Edição 108

Construindo mais conhecimento

Livro didático: como elaborar?

O livro didático é um instrumento de grande valor na formação do cidadão e, também, um agente transformador nos contextos social e político.

Mas como é produzido o livro didático? E por quem é escrito?

Com o objetivo de responder às perguntas e mostrar o passo a passo da elaboração de um livro didático, fizemos esta matéria.

Conheça o processo realizado para a produção de um livro didático.

1 – Autor e editor37

O livro pode surgir de duas formas: o autor escreve um livro e o leva à editora ou a editora encomenda um livro a um autor.

O autor precisa ter conhecimentos técnicos da disciplina sobre a qual escreverá, ter visão pedagógica e coerente com a faixa etária da criança a que o seu livro se destina e realizar muitas pesquisas.

A editora recebe o material original do autor e analisa se está dentro do perfil que ela quer publicar; caso esteja, inicia-se a produção do livro.

2 – Preparação do texto

Para garantir o padrão de estilo e qualidade, o texto original é cuidadosamente revisado. Quem realiza esse trabalho são pessoas especializadas em revisão, que, além de identificar problemas de ortografia ou de concordância textual, precisam ver coisas específicas de elementos próprios do mercado editorial. O revisor de texto analisa a parte gramatical e ortográfica, adéqua a obra às normas técnicas, formata e organiza o texto antes e depois da diagramação.

Há também o revisor técnico. Este é especialista na disciplina, analisa o conteúdo da obra e revisa toda a parte de conceitos e informações que o livro apresenta.

383 – Projeto Gráfico

O original revisado passa para o diretor de arte, que, com sua equipe, elabora o projeto gráfico do livro, contendo a capa, o miolo, o formato, o modelo das ilustrações, os tipos e tamanhos das letras que serão usados e outros recursos gráficos.

Após a aprovação do projeto gráfico, o livro segue para a diagramação.

4 – Diagramação

O texto será distribuído de acordo com o projeto gráfico, e o livro começa a ganhar forma. As imagens assumem o devido lugar, e o conteúdo é espalhado respeitando a quantidade predeterminada de páginas. As fontes são diferenciadas em sua tipologia, pois, para o título, é uma e, para o texto, é outra, sempre padronizadas.

5 – Ilustrações39

Além das fotos, o livro requer muitas ilustrações; estas são realizadas pelo ilustrador, que é um profissional de arte contratado pela editora para fazer desenhos, mapas e gráficos específicos para o conteúdo do livro. Ele desenha, colore as imagens e, depois, envia para o diagramador colocar no lugar correto.

6 – Pré-impressão

Após a diagramação e todas as revisões de texto e de conteúdo, o livro segue para a pré-impressão, que consiste na adequação do arquivo digital para a impressão. Nessa fase, são feitos vários procedimentos, é feita a montagem das páginas, que, depois, são impressas por meio do CTP, em chapas. Em seguida, a chapa é revelada.

A pré-impressão determina a qualidade final do trabalho, porque é nela que devem ser prevenidos todos os problemas que possam surgir na impressão, de forma a preparar adequadamente os arquivos.

7 – Impressão

No setor de impressão, as chapas gravadas da pré-impressão são colocadas em máquinas offset que imprimem na frente e no verso do papel. Essas máquinas imprimem 16 mil folhas por hora.

8 – Acabamento

Ao sair da impressão o material sai em formato de “folha inteira”, equivalente a 16 páginas do livro, que seguem para a dobradeira onde ganham o formato de cadernos. As páginas dobradas são organizadas e enviadas para o acabamento que pode ser de três tipos: espiral, grampo e brochura. Para grampo e brochura, os cadernos entram nas máquinas de acabamento, juntamente com as capas, e já saem prontos. No espiral, os cadernos precisam ser organizados na sequência do livro, refilados, furados, acrescentar as capas e colocar os espirais.

9 – Distribuição

Com o acabamento finalizado, os livros são enviados para os distribuidores de todo o Brasil e entregues em escolas, livrarias, etc. A empresa faz o processo de logística para que os livros cheguem em perfeitas condições e no tempo hábil.

cubos