe com interpretação. Cientificamente testado e comprovado.

O que a BNCC orienta em relação à aprendizagem da letra cursiva?
Embora a BNCC normatize a exigência do ensino da letra cursiva, uma pesquisa evidenciou que, mesmo antes dessa obrigatoriedade, 91,67% dos professores pesquisados seriam favoráveis à sua aprendizagem. Isso confirma que, segundo os educadores, o ensino da letra cursiva ainda é considerado importante.

 

Qual habilidade da BNCC trabalha letra cursiva?

EF01LP11: Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

 

Quais são as habilidades da BNCC para a caligrafia?

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras. – Reconhecimento das letras do alfabeto e escrita das mesmas.

(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

Quais são os benefícios do uso da letra cursiva?O uso da letra cursiva, ao conferir maior velocidade à escrita, favorece a concentração e o foco e auxilia na produção de textos mais coesos. O aprendizado da escrita cursiva desenvolve a disciplina e contribui para a autoestima do estudante.

 

Qual é a importância de se escrever com a letra cursiva?

A letra cursiva é aquela que permite uma escrita constante. Ela é importante porque nos permite manter a linearidade dos pensamentos, ou seja, é possível passar a informação para o papel sem perder a linha de raciocínio. É importante que o processo de aprendizado da escrita não seja antecipado.

Escrever com letra cursiva ativa áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e pela linguagem, estimula a organização da escrita e contribui para a percepção no espaço.

O que a letra cursiva transmite?Fontes cursivas (Script) são as elaboradas e decorativas, transmitem elegância, criatividade e dão um toque especial ao texto.

 

Como incentivar o uso da letra cursiva em sala de aula?

Para que esse aprendizado seja prazeroso, é aconselhável investir em ferramentas lúdicas, que ensinem por meio da brincadeira.

Como incentivar o uso da escrita cursiva?Brinquedos como blocos de montar, pega-varetas e dedoches funcionam muito bem como estímulos para uma maior facilidade no uso da letra cursiva.

 

Quando se deve ensinar letra cursiva?

Por volta dos 5 anos, a criança pode trabalhar com pontilhados. A partir dos 6 anos, ela pode ser apresentada à letra cursiva para executar movimentos mais complexos. Por volta dos 7 anos, ocorre a exploração da letra cursiva.

Letra cursiva ou letra bastão: qual é a melhor letra para se começar o processo de alfabetização?

O processo de escrita formal, que acontece quando a criança está entre seus 6 e 7 anos, tem que estar sendo estimulado desde 1 ou 2 anos. É um longo caminho.

– Movimento de pinça
O movimento de pinça começa a se desenvolver na criança a partir dos 9 meses. Isso é muito importante, pois futuramente vai ser necessário para exercitar a força e a capacidade de segurar objetos.

– Desenvolvimento da mão
Nos 3 primeiros anos, a criança precisa explorar as mãos, seja com massinhas, seja com outros objetos que trabalhem essa habilidade. Daí que, entre os 3 e 4 anos, ela começa a desenvolver linhas horizontais e verticais. A gente percebe que os pequenos demonstram uma exploração que pende mais para essas formas. Seus desenhos passam a adotar contornos mais definidos.

– Pontilhados para aprimorar os movimentos
Por volta dos 5 anos, a criança pode trabalhar com pontilhados para aperfeiçoar os movimentos. Já a partir dos 6 anos, ela pode ser apresentada à letra cursiva para começar a exercitar movimentos um pouco mais complexos.

– Finalmente, a letra cursiva
Por volta dos 7 anos, ocorre a exploração da letra cursiva. No caso da alfabetização, o uso da letra bastão apresenta mais facilidade, pois é mais separada. Na percepção visual do pequeno, a bastão é mais convidativa; mas, depois de estimulada, a criança tende a utilizar a letra cursiva.

 

 

 

É melhor escrever com letra cursiva?“A letra cursiva estimula o cérebro de uma forma que a digitação e a letra bastão não conseguem”, diz Janaína Spolidorio, especialista em Neuroeducação. Segundo ela, a letra cursiva consegue melhorar as conexões neurais do cérebro das crianças.

 

Transição da letra bastão para a letra cursiva

No primeiro período da alfabetização, as crianças aprendem a usar a letra bastão (de forma). Apenas em um segundo momento, como mencionado, é que elas aprendem a letra cursiva.

Inicialmente, as crianças aprendem a formar palavras usando a letra bastão, para, então, aprenderem a letra cursiva, que será usada daí em diante na escola. A letra bastão é mais bem compreendida pelas crianças, que aprendem com mais facilidade, por ser simples, com linhas retas.

O ideal é ensinar a letra cursiva depois que a criança já está alfabetizada, para que ela possa se dedicar ao desenho da letra sem ter que se preocupar em construir palavras.

Vantagens da letra cursiva

Vivemos em um mundo cercado de tecnologia, e, muitas vezes, surge a dúvida: é importante ensinar a letra cursiva ou não? Estudos mostram que a alfabetização com letra cursiva aumenta o percentual cognitivo das crianças, se comparadas com aquelas que aprendem com a digitação.

As crianças que aprendem a letra cursiva têm uma ortografia melhor, com menos erros, já que desenvolveram a memória motora ao aprender a escrever a palavra. O processo de construção da escrita começa com o ensino da letra bastão e deve ser seguido do ensino da letra cursiva.

 

Por que começar com a letra bastão?

Diante da importância da letra cursiva para o desenvolvimento infantil, muitos se perguntam por que não começar por ela, mas, sim, pela letra bastão. A resposta para essa pergunta é o processo de construção das hipóteses da escrita.

Quando as crianças começam a ser alfabetizadas, precisam pensar nas letras necessárias para formar uma palavra. A letra bastão tem traços simples e é ideal para esse começo. A letra cursiva é emendada uma na outra, o que dificulta separá-las visualmente quando se está aprendendo a ler.

Dessa forma, o ideal é ensinar a letra cursiva quando a criança já desenvolveu a lógica do sistema de escrita. Essa organização é importante para que ela possa aprender a letra cursiva.

Os processos que vêm antes da letra cursiva

Para compreendermos a importância da letra cursiva, é preciso lembrar que escrever é um ato relacionado às nossas práticas sociais. Quer ver alguns exemplos? A escrita de recados no bloco de notas, cartas ou bilhetes sempre se fez presente no cotidiano das relações sociais. Afinal, a escrita integra a comunicação, que é composta por: mensagem, emissor e receptor.

É importante que a criança desenvolva esse olhar durante seu processo de aprendizado.

Outra coisa que precisamos compreender é que, antes de escrever — seja com letra cursiva, seja com letra de imprensa —, as mãos da criança precisam trabalhar em muitas outras atividades. Veja só quantos exercícios cotidianos podem ajudar:

• Brincar de massinha.

• Descascar alimentos (como banana ou mexerica).

• Empilhar blocos lógicos.

• Pegar grãos de um recipiente e colocar em outro (o que chamamos de movimento de pinça).

• Rosquear tampas de garrafa PET.

 

Essas atividades auxiliam a coordenação motora, uma habilidade superimportante para o processo de escrita. Então, antes de aprender a escrever, é necessário investir nessa preparação.

E o aprendizado nunca acaba!

Mesmo depois que a criança aprende a letra manuscrita, seu treino contínuo possibilita avanços na coordenação motora, porque ela precisa se concentrar para realizar cada tracinho. Então, vale lembrar que toda fase tem seus aprendizados: antes, durante e depois da alfabetização.

 

Letra cursiva: com paciência e sem pressão

A letra também está relacionada à personalidade. Há muitas pessoas que escrevem com a letra de imprensa a vida toda — e tudo bem!

Forçar a criança a escrever com a letra cursiva não é uma atitude legal, pois sempre haverá aquela que não se identificará com determinados traços, e o que importa é se a criança sabe identificar sua escrita e consegue fazer uso dela de forma social.

Então, muita paciência, calma e respeito nesse processo. Não saber escrever com a letra cursiva não significa que a criança não vá aprender (uma coisa não tem nada a ver com a outra). Fique tranquilo e, em vez de ficar preocupado com essa questão, possibilite a ela vivências que a auxiliarão futuramente, quando for o momento de traçar novas letras!

Conclusão

Podemos concluir que alguns educadores defendem a ideia de que o uso da letra cursiva é muito importante para melhorar a coordenação motora das crianças. Sua importância é cientificamente comprovada.

A letra cursiva também melhora a disciplina das crianças, pois é preciso manter o foco para desenvolver essa escrita.

Não podemos esquecer que muitos documentos exigem a letra cursiva, principalmente a assinatura de forma tradicional, havendo a necessidade de saber escrever com a letra cursiva.

O fato é que as crianças não precisam ser obrigadas a escrever com a letra cursiva; elas precisam compreender todas as letras a que forem apresentadas na vida escolar.

A criança deve ficar à vontade para fazer a letra que achar melhor, a letra em que tiver mais habilidade, não se esquecendo de que ela precisa ler todos os tipos de letra, esse ponto é fundamental.

Os pais que não estão acostumados com os novos métodos de ensino apresentados nos dias atuais podem se preocupar e achar que os filhos estão “aprendendo menos”, por isso a importância de explicar como ajudar nossos alunos a superarem as dificuldades e fazer com que aprendam todas as letras.

Sites pesquisados:

https://institutoneurosaber.com.br/como-fazer-a-transicao-da-letra-bastao-para-a-cursiva/.

https://www.ninhosdobrasil.com.br/letra-cursiva.

https://ensinotec.com/a-importancia-da-letra-cursiva-na-alfabetizacao/.

Acesso em: 23/02/2023.

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