Edição 106

Em discussão

Melhore o que você já faz

Fonte:Revista Mundo Estranho/agosto 2012

Alguns truques para estimular a cuca são coisas que talvez você já faça — só precisa dar uma turbinada.

Corpo são, mente sã

Pesquisas apontam que caminhada, natação, ioga e atividades físicas em geral estimulam o surgimento de novos neurônios no hipocampo, região do cérebro onde são arquivadas as memórias recentes. O médico Jonh Medina, autor de Aumente o poder do seu cérebro, garante que também aumentam a resistência dos neurônios.

BOM PARA A MEMÓRIA

1, 2, 3…

“Tá nervoso? Conta até dez!” Quase certo! A recomendação é chegar a 20. Tentando controlar a respiração, você também baixa a frequência da pulsação. Truque ideal para ser realizado antes de grandes desafios, essa atitude garante um bom suprimento de oxigênio no cérebro e manda pra lá um sinal de que está tudo ok.

BOM PARA A INTELIGÊNCIA

Durma com os anjos

Não é papo de mãe: uma boa noite de sono é vital para o aprendizado. “Ele reativa os mesmos neurônios do hipocampo que participaram da codificação de uma informação nova durante a aula”, explica a neurocientista Suzana Herculano-Houzel. Outros estudos mostram que é preciso dormir para que a lição se fixe até o dia seguinte.

BOM PARA A MEMÓRIA E O APRENDIZADO

Mate sua sede

Você já deve ter ouvido zilhões de vezes que devemos beber por volta de 2 litros de água por dia. E o que isso tem a ver com a mente? Tudo. Sem hidratação, as informações acabam sendo processadas de forma inadequada pelo cérebro. Além disso, sem água, nosso humor piora — o que também compromete a performance da cachola.

BOM PARA O RACIOCÍNIO

Sacadas associadas

Para guardar informações, estabeleça relações entre as palavras. Para decorar os números de uma placa (9908, por exemplo), associe-os a eventos da sua vida. O 99, por exemplo, pode ser o ano em que seus pais se casaram, e o 08, a idade do seu irmão. Fortaleça o registro mentalizando seus pais e seu irmão juntos.

BOM PARA A MEMÓRIA

Desligue a agenda

Para a memória de curto prazo, neurologistas sugerem exercícios como decorar o telefone dos amigos, em vez de gravá-los no celular. Ou fazer cálculos mentais, como criar séries exponenciais (2, 4, 8, 16, 32, 64…) ou séries subtraindo um número qualquer de determinada cifra — por exemplo, 9 de 200 (191, 182, 173, 164…).
BOM PARA A MEMÓRIA

Viva o novo

Rotina não mata só casamento: mata a inteligência também! Ao fazer coisas de um jeito diferente, nossa mente tem de se adaptar, o que dispara a atividade neuronal em vários pontos do cérebro. Não é preciso nada radical. Que tal simplesmente escovar os dentes com a outra mão ou mudar a posição dos aplicativos no celular?

BOM PARA A INTELIGÊNCIA E A CONCENTRAÇÃO

Ciência zen

Talvez você ainda não medite, mas vale começar. Exames de ressonância magnética mostram que o hipocampo, o córtex frontal e o lobo parietal são mais espessos em quem faz meditação.

Um exercício básico é, em um local calmo, fechar os olhos, desapegar-se de qualquer pensamento e focar no ar entrando e saindo do seu corpo.

BOM PARA A CONCENTRAÇÃO E A MEMÓRIA

Visão isolada

Nossos olhos funcionam como uma lente do tipo grande-angular, captando tudo ao redor. Para se concentrar em algo, como um texto, opte pelo modo de visão “teleobjetiva”: coloque as mãos ao lado dos olhos, fazendo uma espécie de viseira. Ao anular a visão periférica, você evita o envio de estímulos desnecessários à mente.

BOM PARA A CONCENTRAÇÃO

Quem canta zeros espanta

Sabe por que professor de cursinho adora ensinar musiquinhas? Pesquisas provam que o cérebro gosta de estruturas com ritmo e repetições, como as poesias. Para facilitar, faça suas próprias paródias de canções famosas. O método funciona melhor se você agrupar as informações numa sequência temporal, com começo, meio e fim.

BOM PARA MEMÓRIA E O APRENDIZADO

cubos